21 setembro 2019

ASSIM DEVE SER A NOSSA RESPOSTA

Ele se levantou e seguiu Jesus (Mt 9 , 9)
21 de setembro de 2019.
Como hoje é dia do apóstolo e evangelista São Mateus, a liturgia nos brinda com uma passagem bíblica muito especial, onde podemos meditar sobre o chamado de Jesus a Mateus e a cada um de nós.
A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede de serviço associada ao Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus amigos de profissão, razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.
Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.
Guardando a mensagem
Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: Reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor,  não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sendo hoje dia do apóstolo e evangelista Mateus, fica bem você pegar sua Bíblia e ler nela essa passagem com muita atenção: Mateus 9, 9-13.

Pe. João Carlos Ribeiro – 21 de setembro de 2019

29 comentários:

  1. Gloria a vós Senhor! ! Pai me ajuda a libertar todo o preconceito dentro do meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus..que assim seja..Amém. .

    ResponderExcluir
  3. Amém senhor!!! Faze_me ser uma criatura melhor, saber perdoar mais e menos orgulhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me uno a esta oração Senhor. ...não permita que, agindo dessa forma, eu me afaste de Vós

      Excluir
  4. Que o Senhor nos ajuda a ter um Coração igual a Mateus e nos ajuda a converção Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre, bela mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre!Obrigada por essa mensagem linda

      Excluir

  6. Abençoado seja o seu dia por aí na missão padre João Carlos,como sempre belíssima meditação.obrigada,abraços.

    ResponderExcluir
  7. Glória a vós senhor,Jesus chama os pecadores para segui-lo,nos chama ao serviço e a conversão,sejamos nos também como os apóstolos aprendamos a termos humildes,a colocar Jesus a cima de todas as coisas,não discriminemos os nossos irmãos,pois Deus nunca agiu com predileção,para ele somos iguais,sejamos como Mateus e não demorem os a dizer sim só mestre,que nos conduz por caminhos de luz,aprendizado e conversão.

    ResponderExcluir
  8. O senhor seja louvado
    Obrigado senhor por tudo

    ResponderExcluir
  9. O senhor é meu pastor e nada me faltará

    ResponderExcluir
  10. Jesus nos ensina todos os dias...a sermos mais cristãos e a entender nossa missão nessa vida.
    Lindíssimo esse evangelho e essa reflexão para nosso crescimento espiritual. Obrigada Pe João Carlos. abenDeus oçoe.

    ResponderExcluir
  11. Abencoado seja o seu dia, Padre Joaõ Carlos. Boa meditaçaõ para o nosso cotidiano.
    Gratidaõ

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelos esclarecimentos! Desconhecemos e julgamos, condenamos, marginalizamos. Esquecemos os Mandamentos.

    ResponderExcluir
  13. Glória a vós Senhor, agradeço por mais um dia de vida amém.

    ResponderExcluir
  14. Amém senhor Jesus Cristo !

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!!!Amém

    ResponderExcluir
  16. O senhor é rei e se revestiu de majestade.

    ResponderExcluir
  17. Senhor abre os meus ouvidos e meu coração para que eu possa ouvir o teu chamado, e por em prática seguido os vossos passos.

    ResponderExcluir
  18. Pai Justo, eu LHE agradeço por todos os apóstolos, evangelistas, pastores e mestres da VOSSA igreja. Todavia, me ajude vencer o sofrimento. Me ajude caminhar de acordo com a vocação que recebi: com toda humildade e mansidão, suportando as pessoas com paciência e amor. Me ajude guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Me ajude viver melhor a minha fé, o meu ministério e o meu batismo. Me ajude permanecendo comigo para sempre. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude ter mais esperança. Me ajude capacitando o VOSSO povo. Me ajude com as graças necessárias. Me ajude colaborar na edificação da VOSSA igreja. Me ajude ser útil para que haja unidade na fé e no conhecimento do meu REDENTOR. Me ajude ser um homem perfeito à estatura de Cristo em sua plenitude. Me ajude segui-Lo com sinceridade. Me ajude com a saúde do corpo e da alma. Me ajude ser misericordioso. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Que Deus em nome de Jesus nos ensine a ser Manços de coração puro na alma e e q não neguemos ao chamado de Cristo pra com nossos irmãos ,muitas vezes fazemos vista grossa e perdemos a oportunidade que Jesus nos dá de sermos porta vós Dele ,dentro de nossa própria família ,que o Sr Deus nos ajude a prestar mais atenção ao nosso redor em primeiro lugar , Amém

    ResponderExcluir
  20. O senhor é meu pastor nada me faltará.

    ResponderExcluir
  21. Ana Maria28/9/19 19:19

    Jesus é o caminho a verdade e a vida!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230