PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CAMINHO DA CRUZ

O CAMINHO DA CRUZ


  
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44). 

26 de setembro de 2020

Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Mas, não entendiam o que Jesus dizia. Notaram? Admirados com que ele fazia, mas nem tudo que ele dizia chegavam a compreender. E ele foi claro: “Prestem atenção às palavras que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Aí é que eles não entenderam mesmo. Não pegaram o sentido dessa palavra. E até mesmo tinham medo de fazer perguntas sobre isso. 

Pela insistência de Jesus, o que ele está dizendo é muito importante para que ele seja compreendido. “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Quem é o Filho do homem? Jesus, ele mesmo. E ele gostava de se anunciar assim com essa expressão “o Filho do homem”. Essa expressão ocorre no livro do profeta Daniel. Chamar-se a si mesmo de “Filho do homem”, com certeza, era uma forma de sublinhar a sua encarnação, a sua condição humana. 

As pessoas estavam admiradas com aqueles sinais que mostravam sua ligação com Deus, sua participação no poder divino: a multiplicação dos pães no deserto, a tempestade acalmada no lago, a cura do cego de Jericó, a ressurreição de Lázaro... Esses são sinais de grandeza, de poder, reflexos de sua condição divina. Mas, ele assumiu a nossa condição humana. Encarnou-se. Nessa condição, será perseguido, condenado, executado. Agora, é claro, isso não podia passar pela cabeça dos discípulos. Pedro mesmo uma vez falou com Jesus, dando-lhe conselho para que ele não dissesse isso. Deus o livraria de qualquer coisa. 

Veja você, isso tem repercussão no modo como compreendemos Jesus. Jesus é Deus, mas de verdade fez-se gente, humano. E quando chegasse a hora da Paixão, ele não iria fugir, evadir-se pela força do seu poder divino. Não nos esqueçamos, ao olhar para Jesus, que ele assumiu de verdade a condição humana, no seio da virgem Maria e em nossa história. 

Apliquemos também esta compreensão à nossa vida. Mesmo sendo elevados à condição de filhos de Deus, ainda continuamos humanos, sujeitos às doenças, às contrariedades e à morte. Às vezes queremos escapar de nossa precariedade humana. Há quem até cobre de Deus que o livre de qualquer dor de cabeça, de uma doença perigosa, de uma complicação... mas, não podemos nos esquecer que essa nossa vida humana é o palco de nossa história de amor e fidelidade ao nosso Deus. É aqui, na precariedade de nossa vida, que experimentamos e vivemos nossa condição de filhos de Deus. Um dia, na eternidade, nossa condição de filhos de Deus será plenamente revelada.  

Guardando a mensagem 

Não podia passar pela cabeça dos discípulos que Jesus passaria por tantos sofrimentos e por uma morte cruel. Jesus os preveniu, repetidas vezes, que ele seria entregue nas mãos dos homens. Mesmo sendo Deus, Jesus fez-se humano de verdade, assumindo também o sofrimento, a traição e a morte como parte do seu caminho. Nós, em nossa condição humana, às vezes somos tentados a não aceitar os sofrimentos e as contrariedades que as nossas limitações humanas nos impõem. A encarnação de Jesus foi de verdade, por opção dele e do Pai. Assim, ele santificou o nosso caminho humano. Com todos os seus limites, nossa vida humana é o nosso caminho de santificação e de realização da vontade de Deus. 

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Que no meio de nossas dificuldades e problemas, de nossa fragilidade diante da doença, do sofrimento, expressemos, com fidelidade, o amor ao Senhor nosso Deus e Pai. Com a tua humanidade, santificaste o nosso caminho humano. Com a tua Paixão, encheste de sentido o percurso de nossos sofrimentos. Abriste um caminho para a vida, passando pela morte. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Será que você consegue recordar, ao menos, dois momentos de grande sofrimento em sua vida? E você conseguiu atravessar essas fases difíceis ao lado de Jesus? 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Ele se fez homem e habitou entre nós.Foi entregue, torturado e morto de forma cruel e não se valeu de sua condição divina para fugir. Deixou se cumprir a vontade do pai e pela morte abriu um caminho para a vida!Que eu encontre nEle a força necessária para enfrentar e superar as atribulações da vida, sem perder a fé, sempre me colocando na condição de filha de Deus, expressando meu amor a Ele, que é o Senhor da minha vida.Padre João Carlos, gratidão por suas pregações que nos edificam a cada dia na fé com suas sábias palavras.Louvado seja Deus! Amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ! Já passei muitas dificuldades mas sempre estou conseguindo vencer porque Deus está sempre comigo Obrigado Senhor Jesus .

    ResponderExcluir
  3. Sim senhor, estou passando por momentos difíceis, mas sei que estais comigo hoje é sempre amem 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Abençoa senhor a minha vida, e da minha família🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos! Já passei por muitas dificuldades nessa vida ,mais com fé em Deus estou vencendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei e passo por momentos difíceis. Entrego tudo nas mãos do meu Deus. Vencendo com a fé que tenho em DEUS. AMÉM

      Excluir
  6. Maria Emilia, obrigado senhor dificuldade que posso vê. que não estou só eu posso contar a sua presença. Me sustentar.

    ResponderExcluir
  7. É só gratidão ao Senhor Jesus obrigada meu amado pai!!!

    ResponderExcluir
  8. Feliz aquele que crer no infinito amor de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia minha vida e uma luta mas vecerei com fe no senhor

    ResponderExcluir
  10. Meu Pai, quero viver pra te, com tigo e para te , obrigada pela minha familia,obrigada minha saúde,obrigada pelos amigos (as).

    ResponderExcluir
  11. E Muito importante escutar a palavra de Deus e guardar no coração.

    ResponderExcluir
  12. Passei por um e graças a Deus consegui com a ajuda do Senhor e nossa senhora. Estou passando no momento por outro, muita provação. Mas creio que Deus é nossa senhora estão comigo. Em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Já passei muitas dificuldades, Mas o Senhor me sustentou 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS. Com certeza todos nós já passamos por varios tormentos. Mais em DEUS Venceremos todas as barreira contra o mal para o seu Santo nome e toda a sua gloria. Em nome de JESUS. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Estou passando muito dificuldade, mais não perco minha fé em Deus

    ResponderExcluir
  16. Bom dia quê Deus abençoe nosso dia amém

    ResponderExcluir
  17. Jesus é o caminho a verdade e vida. Em meu percurso me segurou em seus braços me restituindo sempre minha fé.Sinto o AMOR de Deus todos os dias. Obrigada pela reflexão diária.❤️

    ResponderExcluir
  18. Consegui passar esses momentos de tribulações mais nunca me afastei de de Jesus nem nunca me afastarei.
    Te amo meu Jesus.não me abandone Senhor proteja meus familiares. Filhos, netos, irmão genro nora cunhada.🙏💖🙏

    ResponderExcluir
  19. Deus é a minha força encontro em ti a paz,amor,compreecao,saúde só tenho agradecer por tudo Deus seja louvado a todo momento amém

    ResponderExcluir
  20. Passei por várias dificuldades e tribulações e a minha força e superação tem um nome : JESUS CRISTO e pela intersecção da Virgem Maria. Graças a DEUS superei e superou as tribulações e tentações do inimigo.

    ResponderExcluir
  21. abençoado seja o dia de vocês na AMA,obrigada SENHOR por mais um dia estar podendo meditar esse evangelho,DEUS OS ilumine com o dom do ESPÍRITO SANTO.abraços.

    ResponderExcluir
  22. Passei por várias dificuldades, mas sei que Jesus estava ao meu lado.Amém!

    ResponderExcluir
  23. Estamos precisando de muita meditação e reflexão sobre nossas ações, precisando cada dia mais buscar força em Deus nosso Senhor...

    ResponderExcluir
  24. Ana Maria28/9/19 19:51

    Em nossas dificuldades, tribulações, Jesus jamais nos deixará! Amém!

    ResponderExcluir
  25. Ana Maria28/9/19 21:01

    Em todos os momentos, de nossas vidas, Jesus esteve está e estará presente em nossas vida! Amém!
    Já havia publicado um comentário, sem querer apaguei.

    ResponderExcluir
  26. Quando Deus lapida um homem é de pessoas como você, um troféu.Amém!

    ResponderExcluir
  27. Em todos momentos difíceis da minha vida Jesus esteve comigo.Amém!!!

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Já passei por várias dificuldades e ainda estou passando. Mas sei que o Senhor Jesus sempre esteve e sempre estarà comigo. Amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS