PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MOSTRE O SEU AMOR

MOSTRE O SEU AMOR


Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)
19 de setembro de 2019.
Jesus estava na casa de um fariseu. Tinha aceitado o convite para uma refeição na casa dele. O nome desse fariseu: Simão. Um gesto de muita consideração desse Simão, não acha?  Convidou Jesus, preparou uma refeição com muito gosto, chamou outras pessoas para estarem presentes. E Jesus, sempre admirável, aceitou o convite e está ali sentado à mesa do fariseu.
“Simão, tenho uma coisa para te falar”. “Fala, mestre”. Olha o tom cordial dessa conversa à mesa...  Aí Jesus contou um caso. Um credor tinha dois devedores. Um lhe devia um dinheirão e não tinha com que lhe pagar. O outro lhe devia uma quantia pequena e também não estava em condições de quitar sua dívida. Aí, o credor perdoou os dois. Que bom coração tinha esse credor! Caso contado, aí veio a pergunta: ‘Simão, qual dos dois vai amar mais o patrão?”. Entenda a pergunta: qual dos dois vai ter mais amor, mais gratidão ao credor: o que devia muito ou o que devia pouco?
Se você fosse Simão, o que você iria responder? Quem teve sua grande dívida perdoada iria mostrar mais amor, mais gratidão, não é verdade? Foi o que Simão respondeu. Jesus concordou com a resposta. E apontou para uma mulher que estava lavando os seus pés. É o caso dela. Simão ficou surpreso. É que ele estava com uma desconfiança desde que aquela mulher tinha entrado na sala. A mulher, todo mundo conhecia, era uma pecadora, uma pessoa de má fama, coitada. E ela estava banhando os pés de Jesus com perfume. E o fariseu, no seu coração, tinha feito o seguinte julgamento: “Se Jesus fosse um profeta, ele saberia que tipo de mulher estava tocando nele”.
Quem era o grande devedor que não tinha com que pagar? Aquela mulher de má vida. Quem era o devedor de uma dívida menor, que igualmente não tinha com que pagar? Responda você! Quem era o que tinha um débito menor? Simão, o fariseu, claro. Que débito é esse? Os pecados. No final da conversa, Jesus disse à mulher que os pecados dela estavam perdoados. Claro que isso foi motivo de novas murmurações dos convidados.
Note que a pergunta de Jesus tinha sido: “Qual dos dois vai amar mais o credor?”. Percebe? O amor é a resposta de quem foi perdoado dos seus pecados. Simão mostrou pouco amor. A mulher mostrou muito amor. E como a mulher demostrou o seu muito amor? O evangelista descreveu sete ações dela. Na narração, estão contidos símbolos bíblicos do amor: o perfume, o beijo, as lágrimas. Olha as sete ações da mulher, a indicar o seu grande amor pelo Mestre que a perdoou de sua grande dívida, dos seus grandes pecados (vá fazendo a conta): trouxe um frasco de alabastro com perfume, ficou por detrás de Jesus, chorou aos seus pés, banhou os seus pés com as lágrimas, enxugou-os com os cabelos, os cobriu de beijos e os ungiu com o perfume. Mostrou muito amor.
Guardando a mensagem
Pecadores, somos todos nós. Todos estamos em dívida com Deus. Como não temos como reparar nossos pecados, Jesus nos oferece o perdão de Deus, reparando ele mesmo nossos pecados com o sacrifício de sua vida. A resposta correta de nossa parte é ter um grande amor por Jesus e demonstrar-lhe esse nosso amor. Quem deve mais, certamente demonstrará mais sua gratidão, seu amor.
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
No Pai Nosso, na tradição de Mateus, ainda está aquela palavra que disseste: “perdoai-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. Nós te bendizemos, Senhor, porque és o nosso salvador e nos concedes o perdão dos nossos pecados. Nós grandes e pequenos devedores te damos graças por tua obra redentora. Essa palavra de hoje nos ensina a manifestar o nosso amor e nossa gratidão. Ajuda-nos a perdoar também a quem nos ofende, como somos perdoados por ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quais são as suas manifestações de amor por Jesus? No seu caderno espiritual, faça uma lista de ações em que você tem demonstrado o seu amor pelo seu Senhor e Salvador.

Pe. João Carlos Ribeiro – 19.09.2019

22 comentários:

  1. Senhor
    Que na vida de cada dia eu aprenda a demonstrar Amor para com Deus e para com os meus irmãos
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Sr Jesus, nos ensina a ser pessoas melhores, pois acho que ainda não estamos fazendo o que devemos pelo nosso próximo.

    ResponderExcluir
  3. a gratidão é um ato de amor à DEUS e a nossos irmãos,abençoado está o nosso dia com sua meditação diária padre João Carlos,conte com nossas orações sempre,DEUS abençoe e ilumine sua vida. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria19/9/19 09:34

    Senhor, te agradeço pr tudo que fizeste em minha vida e continuas fazendo. Amém

    ResponderExcluir
  5. Não podemos julgar pelas aparências Jesus nos perdoe

    ResponderExcluir
  6. Amo todos trabalho qe mim foi dado peço mais amor por meus irmaos sem escolher a qem

    ResponderExcluir
  7. Respeitai e amai ums aus oltros como a si mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela meditação muito atual no nosso cotidiano. Procuro demonstrar o amor por Jesus,qdo pratico ações em benefício do próximo mais necessitados.

    ResponderExcluir
  9. Senhor me ensina a cada dia ser uma pessoa melhor 🙏❤️

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus ensina-me a ser uma pessoa mais carinhoso, mais amável para com os meus irmãos em Cristo, a cada amanhecer do dia.
    Amém.

    ResponderExcluir
  11. Te um bom ❤ foi oque Deus falo meu filho seja um bom filho meu eu tiguearei para um bom caminho 🌹🙏🌹 Eli falo meu filho fique com pás 🕊 amor❤ e fitorias porque eu estou com você

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por todos os padres da VOSSA igreja. No entanto, me conceda a graça de valorizar as pessoas. Me conceda a graça de servir como exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé e na pureza. Me conceda a graça de dedicar-me à leitura, à exortação e ao ensino. Me conceda a graça de viver com a graça santificante. Me conceda a graça de perseverar na pratica do bem. Me conceda a graça de progredir no caminho da santificação. Me conceda a graça de ser zeloso, com tudo que é sagrado. Me conceda a graça de chorar os meus pecados. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça perdoando os meus pecados. Me conceda a graça de ter mais fé, amor e paz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Senhor obrigada por tudo! Amém!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu senhor mim faz uma pessoa melhor

    ResponderExcluir
  15. Eis-me aqui Senhor pra fazer tua vontade e viver no teu amor🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  16. O Senhor Jesus Cristo sempre e será a União dos povos basta agente serguir as palavras do senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Paz e bem 🕊️ Deus e Amor e Misericordioso 🙏 obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  18. Senhor, só o seu julgamento é melhor e santo. Ensina-me vê o bom de todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por tudo! Te amamos.Amém.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre eu hoje e sempre amo demais senhor Jesus Cristo na minha vida nunca deixarei em primeiro lugar na minha vida e essa leitura eu cuidaria dele também como eu cuido de quem precisa de mim ou de eu vou vem pedir algo a resolver gosto muito de ajudar quem chegar até eu.muito obrigado reze por nós que rezaremos por vocês jacinta padres que são iluminados no espírito santo de Deus amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS