PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ILUMINE A SUA CASA

ILUMINE A SUA CASA

Coloca a lâmpada no candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).

24 de setembro de 2019


No tempo de Jesus, não havia luz elétrica, claro. As casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva, assim era barato. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.

Jesus contou várias parábolas em que se fala da luz desta lâmpada de azeite. Lembra-se da mulher que perdeu uma dracma e teve que procurar a casa toda com uma lâmpada? E aquela parábola das moças imprudentes que se esqueceram de levar o azeite? As lâmpadas se apagaram antes de começar a festa de casamento.

A pequena parábola de hoje também fala da lâmpada (de azeite, claro). “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Todo mundo no tempo de Jesus entendia do que ele estava falando. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar nossa família.

Jesus nos disse que somos luz no mundo, cidade edificada na montanha, lamparina no lugar alto da casa. Testemunhamos que, em nossa pequenez, fomos resgatados por seu amor. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido em suas vidas, à luz do nosso testemunho. Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.

Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida (é o que nos dizem as bem-aventuranças). Você é bem-aventurado porque Deus lhe deu o seu Reino, adotou você como filho/filha, consolou você em sua aflição. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.

Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.

Guardando a mensagem

O Senhor com a sua graça e com sua palavra enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.

Coloca a lâmpada no candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja, da Eucaristia seja a luz que refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, faça um momento de oração por sua família. Recorde cada um, cada uma e peça ao Senhor que os ilumine com a sua Palavra. Peça também ajuda para realizar bem a tarefa que ele lhe dá: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa para iluminá-la.

Pe. João Carlos Ribeiro- 24 de setembro de 2019

32 comentários:

  1. Senhor, tu és a luz do mundo! A luz que nos guia!Pai,não deixe que tua luz se apague jamais em meu coração,em meus caminhos e mente para que eu seja também luz para outras pessoas!Ilumina Senhor,os passos e mente dos meus filhos e de toda humanidade! Amém. Obrigada padre João Carlos por ser luz em minha vida, me apresentando sempre a luz do mundo,o Nosso Senhor Jesus, através de suas mensagens. Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Senhor Jesus iluminais a minha familia amém

      Excluir
  2. Obrigada Senhor por mais um dia! Que Eu possa colocar em praticas teus ensinamentos.Ilumina a todos da minha familia!!!.Amém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que esta luz Senhor nunca se apague no meio da nossa família. Amém!

      Excluir
  3. Senhor tu es a luz que ilumina a terra interna!! Obrigada por me acorda e poder ver a sua luz me da força e ensinamentos para por em pratica a sua palavra ilumina-me a minha filha minhas familias amigos e inimigos Amém

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos!Bom dia que Deus abençoe a todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Que esta luz Senhor, nunca se apague no meio da nossa família. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada senhor por más um dia,q nunca esqueça diante de qualquer dificuldade q o senhor é a luz,q nós ilumina.Q eu possa ser senhor luz para minha família e para meus irmãos 🙏

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! ! ! Senhor que a sua luz nunca se apague na minha vida e da minha família! Tu és a Luz do mundo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Senhor por mais um dia,deixa a luz entrar na minha família.

    ResponderExcluir
  9. agradeço a DEUS por termos todos os dias,esta meditação que o sr. nos envia.Padre João Carlos,que seja seu dia muito iluminado,obrigada por ser uma luz na minha vida e de minha família,DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Jesus preciso de sua luz para iluminar a minha família. Preciso da palavra para seguir o seu caminho de fé e Amor.
    Jesus fica comigo hoje.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,
    Que a luz de Jesus ilumine o nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Senhor ilumine com sua luz o caminho de todas as famílias e das pessoas q necessitam de sua ajuda. Em Ti eu confio e entrego toda minha vida. Obrigada Senhor por estar conosco sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus envia o Espírito Santo para iluminar o meu coração amém

    ResponderExcluir
  14. Que senhor ilumine o meu dia e de todos os meus amigos

    ResponderExcluir
  15. Obrigada meu salvador , pela luz que o senhor colocou no mundo .

    ResponderExcluir
  16. És a luz do Mundo, Meu Deus!!

    ResponderExcluir
  17. Senhor ilumine a minha casa e principalmente a minha família que está muito distante mesmo morando tão perto. Que o Senhor seja uma lâmpada que nunca se apagará. Amém

    ResponderExcluir
  18. Senhor que sua luz ilumine todos da minha família, Que o senhor seja a lâmpada que nunca se apagra...Amém

    ResponderExcluir
  19. A Luz do Senhor permaneça em minha familia hoje e sempre... Amém

    ResponderExcluir
  20. Dantas palavras. O mundo nos fala de escuridão e Jesus fala de luz!
    Sejamos luz!!!

    ResponderExcluir
  21. Senhor tu és a minha luz que nunca mim falta Glória vós senhor

    ResponderExcluir
  22. Senhor Deus tu és tudo na minha vida . amém

    ResponderExcluir
  23. Senhor que a tua luz possa iluminar a minha família. Amém!!!

    ResponderExcluir
  24. Mesmo estando longe tua Luz me ilumina, mesmo sendo um pecador, me esforço para chegar cada dia mais perto de Te e ser iluminadopels tua misericórdia. Amém Amém Amém.

    ResponderExcluir
  25. Brilha Jesus que o Senhor é poderoso.

    ResponderExcluir
  26. Que a luz de Cristo nunca se apague em minha família e familiares iluminando nossas mentes e nos mostrando sempre o caminho da fé, do amor e da caridade e que a luz de Cristo elimine de nossa vida e da nossa mente todo medo e ansiedade nos trazendo muita saúde paz e gratidão.

    ResponderExcluir
  27. Que a luz de Cristo ilumine a minha vida e da minha família e familiares,iluminando nosssas mentes e libertando do medo e da ansiedade e nos ajudando amar ,não julgar ,a perdoar e agradecer.

    ResponderExcluir
  28. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço pelo grande sacerdote que foi o santo padre Pio. No entanto, me ensine servir a VOSSA igreja. Me ensine ser obediente ao Espírito Santo. Me ensine ser luz para o Próximo. Me ensine ser transparente e ético. Me ensine usar melhor os meus dons e os meus talentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Ana Maria23/9/19 21:38

    Que a luz de Jesus, sempre esteja presente entre nós. Amém,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS