PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EXALTAÇÃO DA Santa Cruz

EXALTAÇÃO DA Santa Cruz

Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)


14 de setembro de 2019 - Festa da Exaltação da Santa Cruz


Você se lembra de Nicodemos! Foi aquele fariseu, mestre da lei, membro do Sinédrio de Jerusalém, que foi falar com Jesus, de maneira sigilosa, à noite. Ele tinha uma simpatia por Jesus. Mas, como membro do Sinédrio, o grande conselho da capital, tinha medo da reação dos seus colegas e com certeza medo de perder sua posição. Quando Jesus foi preso, ele protestou contra a decisão já tomada, sem ao menos o acusado ter sido ouvido. Quando Jesus morreu na cruz, ele ajudou José de Arimatéia a cuidar do seu enterro. Nicodemos é o tipo da pessoa importante, que por causa das conveniências do poder, tem dificuldade em assumir publicamente sua adesão a Jesus e ao seu Evangelho.
A elite também precisa ser evangelizada, claro. É o que Jesus fez com Nicodemos. Jesus lhe disse que ele precisava nascer de novo. Ele era um mestre da lei, com assento no grande conselho de Jerusalém. Isso não lhe fazia cidadão do Reino. Só renunciando a si mesmo, se pode seguir Jesus. Só fazendo-se pequeno, é que se entra no Reino de Deus. Ele precisava nascer de novo. Passar por uma conversão. Renovar-se pelo batismo. Nascer de Deus.
Como Nicodemos era profundo conhecedor das Escrituras, Jesus lembrou-lhe o episódio da serpente de bronze, no deserto. Ele, como mestre da Lei, poderia perceber facilmente que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o seu povo.
No tempo passado, o povo estava atravessando o deserto, depois da saída da escravidão do Egito. O caminho da superação do mal exige esforço, compromisso, perseverança. O povo começou a se cansar e se revoltar contra Deus, reclamando do calor do deserto, da comida repetida que era o maná, do cansaço da caminhada. Deu uma peste de serpentes venenosas. Começou a morrer muita gente por causa de sua má vontade, do clima de murmuração e de revolta contra Deus. A haste com uma serpente de bronze foi um sinal. Deus mandou Moisés fazer essa representação. Quem fosse picado pelas serpentes, olhando para aquele sinal era salvo da morte.
Esse símbolo da haste levantada, no Antigo Testamento, preparou o sinal de Jesus na cruz. A verdadeira salvação, a verdadeira cura, a libertação do pecado é Jesus em sua cruz. Fomos salvos por sua vida oferecida naquela haste da cruz. Como o povo antigo no deserto olhando para a haste com a serpente de bronze se curava, assim também nós pecadores temos um sinal de salvação, a cruz de Cristo, isto é a morte redentora de Jesus. Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou por nós, encontramos a vida eterna.
Guardando a mensagem
Nicodemos é o representante das pessoas importantes, chamadas à conversão. E o representante de todos os que se sentem grandes, estudados, influentes. Para tornar-se discípulo de Jesus, tem que descer do seu pedestal. Renunciar a si mesmo, tornar-se pequeno, nascer de novo. Isto é obra de Deus em nós, pelo batismo, quando abrimos as portas de nossa vida pela fé. Como no deserto, agora Deus também está nos dando um sinal de salvação. Crendo em Jesus crucificado e ressuscitado, o pecador encontra a salvação.
Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Vemos em Nicodemos, que para acolher o Reino de Deus, é preciso se desapegar de sua grandeza, de seu poder, de seus grandes conhecimentos. O filho de Deus nasce do alto, do Espírito Santo. A cruz, que é a grande humilhação que te impusemos, Jesus, longe de ser um sinal do teu fracasso, é o sinal de tua vitória e da salvação de todos os que aceitam o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
A cruz nos lembra o sacrifício redentor de Cristo, pelo qual fomos salvos. Você sabe rezar o sinal da cruz? Se não sabe, peça a ajuda de alguém com mais experiência. Reze, hoje, mais de uma vez o sinal da cruz.
Pelo sinal + da santa cruz + livrai-nos Deus + nosso Senhor + dos nossos + inimigos +  Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.
Pe. João Carlos Ribeiro – 14 de setembro de 2019

21 comentários:

  1. na sua cruz Jesus que eu já estou salva. porque foi nela que o senhor se entregou, por mim e minha casa.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA padre João Carlos,que a CRUZ SAGRADA,seja sempre sua fortaleza,DEUS o ilumine e abençoe em sua linda missão. PAZ e BEM. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia sou grata por vc e por todos os dias ter o privilégio de meditar o santo evangelho, todos os dias aprendo um pouco com suas explicações

    ResponderExcluir
  4. Na Cruz de Cristo, coloco a minha cruz,

    ResponderExcluir
  5. Gratidão padre por essa palavra meditada, que o nosso coração seja a terra boa e acolhedora da mensage do Evangelho que é luz para a nossa caminhada de fe...que nos não nos envergonhamos de fazer o sinal que aprendemos com o nosso Mestre: Jesus,
    Ao olhar para a cruz lembrar que é por ela com jesus crucificado e ressucitado que temos vida plena e salvação.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos, que deus abençoe hj e sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Padre João Carlos que Deus abençoe sempre por nós ensinar cada vez mais a entender o Santo Evangelho Amém 🙏🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Jesus por morrer na cruz para nos salvar do pecado amém

    ResponderExcluir
  9. Obrigada padre João Carlos, pelo cuidado que tem com suas ovelhas.precisamos mesmo honrar e bendizer a a Santa cruz. De onde jorrou a misericórdia do nosso Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João, gosto muito de receber os evangelhos todos os dias

    ResponderExcluir
  11. SenhorJesus Cristo pela tua cruz remistes o mundo! A Ti clamo misericordia pai, ajuda me a descer do pedestal do pecado, ganância, e de toda maldade para te seguir e assim ser um cidadão do teu reino. Amém 🙏🙏🙏
    Deus abençoe você padre na firmeza de sua missão.

    ResponderExcluir
  12. Amém!
    Louvado seja senpre a Deus!
    Gratidão pela meditação.

    ResponderExcluir
  13. Bendito seja Deus nosso criador,perdoa os nossos pecado, porque sou fraca.

    ResponderExcluir
  14. obrigado padre João Carlos pelo palavra orante de todos os dia amém

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Padre João Carlos,pelas palavras orantes!

    ResponderExcluir
  16. Senhor Jesus venho neste momento lhe agradecer por tudo que nos encina através de sua palavra a cada dia, peço também por todos nós que fazemos parte de uma comunidade que sejamos honestos umildes sem querer ser o maior entre os outros para que possamos ser verdadeira imitadores e seguidores de Jesus Cristo que pela obediência foi umilhado maltratado e crucificado por nossos pecados na cruz mas está vivo e presente em nosso meio a cada dia,por todas as vezes que te crucificados senhor te peço perdão

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço pela solenidade da Exaltação da Santa Cruz. Entretanto, me ensine seguir o caminho da salvação e da libertação. Me ensine ser paciente em todos os momentos da minha vida. Me ensine nunca falar contra a SANTÍSSMA TRINDADE, nem contra os profetas. Me ensine evitar todo tipo de pecado. Me ensine interceder pelos sofredores. Me ensine servir os doentes do corpo e da alma. Me ensine ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.



    ResponderExcluir
  18. Na cruz de Cristo,eu coloco a minha cruz. Amém!!!

    ResponderExcluir
  19. O sinal da cruz é para mim a lembrança do maior amor de Jesus por nós. Ele nos amou tanto que deu sua Vida portodos nós! Amém!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS