PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EVANGELIZANDO OS PARENTES

EVANGELIZANDO OS PARENTES

Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver (Lc 8, 19).
24 de setembro de 2019
Uma vez, me aconteceu que uma família queria batizar o seu filhinho caçula de meses. Coisa muito boa. Mas, os pais não queriam fazer as reuniões de preparação para o batismo, na paróquia. E por que não?  “Não, porque minha mulher é irmã do bispo tal e, assim, já se dão por descontadas essas reuniões”. ‘Que bom que ela seja irmã do bispo tal, mas precisa frequentar as reuniões de preparação’. “Por quê?” ‘Com certeza, ela já ouviu muitas pregações do irmão bispo, mas as reuniões em preparação do sacramento do batismo são necessárias para a família ter entendimento do valor deste sacramento e dos compromissos que estão assumindo com a educação cristã da criança’. Ih, o homem virou uma fera e foi-se embora prometendo queixar-se ao cunhado bispo. Tudo bem.
Estou contando isso, porque no evangelho de hoje tem uma cena parecida. Os parentes de Jesus chegaram à casa onde ele estava, não puderam entrar por conta da quantidade de gente e mandaram um aviso para ele dar a atenção que eles mereciam. Aí chegou o recado: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus aproveitou a ocasião para evangelizar os seus parentes e para ensinar aos que o estavam escutavam dentro da casa. “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
O que esta palavra de Jesus significa? Bom, o recado para a sua família foi claro. Não basta serem seus parentes de sangue. Não se pertence ao Reino de Deus por ser parente de Jesus. É preciso ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática. Esses são seus verdadeiros parentes: os que se tornam seus discípulos, ouvintes e praticantes da Palavra. Essa palavra de Jesus é um convite à conversão dos seus parentes. Eles estão simbolicamente do lado de fora. Precisam entrar, precisam estar do lado de dentro, na comunidade dos discípulos. O lugar dos discípulos é dentro da casa, rodeando o Mestre para aprender o caminho do Reino. Eles estão do lado de fora.
Essa expressão “tua mãe e teus irmãos” é uma forma semita de falar da família. Não tem nenhum sentido negativo contra sua mãe Maria. “Tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir à família dele, uma vez que não tinha mais o pai. Também não tinha irmãos. “Irmãos” aqui são seus primos ou parentes próximos.
Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entendê-lo, de aceitá-lo e segui-lo. Tinham que passar também pela conversão, como nós. Por sorte, vemos depois a irmã de sua mãe também aos pés da cruz e outros parentes com a comunidade no dia de Pentecostes, quando da vinda do Espírito Santo. Um parente seu, inclusive, foi, depois, líder da comunidade de Jerusalém, Tiago. Muitos dos seus parentes, então, tornaram-se seus discípulos.
A irmã do bispo e sua família também precisam entrar na dinâmica da comunidade e frequentar as reuniões de preparação para o batismo. Não é porque se tem um irmão bispo que se vai para o céu, sem mais. 
Guardando a mensagem
Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entender a sua identidade de filho de Deus e a sua missão de Messias. Num certo momento, acharam até que ele tinha perdido o juízo. Nessa passagem, eles aparecem do lado de fora, chamando Jesus. Jesus os chama para a condição de discípulos, os convida a ingressar no círculo dos seus seguidores, a entrar na casa. Seus verdadeiros parentes são os que, como ele e como Maria, fazem a vontade de Deus. Uma boa lição para nós todos. Não basta pertencermos a uma congregação religiosa ou mesmo ao clero, a uma comunidade católica ou associação piedosa por mais benemérita que seja. Todos somos chamados a ser discípulos e discípulas de Jesus. Como ele, como sua santa mãe, precisamos ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática.
Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver (Lc 8, 19).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tua entrada no mundo já foi um gesto de obediência, como está escrito no Salmo 39: “Eis que venho, Senhor, com prazer, fazer a tua santa vontade”. Tua santa mãe acolheu a vontade de Deus com muito amor e entrega total. Disse ela, em resposta à comunicação do anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E tu nos ensinaste também a acolher a vontade do Pai em nossa vida: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Queremos, Senhor, entrar na tua casa, pertencer ao círculo dos teus discípulos, ser teus parentes: queremos ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça como Jesus: evangelize seus parentes. Hoje, reze por eles. Compartilhe com eles esta Meditação. Aos poucos, o Santo Espírito vai lhe mostrando como ajudá-los a se tornarem fiéis discípulos de Jesus.
Pe. João Carlos Ribeiro – 24 de setembro de 2019.

32 comentários:

  1. Agradeço a o Senhor por está aniversariando, que ele me conceda muitos anos de vida, com saude e paz e que sempre esteja ouvindo sua palavra e a pondo em pratica🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor meu Deus abençoe minha família e toque o coração de cada um pra se decidir por fazer parte da tua família. Nossa Senhora providencie o vinho bom que está faltando na vida de Igreja da nossa família, Amém

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu Deus por mais um dia de vida,e agradeço é peço oração por meu irmão atônito 🙏

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meu Deus por tudo o que o Senhor me concede nesta vida. Saúde para todos nós.
    Peço orações ao meu irmão Odair para livrar-se da bebida e viver feliz com sua esposa.

    ResponderExcluir
  5. Senhor aumenta minha fé para que eu mostre, também como o senhor fez aqui. Todos que faz a sua vontade são meus irmãos.

    ResponderExcluir
  6. Não basta seguir a Jesus,mas principalmente temos que seguir a sua palavra,fazer a vontade do pai,para nós consideramos seus irmãos,não é o sangue que nos faz sua família,isto nos dá um grau de parentesco,o seguir sua palavra o,fazer sua vontade nos faz integrante da familiaridade com Deus,sejamos discípulos,digamos o nosso sim semelhante,ao de Maria,façamos a sua vontade para sermos seus irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, quero agradecer a Deus por mais um dia de vida .Obrigada meu Deus .Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre sua bença, Senhor meu Deus abençoe e protegei a meus filhos meus netos meu marido a mim e todos da minha família.

    ResponderExcluir
  9. Gloria a vós Senhor! ! ! Olhai pela minha família que o Senhor toca no coração de cada um deles.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, Jesus continue abençoando sua Missão, e obrigado pelas meditações, tão lindas, nós ensinando o caminho certo. Padre, como é difícil EVANGELIZAR em casa, mais falo todos os dias de Jesus e Maria, minha Neta Cláudia Maria é coroinha, foi uma alegria quando ela chegou um dia em casa com essa notícia. Falo dê Jesus prá minha família, mostrando minhas OBRAS. Peço orações,pela minha família Sousa Santos e Gusmão Costa. Temos que estarmos atentos para ouvir a voz do Senhor. Obrigado pelas orações, o Senhor é uma bênção.🙏🙏🙋

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos DEUS abençoe e ilumine sua vida,obrigada pela meditação.sua bênção.BOM DIA!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela Meditação da Palavra. Peço bençãos para a minha irmã, Maria Goretti, que está aniversariando hoje.
    Peço saúde e paz para todas as famílias e também a para a minha. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Amém!
    Senhor, ajude-me a entrar e fazer parte dos seus discípulos, ouvir tua palavra e colocar em prática.

    ResponderExcluir
  14. Senhor meu Deus, obrigada pela vida dos meus filhos e netos, pela minha vida e de todos da minha família.Pai abençoe a minha neta Jady Louise, ilumine os caminhos dela.

    ResponderExcluir
  15. Senhor abençoe o dia de todos nós, livrando-nos de todo mal. Amém

    ResponderExcluir
  16. Louvado seja Deus que derrame muitas bençãos em nossas famílias, vivermos está palavra, amém

    ResponderExcluir
  17. Peço orações pra minha irmã Maria Glaucionita, tem câncer na cabeça. Que elaseja se for a Vontade de Deus. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Amém. Mais um abençoado Evangelho de hoje. Obrigada Padre pelos ensinamentos. Por favor peça na missa por minha família , e que Deus e a Sagrada Família coloque juízo na cabeça do meu marido para que ele volte para nossa casa e nosso casamento. Que Deus restaure nosso casamento e que proteja sempre minhas duas filhas. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Que meus pais sempre estejam protegido por Deus , Jesus, Maria e José. Amém.

    ResponderExcluir
  20. A sua bênção padre João.
    Deus nos abençoe !
    Amém .

    ResponderExcluir
  21. Obgda. Por me aceitarem. Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Senhora esteja com todos nós.

    ResponderExcluir
  22. Faço aniversário dia 24 de maio. Peço oração pra mim é meu filho Alxandre Felipe Siva Lemos.

    ResponderExcluir
  23. Peço a benção ao Padre João, e que Deus p abençôe tbm.

    ResponderExcluir
  24. Senhor Jesus obrigado por mais um dia de vida e que o Senhor abençoe toda a minha família em especial os meus filhos amém

    ResponderExcluir
  25. Verdade nem sempre um parente entende que o outro diz, sempre vai a procura daqueles que não são de sua própria casa, sem vínculo parentesco.

    ResponderExcluir
  26. Senhor meu Deus abençoe à mim e todos da minha familia, dai saúde paz pra todos nós! Amém

    ResponderExcluir
  27. Deus cuida da minha casa!
    Traz paz para minha família!
    Concede um milagre na vida do meu filho mais velho,que ele possa passar nos concursos que se preparando!����

    ResponderExcluir
  28. Abençoa senhor a minha família. E todos aqueles que precisam de oração. Amém

    ResponderExcluir
  29. Abençoai Senhor as famílias desestruturadas para que elas se tornem Saguafas amem

    ResponderExcluir
  30. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por ser cristão. Contudo, me ajude servir a VOSSA igreja. Me ajude ser um bom dizimista. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude viver com alegria, a minha vocação. Me ajude participar da melhor forma possível, da santa páscoa. Me ajude perdoando os meus pecados e purificando a minha alma. Me ajude ouvir, aprender e a por em prática a VOSSA santa palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, gostaria de saber como faço para receber a reflexão todos os dias?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS