PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AME OS SEUS INIMIGOS

AME OS SEUS INIMIGOS


Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)



12 de setembro de 2019.

Prepare o seu coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho de hoje.

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo é o nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, Jesus mandou. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E fazemos assim, porque Deus faz assim. Disse Jesus: “Assim vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus”. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.

O dom da filiação divina, nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “assim vocês serão filhos do Altíssimo”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”. (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente longe de Deus. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Aos inimigos, eles pisam, maltratam, prejudicam. E acham tudo normal. Nós não podemos agir assim. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.

Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso espelho. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.

Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo Paulo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

Pe. João Carlos Ribeiro – 12 de setembro de 2019.



23 comentários:

  1. eu quero amar assim como o senhor me ama perdoando como amor

    ResponderExcluir
  2. Mim ajude meu Deus a tirar do meu coração esses sentimento ruim. Bom dia padre sua bença. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Tenho tentado e continuarei tentando até, perdoar de coração qualquer irmão que um dia em minha trajetória terrena tenha me feito algum mal ou a minha família e que ass seja com fé no senhor conseguirei perdoar e ar meus inimigos. Amém e que assim seja.

    ResponderExcluir
  4. Só com a misericórdia de Deus perdoar não é fácil, mais também ficar com raiva de alguém não é bom.

    ResponderExcluir
  5. Hoje estou comemorando idade nova, completando 60 anos espero em meu Deus e em Nossas Senhora que continue mim dando bastante saúde, paz, felicidade e força para minha caminhada. Obrigada meu Deus Amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre eu tive sim uma pessoa fez mal e mágoas mais com o amor de Deus eu superei fiquei feliz e ainda nós falamos Deus ele age em todas situação assim deixamos deliciar dessa rigueza. Muito obrigado meu Deus te amo.

    ResponderExcluir
  7. Amém! Bom dia padre sua benção

    ResponderExcluir
  8. Sim Senhora quero ser uma pessa melhor perdoar sempre

    ResponderExcluir
  9. Gloria a vós Senhor! Que eu possa seguir-te sempre com amor para pedoar sempre meus irmãos.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor. Deus conceda a graças e dom de perdoar e amar os meus inimigos. Pois sou filho do Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Senhor por mais um dia de vida.
    Obrigado senhor por me ensinar a perdoar os meus inimigos se é que eu os tenha.
    AMÉM AMÉM AMÉM

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA padre João Carlos, sua bênção,obrigada pela meditação diária,que sua vida seja iluminada pelo ESPÍRITO SANTO,minha gratidão sempre,abraços.

    ResponderExcluir
  13. Conceder senhor Jesus, perdoar nossos inimigos e até aqueles que se faz de amigos e não querem nosso bem. Perdoai senhor.

    ResponderExcluir
  14. " Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou,viver como Jesus viveu" Me concede está graça ó Pai Celeste!

    ResponderExcluir
  15. Muito linda a lição .perdoando e que se é perdoado..amar seu próximo com seus defeitos e suas falhas. ..amém.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito perdoar, acho até que já perdoei, uma mulher que passou um bom tempo com meu esposo, ele me traindo com ela, dizia muitas palavras horríveis para ela, brigava muito com meu esposo, meu esposo não fala com nosso filho por conta deste caso.
    Mas hoje eu vejo que quem me traía era ele, pois ele que me devia respeito e não ela, eu nem conhecia ela. Quero um dia pedir perdão a ela pelas palavras pesadas que disse, me arrependo muito, Deus sabe de meu coração.
    Até meu esposo, que nunca me dixou por mulher nenhuma, mas me traía ou trai, não sei, eu perdoei, pois errei muito tb.
    Ninguém é forçado a viver com ninguém.
    Rezo a DEUS para que ela seja MUITO FELIZ. Assim como hoje eu sou.
    Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre, acho que a pessoa que mais me fez mal, foi meu marido, pois me várias vezes e todas ele me humilhou por conta das mulheres que ele andava e pra completar era só mulheres de programa não sei se ele me passou alguma doença estou fazendo exames, mais o pior foi a decepção, pois tinha ele como e melhor homem do mundo, quase entro em depressão , mais pra honra glória de Deus eu estou bem ,mais sempre vem na memória esses momentos tristes e fico com raiva dele, mais depois passa. Quero sair desse pensamento ruim .

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Pe João Carlos suas palavras são maravilhosas Deus te abençoe e proteja.amem

    ResponderExcluir
  19. Padre João C
    Perdoar p ser perdoado
    Sempre peço q Deus mim conserve umilde perdoado sempre os meus inimigos
    Sua benção padre e q Deus te abençoe tbm

    ResponderExcluir
  20. Tento todos os dias perdoa, mas é duro, tô trabalhando isso em mim.

    ResponderExcluir
  21. A sua bênção padre João Carlos .sou muito feliz pelo senhor transmitir a palavra de Deus para as nossad casas só tenho à agradecer a Deus por td isso .Quer Deus te abençoe padre .🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Eu quero amar o próximo como Jesus Cristo amou daí me esta caridade meu pai

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS