PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DO ARGUEIRO

A HISTÓRIA DO ARGUEIRO

Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42)
13 de setembro de 2019.
A sensação de ter um cisco no olho é uma coisa muito chata. É o tal do argueiro. E a pessoa mesma pode tirar o cisco do seu próprio olho, banhando os olhos com água na torneira, no chuveiro ou derramando água no olho com um copo, por exemplo. Mas, nada de ficar esfregando o olho. E todo cuidado com as mãos sujas: elas podem aumentar o problema, irritando os olhos ou transmitindo doenças. Normalmente, a pessoa precisa da ajuda de alguém para remover o cisco do seu olho. Mas, quem vai ajudar tem que estar com as mãos bem lavadas com sabão, e precisa identificar onde está o cisco, o argueiro. Tem que olhar bem, abaixando a pálpebra do olho e pedindo à pessoa para mover o olho para um lado e para o outro. Identificando o cisco – um cílio, um lixinho ou o que seja – precisa ajudar a pessoa a lavar os olhos com água. Não tendo jeito, tem que levar logo num posto de saúde, numa UPA.
Dessa experiência tão simples, a do argueiro, Jesus tira uma lição muito séria: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” Achar defeito na vida dos outros, bem que é fácil. Difícil é identificar os próprios erros e querer consertá-los. É claro que os outros precisam de nós, de nossa amizade, de nossa proximidade, de nossa correção também. Por isso, precisamos estar em condições de ajudar. Mas, ajuda a tirar o cisco do olho do outro ou da outra quem está enxergando bem, não é verdade? Você estando com a sua vista prejudicada, como se tivesse uma trave de madeira nela, não vá se meter a tirar o argueiro do olho do seu irmão!
Alguém que chega atrasado todo dia no trabalho não vai poder corrigir um colega que um dia se atrasou. Primeiro, cuide de andar no horário. Um pai que chama palavrão na vista dos filhos não tem moral para reclamar de um filho que soltou um palavrão. Primeiro, tirar a trave do seu olho para ajudar a tirar o cisco do olho do filho. E aquele outro que não pisa na Igreja, mas fica cobrando que os filhos não percam a Missa no domingo. E aquele casal que nunca chegou a celebrar o seu casamento religioso, como pede a Igreja, e fica cobrando que a filha se case na Igreja.
Guardando a mensagem
Facilmente, percebemos os erros alheios. E os repreendemos. Ajudar os outros a se consertar é uma coisa importante e necessária. Somos responsáveis uns pelos outros. Mas, para tirar o cisco do olho de alguém, preciso estar vendo bem. Acontece que, muitas vezes estamos com uma falha pior do que a que queremos consertar na vida de outrem. A hipocrisia é justamente estranhar o malfeito do outro, quando a nossa vida não é nada exemplar. Realmente, precisamos ajudar quem está ao nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida.
Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão (Lc 6, 42)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Com certeza, em nossa vida há muito a corrigir, por isso nos convidas à conversão todos os dias. Não podemos ensinar sem viver. Não podemos cobrar dos outros o que nós mesmos não fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer a trave, que talvez tenhamos em nossos olhos, que nos impede de estar em condições de ajudar os outros. Como estás ensinando, um cego não pode guiar outro cego. Dá-nos, especialmente, pela presença do teu Santo Espírito, que não nos arvoremos em juízes de ninguém, que não julguemos para não sermos julgados com a mesma medida. Dá-nos, Senhor, um coração generoso e bom como o teu, para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Nessa semana, estou nos Estados Unidos, numa presença missionária junto às comunidades brasileiras que formam o Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston. Hoje, temos um encontro com jovens, em Worcester. Amanhã, palestra com a Missão USA do Apostado da Oração. E no domingo, a festa das comunidades, em Hollston, com missa e show. Peço que reze por mim e pelos imigrantes brasileiros em suas lutas por aqui, para permanecerem fiéis à sua fé católica. 
Pe. João Carlos Ribeiro – 13 de setembro de 2019.

30 comentários:

  1. Bom Dia! À sua Bênção, Que o Divino Espírito Santo Proteja o Senhor nesta caminhada amém. .

    ResponderExcluir
  2. E podemos fazer de maneira simples.
    Sempre usando exemplos de vitória,o dar exemplos verdadeiros de como nos tiraram o cisco de nossos olhos, ou será trave?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!Que o senhor possa iluminar senhor nos estados unidos, pois tenho dois filhos que moram lá mas ñ se falam.peço oração por meus filhos e minhas netas Paulina e que amam com irmãos. 😰

    ResponderExcluir
  4. Amém!bom dia Padre João Carlos, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Q Deus abençoe a todos nessa caminhada de fé

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, que Deus o abençoe e o proteja nessa caminhada. Sua bença.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continue avencoando sua linda missão padre João Calos.Que a maizinha do céu te cubra com seu manto de amor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos! Paz e luz ✌💓

    ResponderExcluir
  9. Bragança Pa. Espírito do pai e do filho, fazei que com vossa graça possa dizer em tudo e sempre falai senhor que vosso servo vos ouve.

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe sua missão padre! Bom dia !

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Que Jesus continue iluminando a vida de cada um dos imigrantes e que continuem firmes na fé! Amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre Carlos, o senhor é um servo de Deus, nada de ruim vai acontecer com o senhor, eu creio, mais seu pedido para que reze pelo senhor pra mim é uma honra. Reservei com muito amor e carinho.

    ResponderExcluir
  13. Estarei e pelos brasileiros que estão precisando.

    ResponderExcluir
  14. Rezarei sim por vc e os imigrantes brasileiros, paz e amor e bençãos.

    ResponderExcluir
  15. Em oração... Deus o abençoe e o ilumine nesta obra de evangelização!

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Padre!
    Estarei rezando pelo senhor e por todos os brasileiros que vivem aí, fique com "DEUS".

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Deus pelo padre Joao Carlos Ribeiro. Pelo seu ministério, sua missão de nos ensinar a compriender mais os ensinamentos de Jesus Cristo. Amem

    ResponderExcluir
  18. Padre, tua missão é de grande valor para nos católicos. Feliz missão e Deus no comando

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos, peço desculpas por não responder às medicações, tava sem internet. Sua benção e rezarei pôr sua Missão, Verdade, temos que tirar a trave dos nossos olhos e depois o cisco do olho do irmão. A decisão é Nossa.🙏🙏🙋

    ResponderExcluir
  20. Amém !!!!!! Agradecendo a Deus por mais um dia de vida!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia q Deus abençoe grandemente a caminhada com muita sabedoria e serenidade e humildade

    ResponderExcluir
  22. Pesado Pe João Carlos peço a sua benção e peço também que nosso senhor Jesus Cristo ilumine cada passo seu nesta sua missão a cada dia.
    Também peço que Deus nos ajude a enxergar o nosso interior par que possamos fazer um exame de consciência para fazer a verdadeira vontade de Deus, obrigada por tudo que que faz por nós todos os dias

    ResponderExcluir
  23. padre João Carlos,que o seu dia seja repleto das graças de DEUS,nós aqui em casa rezamos muito pelo sr. e pela sua missão.DEUS o abençoe muito,abraços.

    ResponderExcluir
  24. Amém! Estarei em orações pelo senhor padre e os irmãos brasileiros.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Pe João Carlos, parabéns por sua forma de tansmitir os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo. Pode contar com minhas orações para o Sr prosseguir sua missão.

    ResponderExcluir
  26. Padre estarei sim em oração por todos os imigrantes e pelo senho.Fica na paz e que o senhor te fortaleça cada vez mais na sua missão. Sua bênçãos

    ResponderExcluir
  27. Que Deus esteja sempre a sua frente! Rezaremos pelo senhor e todos que lá se encontra. Amém!

    ResponderExcluir
  28. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela força que o SENHOR me dá diuturnamente. Todavia, me conceda a graça de viver o meu apostolado. Me conceda a graça de ter mais fé, esperança, confiança e amor ao meu REDENTOR. Me conceda a graça de ser um bom filho. Me conceda a graça da VOSSA misericórdia e da VOSSA paz. Me conceda a graça de servir com humildade. Me conceda a graça de evitar o pecado da blasfema e da hipocrisia. Me conceda a graça de enxergar bem, para tirar o cisco do olho do meu irmão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Padre:moro em Dourados MS sou associada do AO conte com nossas oracoes.

    ResponderExcluir
  30. Amém!!! Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS