PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SOMOS RESPONSÁVEIS UNS PELOS OUTROS

SOMOS RESPONSÁVEIS UNS PELOS OUTROS


Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)
14 de agosto de 2019 – Dia de São Maximiliano Maria Kolbe.
A comunidade cristã é o lugar da experiência do amor mútuo. Ela é constituída por pessoas amadas pelo Pai, renascidas em Cristo, santificadas pelo Espírito Santo. A comunidade é o lugar do amor, da unidade. É já um reflexo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade. Comunidade cristã é a família, a comunidade eclesial da qual você participa, a comunidade paroquial, a Igreja.
Na comunidade, na família, buscamos viver o ideal do amor em Deus, amor que nos gerou como filhos pela evangelização e pelo batismo. Deus nos ama, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão. Vivendo em unidade, Jesus está presente conosco. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, nos disse o Senhor.  
Acontece que esse ideal de amor em família, em comunidade, na paróquia, na Igreja muitas vezes é ferido por atitudes egoístas, deslealdades, ofensas.  São pecados contra a fraternidade, a comunhão, contrários ao amor que devemos uns aos outros. E todo mundo tem experiência disso… Gente que, por espírito de orgulho e soberba, humilha o irmão ou a irmã, desconsidera, trapaceia, difama o seu próximo. Gente movida pela inveja, por interesses escusos, por sede de poder.... tem de tudo. Estamos mergulhados na grande experiência do amor de Deus na comunidade, mas somos ainda fracos e pecadores.
Diante disso, vem o ensinamento de Jesus no sermão da comunidade, no capítulo 18 de São Mateus. Jesus oferece um passo a passo sobre como reagir no caso de um irmão, na comunidade, pecar contra você. Somos responsáveis uns pelos outros. Devemos corrigir o nosso irmão. Não podemos deixá-lo no erro e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. É o que chamamos de correção fraterna.
E como hoje se completam 45 da morte do Servo de Deus Dom Antonio de Almeida Lustosa, bispo sábio e santo no dizer do Papa João Paulo II, arcebispo salesiano de Fortaleza, relembro uma frase sua em um de seus discursos: “O Divino Mestre diz que o pastor mais se rejubila com a volta de uma ovelha tresmalhada do que com a perseverança das outras noventa e nove”. Esse lembrete bíblico vem mesmo a calhar com o tema da meditação de hoje. Trabalhemos para resgatar as ovelhas tresmalhadas de nossa família e de nossa comunidade.
Guardando a mensagem
A correção fraterna é a resposta amorosa e responsável de quem se sente ofendido pelo outro ou na obrigação de ajudar o outro a se conduzir melhor. A maioria das pessoas quando se sente ofendida, na comunidade, parte para a murmuração contra aquele irmão ou irmã e procura isolar aquela pessoa dos seus amigos, dos seus grupos de influência. Errado. O caminho para o restabelecimento da fraternidade é o da correção fraterna. Começa quando você, tendo sofrido uma ofensa, procura o seu agressor para resolver a situação. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”, ensinou Jesus. Não dando certo, voltar a conversar na presença de duas ou três testemunhas. Se essas pessoas forem amigos em comum, tanto melhor. Assim, a pessoa se sentirá num ambiente seguro, não de ameaça. Se ainda não se resolver, levar o assunto à própria comunidade ou às suas lideranças. A Igreja deve chamar a atenção daquela pessoa, recordando-lhe o caminho dos discípulos de Jesus, os apelos do Reino de Deus. Não tendo jeito mesmo, então, reconhecer que essa pessoa se excluiu da comunidade, que está fora do caminho do evangelho. Pode, então, tratá-lo como um estranho, não mais como um irmão de comunidade.
Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)
Rezando a mensagem
Senhor Jesus,
Não é fácil corrigir o outro. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. É um sinal de responsabilidade de nossa parte para com ele e para com a comunidade. Como ensinaste, a correção fraterna deve ser feita com caridade e com respeito e percorrendo os passos que nos indicaste. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. É preciso humildade para reconhecer os nossos próprios erros e espírito de conversão para acolher a graça de Deus e o apoio fraterno na superação de nossas infidelidades. Ajuda-nos, Senhor, pelo exemplo e pela intercessão do santo de hoje São Maximiliano Maria Kolbe, que prisioneiro num campo de concentração nazista, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos parentes e pelos irmãos e irmãs de comunidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No clima da Semana Nacional da Família, pense em que você poderia colaborar para o crescimento cristão de sua família. A indiferença é o contrário do ensinamento de Jesus. Somos responsáveis uns pelos outros.

Pe. João Carlos Ribeiro – 14 de agosto de 2019.

23 comentários:

  1. Que o espírito santo me dê a graça. da sabedoria de ser irmã, que perdoa vivendo para servir amando todos. pois para isso é que o senhor me que.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão senhor por minha falta com amigos e comunidade , obrigada a quem me manda a palavra todo dia com muita paciência para comigo a cada dia aprendo mais obrigada ao casal irmão José e Nalva.

      Excluir
  2. Que o Senhor Jesus me ajude a reconhecer o meu erro e, guiada pela luz do Espírito Santo,ajude o meu irmão a crescer cada vez mais no Evangelho.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus nos dê discernimento para corrigirmos nossas falhas. Pela família França e família Freire.

    ResponderExcluir
  4. Senhor eu vos agradeço por Isabel . Bendito seja o nome do Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre a paz de Cristo Jesus obrigada pela palavra de Deus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, peço a Jesus sabedoria, para corrigir, com amor. Tem irmão que não gosta de ouvir correção, chega até ficar com raiva, não é fácil conviver em comunidade. Mais pôr causa do amor de Jesus, consigo CAMINHAR firme, com meus irmãos. Obrigado Padre João Carlos pelas meditações diárias, é uma bênção receber logo cedo suas orientações, para passar bem o dia. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão.🙌🙌💟

    ResponderExcluir
  7. Que bom contar com essa explicação tão clara todos os dias! Deus o abençoe e ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  8. Gloria a vós Senhor! ! Obrigada padre pela palavra de hoje.

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADA PELA PALAVRA DE HOJE. DEUS ENTRE NÓS. AMÉM

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Que o Senhor me dê sabedoria e discernimento para saber perdoar🙏

    ResponderExcluir
  11. Espírito santo me encina a convencer o meu irmão a aceitar a vossa Divina providência pra que ela aceita averdade do evangelho de Cristo Jesus nosso Senhor e salvador, amém

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre João Carlos por mim mandar essas lindas mensagem todos os dias que Jesus Cristo lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
  13. Olá Padre! Estas meditações do dia a dia da palavra de Deus.São reflexão e verdadeira catequese na vida de todos nós.
    Que Deus te proteja e dá mais e mais sabedoria para continuar passando a mensagem de Deus para todos nós, abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite! Padre João Carlos. O evangelho de hoje nos ensina a perdoar e ser perdoados pelos nossos irmãos em Cristo. Que tenhamos um coração aberto para perdoar. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito na história da salvação. Todavia, me conceda a graça de servi-Lo com amor. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de viver cheio do espírito de sabedoria. Me conceda a graça de obedecê-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de fazer o bem a todos. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para evitar o pecado. Me conceda a graça de corrigir o próximo com amor e caridade. Me conceda a graça de valorizar o magistério da igreja. Me conceda a graça de viver em união. Me conceda a graça de viver comigo para sempre. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Rosania por você me mandar todos os dia a mensagem q Deus continue derramando muitas bênçãos sobre você e tua família.

    ResponderExcluir
  17. O amor de Deus é incondicional... A sua palavra me fortalece...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS