PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEU ENCONTRO COM JESUS

O SEU ENCONTRO COM JESUS

Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José (Jo 1, 45).

24 de agosto de 2019 - Dia de São Bartolomeu, apóstolo.

Como hoje é dia do apóstolo São Bartolomeu, o evangelho nos traz uma cena em que ele está presente. Esse nome 'Bartolomeu' se encontra na lista dos doze apóstolos, mas nesse início do evangelho de São João ele é chamado de Natanael.

Jesus tinha chamado Felipe para segui-lo, isto é para ser seu discípulo. Felipe aceitou o convite e começou a andar com Jesus. Este Felipe encontrou-se com Natanael e falou-lhe sobre Jesus. Felipe e Natanael eram da mesma aldeia, Betsaida. Felipe passou para o seu amigo Natanael a informação que tinha encontrado o Messias. Natanael, claro, ficou logo muito curioso. ‘Encontrou o Messias? Puxa’... E quem é ele? Felipe informou que era Jesus do povoado de Nazaré, o filho de José carpinteiro. Tinha certeza que ele era o Messias, aquele de quem Moisés e os Profetas tinham escrito. E levou Natanael para conhecer Jesus.

É importante lembrar que Natanael fez certa dificuldade, diante da novidade do seu amigo. Saiu-se com uma expressão que poderia ter deixado Felipe desanimado. “Por acaso, pode sair alguma coisa boa de Nazaré?!”. Olha o preconceito desse moço! Mas, hoje é a festa dele, não é dia de chamar atenção sobre suas falhas. Deixemos assim. Importante é que Felipe não se deixou abater, nem desanimar… Olha qual foi a reação dele: “Vem ver!”. 

Veja que interessante. Felipe tinha tido um encontro com Jesus. Jesus o tinha convidado para o seu grupo de discípulos. E ele, muito feliz com essa novidade, passou a notícia para o seu amigo Natanael. Contou-lhe que tinha encontrado o Messias que Deus prometera a Israel. O mesmo já tinha acontecido com André. André era discípulo de João Batista. E passou a seguir Jesus. Foi André que evangelizou Pedro, num certo modo de dizer. Escute o que André disse a Pedro, que era seu irmão: “Encontramos o Messias”. Então, André falou-lhe do seu encontro com Jesus e o levou até ele.

Observe bem: antes de Felipe e André irem avisar alguém (a Natanael ou a Pedro), eles tiveram um encontro pessoal com o Senhor. Desse encontro com Jesus é que nasce a necessidade quase natural de comunicar aos outros a boa notícia: “Encontrei Jesus, o Messias”. E comunicá-la aos parentes e amigos, ao seu círculo de amizade. A gente sempre quer partilhar com os outros as coisas boas que nos acontecem, as novidades que nós tomamos conhecimento. Com a fé, é assim também. Quem encontrou Jesus, parte para evangelizar os seus parentes e amigos, como fez Felipe.

Então, o missionário nasce no encontro com o Senhor. Assim, se você ainda não é um missionário, um cristão que testemunha a sua fé, que procura envolver outros nas coisas da Igreja, que leva outros a Cristo... talvez seja porque você ainda não encontrou seriamente o Senhor ou não deixou que ele o encontrasse.

Guardando a mensagem

Festejamos hoje o apóstolo São Bartolomeu. Ele foi, segundo a tradição, o grande evangelizador do povo da Índia e da Armênia. Com o evangelho de hoje, ficamos sabendo que foi o seu amigo Felipe que lhe falou de Jesus e o levou até ele. Foi assim também no caso de André que evangelizou seu irmão Pedro. A grande lição de hoje é que nós precisamos de verdade ter esse encontro com Jesus para nos tornarmos seus missionários. Sem encontro sério com Jesus, não parte um missionário, uma missionária.

Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José (Jo 1, 45).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, nós queremos imitar teu discípulo Felipe. Depois de ter esse encontro contigo, queremos anunciar-te aos nossos parentes e amigos, como ele fez com o seu amigo Natanael. Queremos falar de ti, e trazê-los à tua presença. Com o evangelho de hoje, aprendemos também que precisamos ser perseverantes e não nos deixarmos impressionar pela primeira cara feia. Apesar dos preconceitos de Natanael contra o povo de Nazaré, Felipe insistiu para que ele fosse com ele te conhecer. E Natanael ficou encantado com a tua acolhida. Dá-nos, Senhor, um coração missionário. Nós também queremos trazer os nossos amigos para te conhecer. Queremos evangelizá-los. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em sintonia com a festa do apóstolo Bartolomeu, hoje, convide um amigo ou parente para um encontro com Jesus. Se não tiver ideia melhor, compartilhe a meditação de hoje com ele ou com ela. É importante também já ir se programando para santificar o domingo, o Dia do Senhor, com a participação na Santa Missa. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 24 de agosto de 2019.

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Senhor por mais um presente que é mais um dia de vida,quero ser melhor para os outros melhor que o ontem amém.

      Excluir
  2. A sua bênção padre João Carlos .
    Obrigada meu Deus por mais um dia !
    Eu te peço senhor por minhas filhas,seja feita a tua vontade na vida de cada uma .
    Amém Deus seja louvado !
    🙏🏻🙏🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!À sua Bênção, peço por mim e meu filho saúde e sabedoria e controle emocional para seguir nesta.momento..amém. .Deus te proteja sempre assim. .

    ResponderExcluir
  4. Obridgada meu Deus por este novo dia, abençoe o nosso dia. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Senhor por ter amigos que ajuda á me envangelizar.

      Excluir
  5. Amém 🙏🙏 bom dia!! Linda palavras de Deus

    ResponderExcluir
  6. A sua benção padre João Carlos, quero agradecer por está fazendo parte desse abençoado grupo,que Deus nosso Senhor lhe abençoe sempre e peço por minha filha para que Deus abra uma porta de emprego para ela e que continue abençoando minha família, parentes e amigos com muita paz, saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! ! ! Amém! ! Agradeço meu Senhor mais um dia começando eu creio em ti.

    ResponderExcluir
  8. Um grande e bom instrumento de evangelização. Gosto das reflexões

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre pela meditação fiquei maravilhada .

    ResponderExcluir
  10. Meu Senhor e meu Deus eis-me aqui para servilo, seja bendito o teu Santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Meu dia não é o mesmo sem as suas meditações diárias, Padre.
    Sua Benção🙏🏾

    ResponderExcluir
  13. Amém padre é uma benção sua reflexão na minha vida todos os dias Deus o abençoe 😊 🙏👍

    ResponderExcluir
  14. Padre eu amo suas reflexões, esculto e mando todos os dias para meus contatos.

    ResponderExcluir
  15. Gratidão Jesus por tudo em minha vida!

    ResponderExcluir
  16. obrigado meu Deus por mais este dia, eu amo tu és a minha salvação espero e confio em vós, me faz servo meu SENHOR.

    ResponderExcluir
  17. Senhor, nosso Pai, me ensine ser dócil ao meu anjo da guarda. Me ensine ser guiado pelo divino Espírito Santo. Me ensine morar na cidade Santa. Me ensine glorificá-Lo com amor. Me ensine viver melhor o meu apostolado. Me ensine ter mais fé no meu REDENTOR. Me ensine ser um cristão de verdade, um homem sem falsidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.



    ResponderExcluir
  18. Obrigado meu Deus porque alguém me convidou para participar deste grupo e peço uma bênção para toda minha família

    ResponderExcluir
  19. Meu Senhor e meu Deus, toda honra e toda glória é para te Senhor, hoje e sempre, Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS