PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SIMPLICIDADE E ESPERTEZA

SIMPLICIDADE E ESPERTEZA

Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)
12 de julho de 2019
Jesus começou anunciando o nome dos missionários. E prosseguiu com uma série de recomendações. Hoje, temos uma advertência sobre as dificuldades da missão. Missionários somos todos nós, discípulos do Senhor. A nós é confiada a missão, em vários graus e de várias formas. Então, as dificuldades mencionadas por Jesus, nós também vamos encontrar.
O conteúdo da missão nos foi indicado pelo Mestre: “No caminho,  anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Anunciar com palavras e gestos que o Reino de Deus chegou para todos. Anúncio a ser concretizado em quatro tarefas. Curar os enfermos, isto é, restaurar a dignidade humana. Purificar os leprosos, isto é, proclamar o perdão dos pecados pela misericórdia de Deus. Ressuscitar os mortos, isto é, promover a vida. Expulsar os demônios, isto é, denunciar e vencer o mal que domina as pessoas. São essas as quatro tarefas pelas quais anunciamos a proximidade do Reino de Deus na vida das pessoas.
Essa missão comunicada aos doze apóstolos é a missão confiada a toda a Igreja, a todos os seguidores de Jesus. E a gente a realiza com nossa vida cristã, com nossas palavras e ações. E é esse ser cristão e anunciadores de  Cristo no mundo que nos traz problemas, dificuldades, resistências, reações. É neste sentido que Jesus está nos dizendo: “envio vocês como ovelhas no meio de lobos”. O mundo, influenciado pelo poder do mal, não aceita facilmente a mensagem de Cristo. E podemos, como ovelhas no meio de lobos, ser presas fáceis da vaidade, do fascínio do poder e da riqueza, da pressão social, da lógica do mundo. Ou, permanecendo fiéis à nossa missão, podemos até sofrer todo tipo de incompreensão, de retaliação, de perseguição.
E Jesus completou: “Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A serpente do livro do Gênesis, a que levou Adão e Eva ao pecado, foi descrita como o mais astuto dos animais no Jardim do Éden. A conversa que ela teve com Eva, parecia afável e desinteressada... ela soube conduzir bem o diálogo, foi sabida. De verdade, a serpente não se apresenta de qualquer maneira, se esconde, se esquiva, parece planejar bem as suas ações. Talvez seja nesse sentido que Jesus disse: imitem a prudência da serpente ou seja a sua sabedoria. As pombas são criaturas doces, próximas, mansas... chegam pertinho pra comer o que a gente oferece. A orientação do Mestre foi, no exercício da missão que comporta sempre dificuldades, ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.  
Guardando a mensagem
Jesus enviou os doze em missão. Com eles, todos nós somos enviados. A missão é proclamar a proximidade do Reino de Deus. Nós a realizamos pelo testemunho de vida, por ações e pelas palavras que proclamamos. As ações estão descritas simbolicamente em quatro tarefas: restaurar a dignidade humana, anunciar o perdão dos pecados, promover a vida e vencer o mal que domina as pessoas. Na realização desta missão, muitas dificuldades e perseguições podem nos aguardar. Assim, Jesus nos dá essa orientação: ‘tenham a mansidão das pombas e a sagacidade das serpentes’. A simplicidade e a esperteza. Ser simples, mas não ser bobo.
Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A descrição que fazes da pressão, das perseguições, dos julgamentos a que poderemos ser submetidos por causa de nossa fé nos assusta. Mas, tu nos tranquilizas de muitos modos. Sobretudo, nos garantes a assistência do Santo Espírito, que nos dará as palavras certas, que tomará a nossa defesa. Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), responda a esta pergunta: Em que você está precisando ser mais perseverante? 

Se você ainda não conhece a AMA, a Associação Missionária Amanhecer, visite o site www.amanhecer.org.br

Pe. João Carlos Ribeiro – 12 de julho de 2019

13 comentários:

  1. Senhor Jesus não é fácil mais com ajuda do Espírito santo. Tudo é possível.Amm.

    ResponderExcluir
  2. Q bom ouvir e ver palavras tão simples ao mesmo tão Divinas. Obrigada Pe por tanta dedicação e trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Peço oração por meu marido Rodrigo que está adoentado e meus Vinícius e Isadora

    ResponderExcluir
  4. Sua bênção! Amo as suas reflexões padre,Deus o abençoe poderosamente e guarde todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Peço orações pra minha filha que esta muito doente. Que Deus tenha misericórdia e restabeleça sua saude

    ResponderExcluir
  6. Sua bênção. Peço oração pela minha saúde, tenho um problema sério na coluna.

    ResponderExcluir
  7. Sua bênção! Padre Carlos, que Deus abençoe cada dia mais sua vida sacerdotal, e me der o dom da sabedoria e da simplicidade para conduzir meus 4 filhos e os que me rodeiam no caminho do céu amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. sua bença.
    Deus abençoe à minha Família
    meus netos .abençoe todos os doentes que receba de ti às suas bênção .
    eu te Adoro meu Deus e meu Senhor. amém

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. Padre publique um livro com as meditações diárias.

    ResponderExcluir
  10. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço pelas chuvas que estão caindo no nordeste. Todavia, me conceda a graça para LHE oferecer bons sacrifícios e boas oferendas. Me conceda a graça para não ter medo de fazer o que é certo. Me conceda a graça de caminhar sempre comigo. Me conceda a graça de abençoar e proteger todas as famílias. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para ser simples e prudente. Me conceda a graça para vencer as dificuldades e as perseguições. Me conceda a graça para testemunhar o Evangelho. Me conceda a graça de falar conforme a VOSSA vontade. Me conceda a graça de perseverar até o fim. Me conceda a graça de ganhar a salvação eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.







    ResponderExcluir
  11. OBRIGADO MEU DEUS PÓR MAIS UM DIA DE VIDA É PÓR TUDO AMÉM 🙏🙏🙏DEUS ABENÇOE NOSSO QUERIDO PADRE JOÃO CARLOS LINDO AS BÊNÇÃO DIÁRIAS AS DIVINAS PALAVRAS DA FÉ EM JESUS GRAÇAS A DEUS AMÉM 🙏🙏🙏GRATIDÃO SEMPRE AMÉM🙏BOA NOITE.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS