PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NESSA VISITA, EU ESTAVA LÁ

NESSA VISITA, EU ESTAVA LÁ


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

21 de julho de 2019.

Um belo domingo para darmos uma volta com Jesus. Uma volta, não. Vamos acompanhá-lo na sua caminhada. Ele está indo para Jerusalém. Com ele, vão seus discípulos e um grupo de discípulas. E nós também, que já estamos caminhando com eles. Vamos devagar, pra ninguém ficar pra trás. Chegamos ao povoado de Betânia. Hora de descansar um pouco. A chegada de Jesus é motivo de alvoroço no povoado, claro. Uma família oferece hospedagem. O evangelho não diz se todo o grupo ficou hospedado ali ou se ficaram em várias casas. Mas, nós vamos ficar com ele, pra gente não perder nada, claro.

A casa é da família dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. Pelo jeito, Jesus já é conhecido e se ainda não for amigo deles, pode contar, vão ficar muito próximos. Marta é a irmã mais velha, a dona de casa. E ela recebe Jesus, com muita alegria. Jesus entra. Nós também. Toma água. Pergunta pelo amigo Lázaro. Está em viagem. Senta-se. As coisas vão voltando ao normal. Claro, tem sempre alguém do povoado passando pra conferir. Muita gente quer ver Jesus de perto. Maria, a irmã de Marta, está ao lado de Jesus. E senta-se aos seus pés, como outros discípulos também. Esse negócio de se sentar no chão, pertinho do Mestre, era uma coisa comum. O apóstolo Paulo, por exemplo, que foi aluno de um famoso professor da Lei chamado Gamaliel, conta que se sentava aos pés do seu mestre para aprender os seus ensinamentos. Você não quer se sentar também aos pés de Jesus? Fique à vontade.

Jesus começa a conversar sobre as coisas de Deus, sobre o Reino. Fala com uma voz mansa, gostosa de se ouvir. Conta histórias, os discípulos riem... E Maria, ali, sentadinha aos pés do mestre, escutando suas palavras. Nós também. Que momento lindo! E onde anda Marta, a irmã mais velha, a dona da casa? Pela batidas das panelas, está na cozinha preparando a refeição. Ajeita uma coisa, ajeita outra. Mexe uma panela, lava um prato, tira um negócio do armário. Vai pra lá, vai pra cá, toda preocupada. Quer fazer o melhor e tem pressa. Pra Jesus, o melhor.

E Jesus contando suas histórias, conversando coisas tão simples e tão profundas...  Lá vem Marta, interrompendo a conversa. Cara de aborrecida, avental azul claro, com o pano de prato na mão. Reclamou da irmã e de Jesus também, ao que parece. “Senhor, tu não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço?”. Eita! Deu aquele silêncio... Jesus respirou fundo... “Marta, Marta, tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma coisa só é necessária”. E disse mais alguma coisa como “Maria escolheu a coisa melhor. Não vamos tirar isso dela”.

Marta voltou pra cozinha, pensativa. E a conversa continuou na sala, até que chegou a hora da refeição.

Guardando a mensagem

Há uma grande diferença quando você se hospeda num hotel ou numa casa de amigos. No hotel, fazem tudo pra você: carregam sua mala, entregam a chave do apartamento, informam a que horas abre o restaurante. São gentis e educados. E lhe deixam só. Em casa de amigos, você é recebido com um abraço, servem logo um cafezinho, querem saber como você vai, tomam a refeição com você e mal lhe deixam descansar um pouco no quarto, pois vêm logo perguntar se está precisando de alguma coisa. Não fazem apenas coisas pra você, dão atenção a você, estão com você. É muito diferente.

Marta estava fazendo coisas pra Jesus, preparando a refeição, a mesa, a louça. Maria estava com Jesus, conversando com ele, ouvindo suas palavras. Discípulo não é quem faz coisas pra Jesus, mesmo que sejam coisas boas e necessárias: participar no dízimo, limpar a capela, participar da campanha para os pobres. Coisas boas, necessárias. Discípulo é quem está com Jesus, ouvindo sua palavra, conversando com ele, aprendendo a viver com ele. É isso que dá sentido a tudo o mais.

Jesus não reclamou que Marta não estivesse também sentada escutando suas palavras. Disse que ela estava preocupada, ansiosa demais, agitada por muitas coisas. A coisa mais necessária seria prestar atenção ao seu hóspede, estar com ele, não apenas fazer coisas para ele.  

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Nós temos alguma coisa de Marta e de Maria. Como elas, nós te acolhemos em nossa vida, em nossa casa. Às vezes, ficamos tão ocupados com coisas a fazer, que te esquecemos na sala. Andamos ansiosos, preocupados, tensos demais com as responsabilidades da vida e perdemos de estar ao teu lado, colocando-te no centro de nossa existência e aprendendo contigo o sentido de tudo o que fazemos. Tens razão. Sem darmos atenção e prioridade à escuta da Palavra e à Oração, nos perdemos no corre-corre da vida, dos afazeres da casa, em nossos empenhos profissionais. Senhor, queremos estar contigo, como Maria. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Deste seu dia de 24 horas, quanto tempo você reservou hoje para estar com o Senhor? Você tem muitas coisas pra fazer, mas uma só é fundamental.

Pe. João Carlos Ribeiro – 21 de julho de 2019.

30 comentários:

  1. Jesus hoje mesmo também seja louvado 🙏 amém

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia meu Mestre Amado, meu Pastor, meu Guia. Jamais quero deixar você sozinho na minha sala. Você pode bater a qualquer hora do dia ou da noite. Quero te acolher sempre, sempre. Eu preciso muito escutar a tua Palavra , os teus ensinamentos. Fica conosco Senhor , já é tarde e a noite já vem!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Tds os dias dedico um tempo para está perto de Jesus ouvir a palavra! Jesus seja louvado hoje e sempre!!🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. E verdade. Um bom dia.padre João Carlos senhor eminha luiz.minha país Amém.amem🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Maria escolheu a melhor Marte escutar Jesus

    ResponderExcluir
  6. Jesus abençoe a minha família. Família França e familia Freire.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa meditaçã, Pe. João Carlos!!
    Que o tempo primeiro seja para o Nosso Senhor Jesus.
    Bom dia e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. A sua bênção padre João !
    É muito bom ouvi lo ,obrigado .
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  9. Amém!Senhor obrigado por ouvir e nunca deixar de ter tempo para te ouvir e te louvar.

    ResponderExcluir
  10. Amém! Bom dia Padre sua bença, que eu tenha sempre tempo pra ti meu Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Amém!Meu Deus e meu tudo.🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Veraluciaferreiraverinha126@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Sua bênção Padre,é muuto bom ouvir o evangelho proclamado pelo Senhor,o Senhor é o verdadeiro dicipulo de Jesus,pois espalha a palavra de Deus por onde andas.Obrigado por me deixar fazer parte deste banquete.Amo ouvir seus comenrarios a respeito de Jesus,Obrigado por nos evangelizar.Fica conosco Jesus.Nao ke deixe ficar ansiosa e atarefafa sem ter tempo para ti.

    ResponderExcluir
  14. bom dia padre João Carlos amém obrigado por entrar na minha casa todos os dias

    ResponderExcluir
  15. Senhor tende piedade de Bruna.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia
    Senhor que eu dei e como Maria
    Que eu saiba escolher a melhor parte

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos muito bom estar com o senhor pois escuto os mandados do meu pai através ti eu lamento por imitar Marta mais tenho certeza que meu pai é tão misericordioso com todos nós e educado que espera a hora para poder estar comigo Senhor me perdoa e me transforma eu quero que não deixe eu ser a pessoa que sempre desagrada durante a caminhada da vida .

    ResponderExcluir
  18. Senhor faça o melhor para minha vida!!

    ResponderExcluir
  19. Senhor, abençoe minha família. Amém!

    ResponderExcluir
  20. Nossa família e o Padre e meus amigos com às Bênçãos de Jesus!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde! Amém! Bom domingo para todos!

    ResponderExcluir
  22. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço por todas as crianças que já nasceram no mundo. Entretanto, me ajude adorá-Lo da melhor forma possível. Me ajude servi-Lo com humildade e amor. Me ajude ser hospitaleiro e generoso. Me ajude repartir o alimento com os famintos. Me ajude viver com alegria. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude escutar, aprender, viver e transmitir a VOSSA palavra com fidelidade. Me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude evitar a preocupação e a agitação. Me ajude escolher a melhor parte. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado LIBERTADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada,Padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  24. Alô meu Deus,
    havia tanto tempo
    que não não mais
    O procurava...

    ResponderExcluir
  25. DEUS abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS