PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MADALENA, A DISCÍPULA DE JESUS

MADALENA, A DISCÍPULA DE JESUS

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

22 de julho de 2019.

Sendo hoje o dia de Santa Maria Madalena, a Igreja nos apresenta essa bela página do evangelho de São João. Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula. Uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. João não menciona esse dado. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado, no batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus. Uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Olha os passos... 1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro. 2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo. 3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus. 4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo. 5º. Ela viu Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro. 6º. Ela reconheceu Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome. 7º. Ela foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor. Sete passos de Madalena, sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus ressuscitado.

Veja que, no começo, tudo está escuro. Foi ao túmulo, quando ainda estava escuro, diz o texto.  Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. Depois vem o encontro com a tradição da fé que pode iluminar a compreensão da comunidade. Qual é, no fundo, o drama? Pelo pecado, fomos expulsos do paraíso. Ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus.  Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é o caminho de Madalena, é o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.
 
Prosseguindo um pouco mais -  é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse passo. Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo torna-se um missionário: ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’.  O sétimo passo é anunciar aos outros: “Eu vi o Senhor!”

Guardando a  mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, a de ontem e as de hoje. Podemos ver, no evangelho de hoje, sete passos, o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Contemplamos, hoje, em tua discípula Maria  Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. E o que fez toda diferença foi tu a teres chamado pelo nome: “Maria”. Ela reconheceu tua voz, ela se sentiu conhecida e amada por ti. Foi uma experiência de encontro pessoal contigo. Sem esse encontro pessoal contigo, permanecemos tateando, procurando, meio perdidos. Tu nos chamas pelo nome, o nome que recebemos no batismo, quando acolhemos a vida nova da graça.  Ajuda-nos, Senhor, a não ficarmos marcando o passo, mas progredirmos no conhecimento de tua palavra, para que ela nos ilumine e com ela possamos iluminar os outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os sete passos do seu próprio crescimento em Cristo.


Pe. João Carlos Ribeiro – 22 de julho de 2019.

25 comentários:

  1. Vou conmessar o dia em nome do pai filho espírito santo Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Obrigado senhor Jesus por ter nos enviado um discípulo para nos chamado João Carlos. Obrigado pai de bondade.

    ResponderExcluir
  3. Sete passos de Madalena
    Sete passos da Comunidade Cristã
    Sete dias da criação
    Sete diáconos
    Setenta vezes sete devemos perdoar

    Obrigado Bom Pai Misericordioso

    ResponderExcluir
  4. Amém obrigado padre João Carlos por entra na minha casa com aplavla de Deus um bom dia🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém, padre João Carlos que Deus tenha misericórdia de todos nós

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Senhor! Obrigada Padre João Carlos por nos ensinar de maneira didática a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,gradecer por tamanha palavra de Deus para nós a cada dia ele nós encher de amor de Deus obrigada

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Senhor por tudo, pela saúde de meu filho que está sendo restaurada. Que Jesus o livre de todos os males e perigos da vida e todas enfermedades, amém. Deus o abençoe muito e a toda nossa família, amém

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Senhor por nos enviar Padre João,para anunciar com tanto amor a vossa palavra,é uma bênção
    em nossa vida!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por esta linda meditação. Ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus Cristo quero seguir sempre esse Jesus misericordioso.Amem...

    ResponderExcluir
  12. A paz esteja com senhor padre João Carlos, felizes Samos nós de termos um grande pastor, para orientar no nossos rebanhos , agradecemos a Deus de colocar o senhor em nossos caminhos.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia em nome do pai do filho é do espírito santo o Evangelho de hoje é belíssimo

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre continue com esse otimo lindo maravilhoso trabalho amem....

    ResponderExcluir
  15. Senhor tende piedade de Bruna.Amem

    ResponderExcluir
  16. Amém Padre! Gostei muito desses 7 passos de Maria Madalena que o senhor pede para a gente anotar, essas reflexões nos engrandecem muito, é uma verdadeira catequese. Obrigada padre, por nos evangelizar, inclusive, por coincidência, fui passar final de semana na casa do meu irmão e sugeri que colocassem o filme de Maria Madalena, que está na NetFlix, é maravilhooooooso viu! Muito bom, quem não assistiu, eu recomendo, vcs vão amar.

    ResponderExcluir
  17. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me conceda a graça de encontrar o amor da minha vida. Me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para ser protegido pelos santos anjos. Me conceda a graça para anunciar a VOSSA santa palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos.eu escuto todos os dias a sua explicação da palavra do evangelho e muito gratificante para me a sua explicação do evangelho obr por sua dedicação atenção e explicação Deus te abençoe obr.peco oraçoes por minha familia apesar de estarmos bem graças a a Deus.mais e sempre bom e a oração e sempre ben-vinda obr abraço.nome da minha familia filha Jessica meus netos João e Giovana e para meu esposo Walter obr.fica com Deus Amem

    ResponderExcluir
  19. Senhor que saibamos te reconhecer em nossas vidas e assim anunciarmos a tua palavra. Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS