PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS ALIVIA O PESO DE SUA VIDA

JESUS ALIVIA O PESO DE SUA VIDA

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28).
18 de julho de 2019.
Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.
Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.
Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Ele nos tranquiliza:  o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.
Guardando a mensagem
Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.
Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28).
Vivendo a palavra
Senhor Jesus,
É grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; o desencanto com a situação política do país... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.

Pe. João Carlos Ribeiro – 18 de julho de 2019.

31 comentários:

  1. Amém 🙌 venha Jesus nos meus fardos principalmente no vício do cigarro. Bom dia Padre 🙏😘

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos muito lindo apalava. Amém amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. 🙏🏾🙏🏾🙏🏾É a certeza da presença de Jesus em minha vida que tenho paz mesmo na tribulação, Ele realmente me ajuda a carregar os fardos 🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde padre, amo Recife, se for da permissão de Deus, daqui pro final do ano, retorno a Recife e quero lhe conhecer.

      Excluir
  4. Senhor meu amado Jesus. Hoje nesta manhã que tu nos concedes viver eu quero depositar em teu coração humilde e manso a Eliane e suas quatro crianças que, por causa da bebedeira da mãe.... foi expulsa da casa e estão na rodoviária em Rondonópolis. Jesus é muito sofrimento que ela carrega dentro de sí. Olhe pra ela Jesus... tenha compaixão das crianças. Ilumina-a Senhor com a tua Palavra cheia de esperança. Maria passa na frente e vai ao encontro dessa sofredora com um fardo muito pesado.
    Te amo Jesus. Te peço Jesus por esta jovem mãe e suas lindas crianças....

    ResponderExcluir
  5. Amém Jesus ! Obrigado por mais um dia pai .
    Eu te peço saúde da Adriana ela esta lutando contra o câncer .
    E por Paulo Cesar q esta acabando com tudo com jogo e o alcool,principalmentente com o sossego faz familia !
    Entrego nas tuas mãos senhor Jesus e seja feita a tua vontade .
    Obrigado pai !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Jesus deseja libertar-nos !
    Do ódio!
    Das mágoas !
    Da mentira !
    Livra-nos ó Deus de amor e misericórdia!
    Amém

    ResponderExcluir
  7. Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏 amém 🙏

      Excluir
    2. Linda mensagem,de fé e esperança....
      Só em Deus conseguiremos a cura para liberação desses problemas

      Excluir
  8. Senhor Jesus vem sobre mim dai-me paz e tira Senhor todo o fardo que eu estou carregando nesse momento me liberta do que eu estou passando e também Senhor todos que estão passando por algum momento difícil abençoe a todos nós Jesus vem Senhor nos libertar de todo o mal amém padre obrigado por este momento de oração

    ResponderExcluir
  9. Senhor diante de ti venho pedir-te que dai-me força pra superar a morte do meu marido foi no dia 26 de Janeiro ele cometeu o suicidio por depressão ou o levei ao médico e o mesmo falou que era eu que gostava de levar ele ao médico e criava doença mais ele estva bem até hj não consigo acreditar que estou passando por todo esse sofrimento e chego a pensar que ele ainda vai voltar choro todos os dias escondida dos meus filhos agora chego lembrar dele das brincadeiras de tudo tem hs que mim dá um desespero grande de sair esmurrando tudo senhor mim ilumina meu senhor Jesus ajuda a superar essa grande perda da minha vida.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre, pesso orações por mim e meus irmãos, que no dia16 ontem ontem Deus recolheu nossa mãezinha para se tornar um anjo, uma 🌟 la no céu, é uma dor que só o tempo de Deus será curada.

    ResponderExcluir
  11. Derrama Senhor sobre minha família: saúde, paz e felicidade. Amém! Pela família França e família Freire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor obrigada pelo dia de hoje e vou peço a graça de continuar dando saúde ao padre João Carlos, para que ele nos trazer a mensagem diária, c tanto amor.

      Excluir
  12. Amém e que a paz de Cristo esteje conosco

    ResponderExcluir
  13. Que o Senhor Deus seja a força necessária para vivermos o dia de hoje.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Deus por mais um amanhecer, que tenha o dia de hoje bem melhor do que de ontem, abençoe minha família as famílias do mundo inteiro, amém!

    ResponderExcluir
  15. Amém que a paz de Jesus e o amor de Maria esteja conosco

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Deus por mais um dia que seja abençoado mais do os outros dias.Amém

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus Cristo eu creio que esse fardo com as suas misericórdias vai se tornar leve, para honra e glória do teu nome, Amém.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus,pesso paz no coração da minha filha e no meu alivia meu coração e da a ela direção no senhor de saúde sabedoria e fé para minha família minhas cunhadas a cura amém

    ResponderExcluir
  19. Jesus manso e humilde de coração fazei os nossos corações semelhante ao vosso amém

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Jesus por mim ajuda com o meu fardo liberta-mim

    ResponderExcluir
  21. Que Deus continua abençoando a mim e toda nossas família hoje e sempre obrigado senhor Jesus por tudo

    ResponderExcluir
  22. Bendito seja Deus por sua palavra apresentada por esse grade ser que é o Padre João Carlos. Suas mensagens me despertam para buscar as coisas do alto e me refazer diante do pai. E assim cansada pelo peso dos fardos nas minhas limitaçõe, tribulações e dificuldades impostas, me entrego nas mãos de Deus pela fé e certezapela de sua presença em minha vida clamo pelo alívio e direcionamento no caminho certo para a vítoria!

    ResponderExcluir
  23. Deus glorioso,eu te louvo,pela oportunidade de te amar e agradecer pela sabedoria e força que estou encontrando. Glorias e glorias a ti🙏🙏🙏🙏❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  24. Senhor olhai por minha mãe que ao empurrar um guarda roupa veio a causar fraturas em toda coluna cervical e lombar, o que a levou a sofrer duas intervenções cirúrgicas que não surtiram o efeito desejado de tirar as fortes dores e restituir os movimentos de seus membros inferiores, e infelizmente algubs filhos a deixaram sem o devido apoio, o que tenho feito e muito porém pouco para suas atuais necessidades, a acompanho nas consultas compro a medicação, mais esta ficando difícil para um.só arcar com tamanho gasto e necesdidade, olhe Senhor por ela abençoando-a.
    O filho.

    ResponderExcluir
  25. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez na vida da humanidade. No entanto, me ajude vencer a opressão e a injustiça. Me ajude fazer boas ofertas e boas orações. Me ajude com prodígios e bênçãos. Me ajude procurá-Lo com fé e confiança. Me ajude descansar santamente. Me ajude ser manso e humilde de coração. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS