PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DE ABRIR AS PORTAS

HORA DE ABRIR AS PORTAS

No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo (Mt 10, 5)
10 de julho de 2019.
Jesus chamou os doze, deu-lhes poder sobre a doença e sobre o mal e os enviou em missão. Entre outras coisas, recomendou que avisassem ao povo que o Reino estava próximo.  O evangelista Mateus, por escrever seu evangelho entre comunidades formadas por judeus, evita dizer o nome “Deus”, substituindo-o por “céus”. Reino dos céus. Doze é uma representação do povo de Deus e de sua organização, de sua liderança. O povo do Antigo Testamento era o povo das doze tribos, dos doze patriarcas. A escolha e o envio de doze líderes mostra a intenção de Jesus: ele está construindo um novo momento do povo de Deus, o povo que estará unido a Deus pela nova e eterna aliança.
Jesus dá várias instruções aos doze. De uma forma ativa, eles se associam à missão de Jesus. E a missão de Jesus está descrita um pouco antes, no final do capítulo 9: Jesus vendo as multidões, se compadeceu delas e as ensinava, pregando o Reino de Deus e curando as suas enfermidades. Compadecia-se de sua situação e lhes anunciava o Reino de Deus que chegou com ele para liberdade e salvação de todos. Eles deviam anunciar que o Reino estava próximo, isto é, aproximou-se, chegou para eles. O Reino é Deus nos salvando em Cristo.  Assim, os apóstolos pelo caminho devem avisar ao povo essa novidade, com palavras, mas também com gestos e ações onde se reconheça que Deus está agindo em favor do seu povo necessitado. O Reino é Deus nos libertando. É isso que está sinalizado nas curas de enfermidades e expulsões de espíritos impuros.
Meditando o evangelho, nos damos conta do amor de Deus que vem nos encontrar, da presença de Jesus que continua nos buscando e nos encontrando nos caminho de nossa vida e de nossa história. Nossa tarefa é também avisar a todos que o Reino do amor de Deus chegou, vencendo o ódio, a dor, o pecado. Esse é a boa nova, o evangelho a ser anunciado; a grande novidade a ser comunicada.
Guardando a mensagem
A missão de Jesus é anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é o próprio Jesus entre nós, nos libertando. Ele anuncia o Reino com a pregação, mas também o concretiza com ações pelas quais as pessoas estão sendo resgatadas da doença, da exclusão, da dominação do mal, do pecado. Escolhendo e enviando doze em missão, Jesus está visivelmente construindo um novo momento de organização do povo eleito em aliança com Deus. A missão dos doze, como a de Jesus, é anunciar a proximidade do Reino. O Reino, por meio de Jesus, se aproximou de nós, está bem pertinho, agora é só a gente abrir as portas para acolhê-lo; as portas do coração, de nossa vida familiar, de nossa vida em sociedade.
No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo (Mt 10, 5)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Mandaste os doze anunciar ao povo, pelo caminho, que “o Reino de Deus está próximo”, que o céu se aproximou para resgatar e sarar toda ferida. A nós que vivemos imersos em um mundo materialista, esta palavra nos consola: Deus não nos esqueceu, ele vem ao nosso encontro, com o seu Reino. Concede-nos, Senhor, que não percamos o horizonte da vida eterna, mesmo carregando os fardos de nossa existência, às voltas com as tarefas de cada dia. Que no corre-corre de nossa vida, permaneça sempre no nosso coração esse sentido do teu Reino, reino de amor e justiça que começa aqui, mas só se realiza plenamente na eternidade. Dá-nos, Senhor, viver lembrados e embalados por essa verdade do teu amor: O Reino está próximo, está pertinho de cada um. É só abrir a porta do coração e deixar-te entrar. Tu anuncias o Reino, tu fazes o Reino de Deus acontecer entre nós com tua palavra e teu poder restaurador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Repita várias vezes, durante o dia de hoje, aquela palavrinha do Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 11 de julho de 2019.

28 comentários:

  1. Venha a nós o vosso Reino

    ResponderExcluir
  2. Venha a nós o vosso reino !!!
    Amém Deus seja louvado !

    ResponderExcluir
  3. Venha a nós o vosso reino!!!

    ResponderExcluir
  4. Venha a nós o vosso reino!!!

    ResponderExcluir
  5. Venha a nós o vosso reino!!

    ResponderExcluir
  6. Venha a nós o vosso reino!!!

    ResponderExcluir
  7. Venha a nós o vosso reino!

    ResponderExcluir
  8. Venha a nós o vosso reino!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos amém como é bom escuta suas meditação obrigado Jesus ti ábemsoi

    ResponderExcluir
  10. venha a nos o vosso Reino Amém 🙌

    ResponderExcluir
  11. Venha a nós o vosso reino?

    ResponderExcluir
  12. Venha a nós o vosso Reino.
    Amem

    ResponderExcluir
  13. Venha a nós o Vosso Reinp

    ResponderExcluir
  14. Como me faz feliz ler e ouvir todas às manhãs a palavra do Senhor!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    Venha a nós ao vosso reino.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Venha a nós ao vosso reino

    ResponderExcluir
  17. Venha a nós o Vosso REINO, de paz justiça e amor

    ResponderExcluir
  18. Venha Senhor o vosso Reino. Principalmente na vida dos mais afastafastados de Ti.

    ResponderExcluir
  19. Ana Maria10/7/19 15:09

    Amém! Cada dia, nos alimentamos, com a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  20. Ana Maria10/7/19 15:12

    Venha nós, o vosso reino! Amém!

    ResponderExcluir
  21. Venha a nós o vosso Reino!!! 🙏

    ResponderExcluir
  22. Muito edificante para nós

    ResponderExcluir
  23. Venha a nós do vos Reino

    ResponderExcluir
  24. Venha a nós o vosso Reino!!
    AMÉM!!

    ResponderExcluir
  25. O céu se aproximou de nós... Jesus, com sua Palavra!

    ResponderExcluir
  26. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA igreja. Entretanto, me conceda a graça para ser generoso, compassivo e misericordioso. Me conceda a graça para vencermos a opressão e a fome da humanidade. Me conceda a graça para ter o santo temor. Me conceda a graça para evitar o pecado e a iniqüidade. Me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Me conceda a graça, curando os doentes da alma e do corpo. Me conceda a graça para ser obediente. Me conceda a graça para trabalhar pela conversão dos pecadores. Me conceda a graça para anunciar que o Reino dos Céus está próximo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.



    ResponderExcluir
  27. Fica comigo Senhor e venha a nos oseu reino

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS