PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONVIVER COM TODO MUNDO, SEM SER TODO MUNDO

CONVIVER COM TODO MUNDO, SEM SER TODO MUNDO


Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos (Mt 13, 40)

30 de julho de 2019

O que é que a gente faz com tanta maldade nesse mundo? Não dá pra gente criar um mundo separado. Os fariseus tinham esse complexo. Eles se sentiam os santos e queriam viver apartados dos pecadores. Jesus ensinou que a gente precisa saber conviver com todo mundo, sem ser todo mundo. Precisamos aprender com Deus que é tolerante, paciente, lento em julgar. No livro do Êxodo tem essa apresentação de Deus: “Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune” (Ex 33). 

Jesus contou a parábola do joio e do trigo. Um homem semeou boa semente de trigo em seu campo. De noite, veio o inimigo e semeou o joio. Cresceram juntos, trigo e joio. Quando começaram a aparecer as espigas, notou-se que no meio do trigo havia o joio. Na verdade, não é fácil diferenciá-los. O joio tem cara de trigo. Mas, as espigas são diferentes. Os grãos do joio não são bem organizados na espiga como os do trigo e são venenosos. Os empregados queriam arrancá-lo. Mas, o proprietário não deixou. Isso afetaria gravemente o trigo. É que as raízes do joio são rasteiras e saem se entrecruzando com as do trigo. Deixassem chegar o tempo da colheita. Aí, sim, arrancariam primeiro o joio e o queimariam. E recolheriam o trigo no celeiro.

Jesus, à parte, em casa, com os discípulos deu uma explicação a essa parábola. O homem que semeia a boa semente é ele mesmo, Jesus. O trigo são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao maligno. No fim dos tempos, os anjos farão a ceifa. E cada um terá o seu destino: os maus para o fogo eterno, os justos para a glória.

Uma primeira lição é nos precaver, vigiando para que a nossa plantação não seja infectada pelo joio. O inimigo age na calada da noite, "enquanto todos dormem", como Jesus contou na parábola. A semente boa tinha sido plantada durante o dia. Plantar durante o dia, ótimo, mas vigiar também para que, de noite, não venha o inimigo e infiltre o joio na plantação. É preciso estar vigilante também durante a noite. O dia pode representar a clareza e a transparência com que a gente precisa agir. Quando a coisa é pública, é comunicada, é acompanhada por outros, o mal fica com menos chance. Coisas escondidas, conversas à meia voz, segredinhos... são campo fértil para a ação do inimigo. Claro, uma coisa é o direito à privacidade. Outra, a ação às escondidas acobertada pela mentira, pela falsidade, pela impunidade. É aí que o mal se infiltra, que o inimigo semeia o joio em nossa plantação.

Uma segunda lição é, que neste mundo, vivemos misturados joio e trigo. Não é o caso de adotarmos o jeito fariseu de querer viver separados, de formarmos guetos cristãos. Somos fermento na massa. Mesmo vivendo com todo mundo, não podemos ser todo mundo. Os valores do Reino é que nos guiam, não os valores do mundo. Jesus mesmo pediu, em prece, ao Pai, na última ceia, que não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do maligno. O nosso lugar é o mundo mesmo, junto com o joio. Mas, não para nos tornarmos joio, mas antes para ajudar o joio a dar bons frutos, não frutos venenosos. De toda forma, Deus é quem é o juiz. Assim, já sabemos que o fim do joio é muito ruim. Para o celeiro, só vai o trigo.

Guardando a mensagem

O mal existe. O diabo ainda não se aposentou. Nem está de férias. E tem muitos assessores. E aproveita quando o agricultor dorme, para plantar sua semente ruim na sua vida, na vida de sua família, em sua comunidade, em nosso país. É preciso vigilância. O mundo é movido por muitos interesses, nem todos eles legítimos. A parábola do joio e do trigo também nos estimula a tomar distância de coisas escondidas, de situações dúbias, de escolhas duvidosas em situações de pouca clareza. Outra lição desta parábola é a necessidade de, mesmo vivendo próximos joio e trigo, continuarmos a ser trigo, não nos deixando influenciar pelo mal. Como fermento na massa, sejamos nós a influenciar em favor do bem, da justiça, da paz, da fraternidade.

Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos (Mt 13, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos ensinaste a rezar, no Pai Nosso, “Livrai-nos do mal”. Ajuda-nos, Senhor, a estar vigilantes para que o inimigo não semeie joio na nossa plantação de trigo, na nossa família, na nossa comunidade. Ensina-nos a conviver com quem é joio, sem exclui-lo, mas sem imitá-lo ou deixar-nos cooptar pela desonestidade, pela infidelidade, por suas más ações. Antes, sejamos capazes de ajudá-los a dar frutos bons, antes que chegue o dia final da colheita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que estão semeando joio na sua plantação? Hoje, pen

Pe. João Carlos Ribeiro – 30 de julho de 2019.

27 comentários:

  1. Que o senhor esteja sempre nos livrando do mal, que eu nunca seja joio 🙏

    ResponderExcluir
  2. Obrigado senhor Jesus por nós livrar do joio !
    A sua bênção padre João !

    ResponderExcluir
  3. Sua bença padre! Amei estas explicações do joio!
    Que o senhor Jesus Cristo nos oriente sempre do joio

    ResponderExcluir
  4. Se fui ou sou joio na vida de alguém, quebra essa muralha Senhor.!Amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos e a ama, que Deus continue os abençoando e iluminando. Estas mensagens são excelentes para minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Jesus que me dê sabedoria para não plantar o joio na minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor por tudo com que me abencoates em minha vida. Senhor olhai minha neta Bruna e vós peço misericórdia para ela. Peço a Vós Senhor paz para o Brasil.Amem

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre, muito agradecida por sua atenção para comigo, e muitos de nós! Agradecida pelas palavras diárias que me envia. Padre não tenho certeza se estão tentando implantar o joio em minha familia... Más uma coisa é certa rezo ! Rezo por mim, minha familia e por todos nós que Deus e a virgem Maria, nosso senhor Jesus Cristo e São José ! Esteja sempr a nossa frente intercedendo por todos nós, de acordo com nossas necessidades, pois eles tudo vêem e sabe ... Como o merecimento de cada um de nós. Padre quero lhe pedir que coloque o nome das minhas filhas em oração : Bruna Camily dos anjos Pereira 18 anos ( para saúde ; espiritual, emocional e fisica.) Nara Cristine dos santos caboclo 14 anos ; saúde espiritual, emocional e obdiência a nós pais. E Yasmim Vitoria dos Anjos Batista tem 8 anos para que sempre prossiga no bom ccaminho de Deus. E assim todos nós da minha familia e todas as outras. Amém.

    ResponderExcluir
  9. O Senhor é Santo e todos os dias nós dá a oportunidade de buscar a santidade .a su palavras nos ensina todos os .cabe a cada alimentar se dá palavra e a cada dia ser tornar melhor.amando uns aos outros.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Pe João Carlos pela reflexão.... Deus continue iluminando-o para ajudar a tantos na reflexão sobre a Palavra

    ResponderExcluir
  12. Bença padre a sagrada família abençoaa o senhor reze ave Maria p. As Obras de Nossa senhora da Piedade. Agradeço por tantas bença em minha Família .

    ResponderExcluir
  13. Obrigada padre pelas meditações profundas. Elas estão me ajudando muito para as minhas meditações tb ajudando o povo nas comunidades. Abraço grande. Ir. Edivânia (Filha da Igreja).

    ResponderExcluir
  14. Bom dia João Carlos
    Peço sempre a Deus para q nunca seja esse joio

    ResponderExcluir
  15. bom dia muito para todos

    ResponderExcluir
  16. Senhor nos ajuda a ver verdadeiros cultivadores de tua palavra semeando bons frutos e cuidando para que também deem boa colheita fazendo a tua vontade

    ResponderExcluir
  17. Obrigado padre João Carlos pela leitura do evangelho tão bem esplicada Deus abençoe o senhor sempre

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada padre João Carlos pela leitura, estou muito feliz por receber todos Os dias um evangelho tão bem explicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço a nosso Deus e a nossa senhora a graça de ser uma fiel cristã para que a semente nasça e cresça e de frutos cem por um.

      Excluir
  19. Boa noite que Deus nos livres de todo o mal que Jesus faça morada em nosso lar protegendo a nossa família

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS