PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SERENIDADE É O BRILHO DA FÉ

A SERENIDADE É O BRILHO DA FÉ

Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo (Mt 8, 25).
02 de julho de 2019.
Foi este o pedido de socorro dos discípulos a Jesus que estava dormindo, na barca. Estavam no meio de uma grande tempestade, a barca estava sendo coberta pelas ondas. E no meio dessa preocupante situação, Jesus dormia, calmamente. Eles o acordaram aos gritos: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo”.
Jesus acordou, certamente sem muita pressa. E lhes fez uma pergunta muita séria: “Por que vocês estão com tanto medo, gente fraca na fé?”. Levantou-se e repreendeu os ventos e o mar, e estes se acalmaram. O medo é a reação de quem se sente acuado, sem saída. O medo é a resposta de quem não tem fé ou de quem tem uma fé muito fraca.
Podemos nos perguntar, por que  Jesus estava dormindo àquela hora, na barca, em pleno lago da Galileia? Bom, talvez estivesse cansado. É que a sua vida era uma loucura. Está escrito no Evangelho que ele nem tinha tempo para comer, tantas eram as pessoas que o procuravam. E, além da atenção permanente às pessoas, havia os longos deslocamentos a pé, o cuidado permanente com a formação dos discípulos, as noites de oração...  tudo isso contribuía para o seu cansaço. Possivelmente, o seu sono era de cansaço.
Mas, há outra coisa que podemos considerar também. Quem dorme assim na barca, ou no avião ou no carro, dorme tranquilo se tiver confiança em quem está na direção, o motorista, o piloto, não é verdade? Jesus dormiu tranquilo porque estava cansado e também porque confiava na experiência dos seus discípulos pescadores. 
Agora, cansaço é uma coisa. Estresse é outra. Quem está apreensivo, estressado, preocupado, dorme bem? O que acha?  Não dorme. O estressado pode perder o sono, ou adormecendo, dorme um sono agitado pelos sonhos que se cruzam com suas preocupações, chegando até a ter pesadelo... e já acorda agitado, nervoso, irritado. Quem está estressado, descansa um pouco, mas o seu sono não é tranquilo, não é repousante.
O sono de Jesus, na barca, estava tranquilo ou agitado? Pela chamada de atenção aos discípulos, podemos deduzir que ele estava tranquilo, sereno. ‘Por que vocês estão com tanto medo?”. Agitados estavam os discípulos, coitados, esbaforidos com a tempestade agitando a barca. Para eles, estavam de cara com a morte, podendo naufragar a qualquer momento.
O mar agitado é uma imagem das crises que se abatem em nossa vida: as crises no casamento, a enfermidade, a situação gerada pelo desemprego, os problemas internos da comunidade, do país... Tem sempre uma tempestade no mar. O que muda é como nós as enfrentamos: com sinais de desespero ou com serenidade?  O clamor amedrontado dos discípulos despertou Jesus. O medo é o contrário da confiança. Pedir é correto. Mas, pedir porque confia, porque se está seguro que Deus nos ampara em todas as nossas tribulações. Mas, nunca como expressão de desespero, de desconfiança que estamos perdidos, que vamos naufragar. Deus está em nosso barco, não vamos naufragar. A fé nos dá serenidade em nossas crises. Faz-nos estar calmos no meio da tempestade, embora buscando saída, procurando solução, trabalhando para resolver os problemas que nos afligem. Mas, movidos pela fé, confortados pela convicção profunda que Deus está conosco, que ele não nos abandona, que é ele a nossa segurança.
Guardando a mensagem
O mar estava revolto. Os discípulos estavam agitados. Bateu o desespero. Gritaram, acordaram o Mestre que estava na barca. “Estamos perecendo, salva-nos!”. Jesus pediu calma, serenidade. Essa é atitude de quem tem fé. Ele mesmo estava dormindo um sono tranquilo, cansado, mas confiante na liderança dos seus discípulos. A serenidade nasce da confiança em Deus, em si mesmo e nos outros. A serenidade é o brilho da fé. Se você estiver vivendo uma tempestade, veja se Jesus está no seu barco, peça a ajuda dele. Não se desespere, não morra de medo. Enfrente serenamente a tempestade, com fé, com confiança. Ela vai passar.
Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo (Mt 8, 25).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
São tantas as tempestades em nossa vida pessoal, em nossa familia, em nossa vida profissional. Agora mesmo, muita gente está atravessando grandes turbulências. Como cristãos, Senhor, renascidos na tua morte e na tua ressurreição, estamos confiantes que a vida, o amor, a fraternidade, a justiça terão a última palavra; que a tua ressurreição entrou para a história humana como sinal de superação de todas as crises, sinal da vitória sobre o mal. Por isso, o nosso olhar é um olhar transfigurado pela fé e pela esperança. A todos, chegue, Senhor, a tua palavra e a tua presença que acalmam os ventos fortes e o mar bravio. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
No meio dos problemas que você talvez esteja vivendo, faça um ato de confiança no Senhor Jesus, Deus conosco, e nas pessoas que estão à sua volta. Muita gente merece sua confiança. Você pode contar com elas também .  

Pe. João Carlos Ribeiro – 02 de julho de 2019.

38 comentários:

  1. Eu confio em Jesus que não vai desistir de mim

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus acalma as tempestades da minha vida. Eu creio Senhor,mas aumentai a minha fé. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcello moura2/7/19 12:05

      Senhor JESUS aumentai a minha FE

      Excluir
  3. SENHOR JESUS EU TE PEÇO HOJE ESTA SERENIDADE DIANTE DOS PROBLEMAS DA VIDA.
    TU SABES SENHOR TAMBÉM DOS PROBLEMAS DE TANTAS MÃES DOENTES SEM ESPERANÇA QUE ESTÃO AQUI EM NOSSA CIDADE. ELAS ENFRENTAM DIFICULDADES NESTE MAR AGITADO DA DOENÇA. TE PEÇO EM ESPECIAL PELA ELIANE E SEUS FILHINHOS E A LARISSA.
    DÊ UM POUQUINHO DAQUELA TUA SERENIDADE NO DIA DA TEMPESTADE NO LAGO. EU TE PEÇO POR ELA SENHOR! AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Jesus me dê calma pra enfrentar todos as tribulação pois o Senhor que me conduz ... amém.....

    ResponderExcluir
  5. Senhor dai-mim força coragem e sabedoria para enfrenta a vida. Pois eu confio em vós.

    ResponderExcluir
  6. Senhor eu confio em vos, mas aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  7. Deus daime forças para conseguir superar e vencer essa tempestade que está passar pela minha vida. Eu creio que tudo se acalmará.

    ResponderExcluir
  8. Senhor mim ajude ater calma na minha vida alimenta a minha fé senhor

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos!
    Que nas tempestades que eu encontrar no caminho, que eu tenha mais fé para manter a serenidade , não me desesperar...Ámem!

    ResponderExcluir
  10. Senhor, obrigada por mais um dia, daí-me sabedoria e discernimento pra que entenda o que se passa em minha vida, abençoe Minha família e as famílias do mundo inteiro, derrama sobre nós os dons do Espírito Santo e Te agradeço pelo descanso da noite e mais um amanhecer. O Senhor está e sempre estará a nossa frente, Amém 🙏🌾

    ResponderExcluir
  11. Eu creio, o senhor, meu Deus, nunca me abandonou! Seja sempre feita a sua vontade! Amém!

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus eu agradeço por não deixar meu barquinho afundar !
    A minha familia esta passando por tempestades na saúde ,e no vicio com jogo e bebida !
    Eu creio senhor más almentai a minha fé ...amém Deus seja louvado .
    Obrigado padre João .

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre !Deus somente a minha fé tv

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos eu pesso a Jesus que me de serenidade para cuidar do meu esposo

      Excluir
  15. Senhor, aumentado a minha fé!

    ResponderExcluir
  16. Senhore confio eu confio em vós mas aumentai minha fé

    ResponderExcluir
  17. Senhor eu confio em te mais aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  18. Eu confio em Vós, Senhor para resolver meus problemas

    ResponderExcluir
  19. Amém Senhor,eu confio em vós, eu tinha medo de me perder na cidade grande, mas le a oraço contra o medo de um Padre e hoje em dia sinto-me bem mais segura econfiante.Peço Padre oração para meu pai libertar o medo que ele está sentindo devido uma efermidade que está passando.
    Amém

    ResponderExcluir
  20. Amém ! Jesus eu confio em ti
    Entrego minha vida nas tuas maos 🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Senhor me dê força e coragem . Aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  22. Glória a Deus para sempre, senhor do universo. Amém!

    ResponderExcluir
  23. Linda Reflexão PADRE, como sempre Deus te iluminando e o senhor nos iluminando com suas palavras abençoadas e Deus esteja sempre conosco e nós com ele 👏👏👏💒Amém

    ResponderExcluir
  24. Senhor tende Piedade de mim e me mostre o que tanto me atinge

    ResponderExcluir
  25. Jesus eu creio que sempre esteve ao meu lado todos os dias de minha existência. Não será agora que irá me abandonar. Tudo será resolvido eu creio.
    Obrigada senhor.

    ResponderExcluir
  26. Amém, Jesus Cristo eu confio em ti

    ResponderExcluir
  27. Senhor Jesus tu que naquele momento acalmou a tempestade na angústia dos discípulos eu venho te pedir pela minha esposa para que ela entrada que Deus nos chama a ser seus seguidores em todas as sircunstansiad e confiarmos em sua divina providência porque ele está conosco a cada instante de nossa vida assim seja amém

    ResponderExcluir
  28. Senhor, diante do medo, da-nos o teu Espírito Santo. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Senhor. Tem di.misericodiadi mim meu Deus🙏🙏

    ResponderExcluir
  30. Senhor Jesus apesar de todas as tempestades que estou passando eu confio em ti pai que tudo isso vai passa , porque o senhor e o meu pastor e nada me faltará...
    AMÉM

    ResponderExcluir
  31. Senhor Jesus acalma as tempestade da minha vida

    ResponderExcluir
  32. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço pelo meu anjo da guarda. Entretanto, me ajude evitar a iniqüidade e o pecado. Me ajude com a VOSSA compaixão e a VOSSA bondade. Me ajude na minha salvação. Me ajude ser obediente. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer as tempestades, o medo e as dificuldades da vida. Me ajude ser forte na fé. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Senhor eu confio em vós mas aumentai minha fé

    ResponderExcluir
  34. Obrigada Senhor . Por está sempre ao meulado. A tempestade está agitada no meu matrimônio . Peço-lhe hoje serenidade e sabedoria que ao voltar para casa eu saiba lhe dar com a situação.Jesus manso e humilde de coração ,fazei o meu coração semelhante ao você.Eu creio,mas almentai a minha FÉ.

    ResponderExcluir
  35. Tenho recebido de ti senhor,todos os dias bênçãos que me levam a crer sempre mais.Eu confio,eu me entrego,eu espero no meu Deus !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS