PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: RESPOSTA PRONTA E GENEROSA

RESPOSTA PRONTA E GENEROSA

Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

01 de julho de 2019.

Depois da meditação de ontem, em torno dos apóstolos Pedro e Paulo, em que nos recordamos de nossa vocação de discípulos e missionários, o evangelho de hoje nos fala das exigências do seguimento de Cristo.

Nos evangelhos, encontramos textos maravilhosos em que aparece a generosidade de pessoas que foram chamadas a seguir Jesus e largaram tudo para atender ao seu convite.  É Deus quem chama. Seguir Jesus é uma expressão para indicar a condição de ser seu discípulo, sua discípula. Caminhar com ele, ao lado dele, como muitos faziam, era uma espécie de escola, de tempo de formação e um modelo para toda a vida. Mesmo não andando com Jesus o tempo todo, o discípulo ou a discípula tinha sempre em mente estar caminhando com ele, seguindo os seus passos.

Generosos foram os primeiros discípulos, como narrado nos evangelhos. Aqueles pescadores largaram o barco, o mar, a família e passaram a acompanhar Jesus em suas andanças missionárias. Levi, sentado na coletoria de impostos, deixou tudo, ao ouvir o convite ‘Segue-me’. Mas, nem sempre a resposta foi pronta e generosa por parte de quem foi chamado.
É assim que lemos, no texto de hoje, dois casos em que os convidados se mostraram reticentes e pouco generosos diante do convite para seguir Jesus.

A um que se apresentou para segui-lo, um mestre da Lei, Jesus, por alguma razão, disse-lhe: “As raposas têm tocas. Os pássaros têm ninhos. Mas, eu não tenho nem onde deitar a cabeça”. Está claro. O discípulo não está atrás de segurança e de comodidades. Deve acompanhar Jesus em seu despojamento. Esse tal, pela conversa de Jesus, não estava disposto à vida de andarilho e sem conforto que Jesus levava.

Outro discípulo arrumou logo uma desculpa para retardar o seu engajamento total no movimento de Jesus: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Isso quer dizer que ele adiaria o seu seguimento de Jesus para depois que o seu pai se fosse.  Aí, sim, pensou ele, estaria livre, desimpedido... Não, meu amigo, o chamado é pra hoje. “Deixe que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Anunciar o Reino de Deus é comunicar ao povo uma boa nova, uma notícia maravilhosa. É anunciar a vitória da vida sobre a morte e o mal. O pai dele precisava exatamente desta boa notícia. Não de um coveiro.

O Reino de Deus pede prioridade e exclusividade.  ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus’, ensinava Jesus.  

Guardando a mensagem

Nos evangelhos, são narrados muitos exemplos de pessoas que, sentindo-se chamadas para o seguimento de Jesus, deixaram tudo e prontamente aderiram ao convite do Senhor. O evangelho de hoje, curiosamente, traz dois exemplos de convidados que não foram generosos e prontos na resposta. O primeiro estava preocupado com a segurança e as comodidades. Precisava entender o despojamento de Jesus e imitá-lo. O segundo condicionava sua adesão ao convite de Jesus ao final da vida do seu pai. Precisava entender que seguir Jesus é participar da experiência e do anúncio da vida nova, com plenitude e sentido. Esse era o bem maior a fazer ao seu pai.

Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dom Hélder Câmara dizia com propriedade: “Começar é uma graça. Mas, graças das graças é perseverar”. Então, nós te pedimos, Senhor, essa graça das graças: não interrompermos o que começamos com tanto entusiasmo em nossa vida cristã, em nossa caminhada de batizados, mas ir contigo até o fim, como teus discípulos e missionários. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (no seu caderno de anotações), escreva uma oração, começando assim: “Senhor Jesus, tu me chamas a ser teu(tua) discípulo(a)....”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 01 de julho de 2019.

18 comentários:

  1. Bom dia padre João a sua bênção !
    Amém Deus seja louvado .
    Obrigado senhor Jesus .

    ResponderExcluir
  2. Amém Padre....Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Começar é uma graça! Graça das graças é perseverar

    Obrigado pelo testemunho de Dom Helder Câmara

    Vivemos num tempo de inúmeros Santos - verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  4. Que neste mês de julho tenhamis a Graça das GRAÇAS e perseverar até o fim ni seguimento de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus dai-me força é coragem para que eu não desanime diante das dificuldades do dia dia ...Que tua graça me sustente no dia de hoje é Sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. A melhor coisa que já fiz foi ter colocado ter adicionado vcs. A palavra de todos os dias me enche e me fortalece.

    ResponderExcluir
  7. Amém! Bom dia padre sua bença

    ResponderExcluir
  8. Que essa palavra me ajude a ser o que Jesus nos pede seguir sem olhar pra traz amém

    ResponderExcluir
  9. Amém, bom dia padre que Jesus Cristo lhe abençoe

    ResponderExcluir
  10. Jesus , obrigada pela tua palavra , que enriquece a cada dia o meu caminhar.♥️

    ResponderExcluir
  11. Amém seja feita a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  12. São maravilhosos esses textos onde podemos meditar sobre os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus, tu me chamas a ser tua discípula.Mas, como é difícil Jesus ser tua discípula amar, perdoar quem nos ofendeu,dai-nos a tua força Senhor, e a graça de perdoar. Pois contigo isso é possível.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos Jesus nos chama diariamente

    ResponderExcluir
  15. Deus cuida de nois.tordos Amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Dou Graças a Deus pela minha saúde e pequena fé para viver bem com a vida é com todo mundo amém Jesus.

    ResponderExcluir
  17. Que Deus abençoe Padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS