Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16, 18)
30 de junho de 2019 – Solenidade de São Pedro e São Paulo.
Fechando esse mês de junho, e também o ciclo junino, celebramos hoje Pedro e Paulo, apóstolos ‘que plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue’. É também o dia do Papa, bispo de Roma e sucessor de Pedro. Celebrar o dia do Senhor com essa festa dos dois apóstolos-colunas nos une ainda mais em torno de Cristo, como sua Igreja em missão.
E, como Igreja, nós temos, na atualidade, dois desafios a enfrentar. O primeiro é que o nosso povo batizado conhece pouco a fé cristã, inclusive boa parte nem pisa na Igreja. O segundo é que os que participam se contentam com a Missa de vez em quando e não se sentem responsáveis pela evangelização dos outros.
Quando houve aquela grande assembleia de bispos da América Latina em Aparecida, em 2007, eles transformaram esses desafios em um compromisso duplo: levar o povo católico a ser um povo de discípulos missionários. Como bons discípulos do Senhor, cada um conhecer melhor a fé cristã, professá-la com sinceridade e ensiná-la aos outros. Como seus missionários, levarmos o fermento do evangelho ao mundo, levando a boa nova aos afastados, distantes e excluídos.
A solenidade de São Pedro e São Paulo, que celebramos hoje, pode reforçar essa nossa caminhada de formação e compromisso como discípulos missionários. Os dois apóstolos Pedro e Paulo são exemplos, modelos de compromisso com o Senhor e com a missão evangelizadora. Eles são igualmente nossos intercessores junto a Deus na animação de comunidades de discípulos missionários, igreja em saída para as periferias humanas. Mesmo sendo os dois apóstolos modelos de discípulos missionários, podemos olhar para cada um deles e identificar de maneira mais acentuada uma dessas dimensões.

Com Pedro, aprendemos a ser discípulos. Somos discípulos, na medida em que conhecemos a fé da Igreja, a fé de Pedro, acolhendo a revelação de Deus, professando-a e vivendo-a com alegria e simplicidade.
Já a grandeza de Paulo foi levar a mensagem do evangelho às nações pagãs, ultrapassando as barreiras culturais e religiosas em que o mundo judeu delimitava o povo de Deus. Ele é o apóstolo dos gentios, missionário dos pagãos. Fez quatro grandes viagens por quase todo o mundo conhecido, pregando o evangelho e edificando novas comunidades. Paulo reconheceu: “O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças, ELE FEZ COM QUE A MENSAGEM FOSSE ANUNCIADA POR MIM INTEGRALMENTE E OUVIDA POR TODAS AS NAÇÕES” (2 Tm 4,17).
Com Paulo, aprendemos a ser missionários. Somos missionários, na medida em que nos preocupamos e nos responsabilizamos pelo anúncio do evangelho em todos os ambientes, em toda a sociedade.
Guardando a mensagem
Nossos desafios são dois: conhecer melhor a fé cristã e participar de fato da evangelização. Em Aparecida, abraçamos um programa de crescimento maravilhoso: vamos nos empenhar para ser melhores discípulos e missionários do Senhor. Pedro inspira nosso compromisso de bons discípulos de Jesus, abraçando e conhecendo melhor a fé cristã. Em sua proclamação de fé, ele é a pedra, sobre a qual Jesus edificou sua Igreja. Paulo anima nosso compromisso de missionários entusiastas do Reino. Ele é o homem das viagens missionárias, da evangelização das nações. Paulo inspira o impulso missionário dos discípulos e das comunidades de hoje – Igreja em saída.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la (Mt 16, 18)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Neste domingo, nos alegramos com a solenidade de São Pedro e de São Paulo. Eles, com sua pregação apaixonada do evangelho, seu exemplo de seguidores e o testemunho do seu martírio, enriqueceram a tua Igreja com um povo convertido e fiel. Essa comemoração nos chama a um maior compromisso com a fé cristã, vivida com fidelidade e anunciada com entusiasmo em todos os ambientes onde vivemos, trabalhamos, nos divertimos. Dá-nos, Senhor, uma profunda sintonia com a tua Igreja e uma ardorosa adesão aos caminhos de conversão e renovação que o teu Santo Espírito tem inspirado. Abençoa, Senhor, o Papa Francisco no seu ministério de unidade. Abençoa as famílias, os jovens, o Sínodo da Amazônia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quarta-feira passada, ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco pediu as orações dos fiéis pelos sacerdotes e por seu ministério petrino, “para que toda ação pastoral seja marcada pelo amor que Cristo tem por cada homem”. Hoje, reze pelos padres e pelo Papa.
Pe. João Carlos Ribeiro – 30 de junho de 2019.
Bom dia padre João a sua bênção !
ResponderExcluirAgradeço pela a graça de mais um dia obrigado meu Deus !E peço oração pra nossas familias ,em especial peço por tia Idelzuite e sua filha Adriana q esta com câncer. Senhor Jesus que a tua vontade prevaleça .
Amem deus seja louvado .
Sua benção Padre,hoje rezo pelo Papa é pela santificação de todo o Clero. Bom dia
ResponderExcluirBom dia sua benção Padre, que Deus abençoe todos os padres do mundo
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluirLouvado seja, nosso senhor Jesus Cristo,que a nossa semana seja fortalecida na fé e compartilhamento do evangelho de Jesus, Paz e saúde a todos
ResponderExcluirObrigada querido padre João Carlos, por suas mensagens edificantes! Hoje em oração clamo a Deus que me sustente na fé e me ensine a propagá-la numa ação evangelizadora, mesmo na minha pequenez! Amém
ResponderExcluirBom dia padre.Deus o abençoe
ResponderExcluirAo senhor e todos os padres e papas
Obrigado Padre João Carlos, por nos ajudar a entender e conhecer melhor a palavra de Deus, neste dia tão santo para nossa amada e santa igreja.
ResponderExcluirBom dia ! Que Deus abençoe o papa Francisco e todos os padres pregadores da missão de Cristo.
ResponderExcluirMuito bonito e belo pregacao do dia dos apostolo Pedro e paulo so lendo. O evangelho para depois meditar sobre a palavra de deus todos nos devemos rezar uns pelos outros assim seremos todos filhos de deus amando ao proximo como a se mesmo paz e bem pra todos o Papa os bispos PAdres e leigos do mundo amem.
ResponderExcluirSenhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA igreja. Todavia, me ajude vencer o sofrimento. Me ajude rezar continuamente pelo papa. Me ajude com o santo anjo. Me ajude obedecê-Lo com amor e alegria. Me ajude salvando e libertando o VOSSO povo. Me ajude combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé. Me ajude ganhar a coroa da justiça e o Reino celeste. Me ajude esperar com amor, a VOSSA manifestação gloriosa. Me ajude ficando comigo para sempre, para me fortalecer. Me ajude anunciar integralmente a VOSSA mensagem. Me ajude fugir do mal. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude dizer com confiança que o meu SALVADOR é o Messias, o Filho do Deus vivo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.
ResponderExcluirAmém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós...
ResponderExcluirBoa noite padre João a sua benção que exemplo de Pedro deixou para todos que missionário foi paulo
ResponderExcluirObrigado Padre João Carlos, Jesus está ao nosso lado!
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos. Jesus Cristo caminho verdade e vida.Que sejamos missionários em levar a palavra de Deus aos irmãos em Cristo que vivem distante da igreja é presiso, mais sabemos como é difícil.
ResponderExcluirAmém!!! 🙏
ResponderExcluir