PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO UMA MÃE PERDE O FILHO

QUANDO UMA MÃE PERDE O FILHO



Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

29 de junho de 2019 – Dia do Imaculado Coração de Maria

Em sintonia com o dia de hoje, dedicado ao Imaculado  Coração de Maria, lemos, na liturgia da Igreja, o texto que nos relata a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Quando eu estive em Jerusalém, no muro das lamentações, vi uma cena que me fez entender o que aconteceu com Jesus no Templo, aos 12 anos. Vi garotos de 12 anos participando de pequenas procissões, conduzindo festivamente rolos da Lei. Só para lembrar: os livros do Antigo Testamento foram escritos em rolos. Livro é uma coisa moderna. Bom, os meninos levavam rolos da Lei em procissão, todos vestidos de branco, acompanhados de músicos e instrumentos. Depois, eles liam em público, pela primeira vez, uma passagem da Torá. A Torá corresponde aos primeiros cinco livros da Bíblia.  Nessa idade, os meninos passam por uma cerimônia pela qual são integrados como membros adultos na comunidade do povo de Deus. A cerimônia se chama Bar Mitzvá. Doze anos é a idade da maturidade. Passam, a partir de então, a ter aliança com Deus e ter obrigações como adultos no conhecimento, no estudo e na prática dos mandamentos da Lei de Deus.

Jesus vai  com os pais para a peregrinação da Páscoa, em Jerusalém. Está com 12 anos. Doze anos é a idade de sua integração como adulto no povo da Aliança. Qualquer menino ficava fora de si, de tanta alegria, num momento como esse. Ficava de maior, no sentido da lei judaica. Assim, Jesus, encantado com tudo aquilo, vai ficando por ali, nas rodas de debate que os mestres da Lei promoviam em vários pontos do Templo. Segundo o texto, escutava, fazia perguntas, dava respostas inteligentes. Encantava a todos, com sua sabedoria e seu interesse. Claro, está empolgado, sente-se por dentro dos costumes judaicos... por um momento, os laços familiares se enfraquecem... sua consciência de que é o filho de Deus está crescendo, suas descobertas mais amplas do mundo judeu, sua compreensão das coisas de Deus se aguçando...

Quando seus pais chegam, angustiados, sua mãe reclama. “Meu filho, porque agiste assim conosco?”. E ele, sentindo-se agora adulto, responde que eles deviam saber que ele devia estar na casa do Pai dele. Uma forma surpreendente de se referir a Deus: “o meu Pai”.  É a sua consciência de filho que está emergindo naquele clima de festa e de aprofundamento do judaísmo. É verdade que ele voltou para casa, com os pais, em completa obediência. Mas, que sua cabeça tinha mudado muito, isso lá tinha.

Guardando a mensagem

A passagem para a vida adulta não é fácil para o adolescente, nem para os pais. É tempo de rebeldia, de afirmação da própria autonomia. No tempo de Jesus, talvez essa fase da adolescência nem existisse. Aos 12 anos, o menino já se tornava adulto, integrado plenamente no mundo religioso, por uma cerimônia familiar no Templo. Maria e José, mesmo conhecendo as origens do seu filho, se surpreenderam com o seu nível de autonomia e de consciência. Maria, sábia educadora, como seu esposo, no dizer da palavra, “conservava todas essas coisas no coração”. Quanto os pais podem aprender com os seus filhos! A pessoa humana é sempre um mistério surpreendente. Mas, isso não fez de Jesus um jovenzinho rebelde, mal-educado e desrespeitoso com os seus pais. Nada disso. Voltou pra casa, na companhia deles, em completa obediência e comunhão.

Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

Vamos rezar a palavra

Senhor Jesus,
É surpreendente essa tua ida a Jerusalém naquela Páscoa em que ficaste no Templo, depois que teus pais e parentes voltaram para Nazaré. Tu te sentiste em casa, no meio daqueles mestres que explicavam a lei de Deus ao povo. Como todos os meninos daquela tua idade de 12 anos, passaste formalmente a ter parte na aliança com Deus e a responder pela Lei de Deus como uma pessoa adulta, emancipada. Impressiona a tua consciência de filho de Deus, o teu amor à Casa do teu Pai. Essa consciência de filho e esse teu amor pela Casa do Pai, também nós precisamos ter. Senhor, queremos hoje te pedir, de maneira especial, pelos adolescentes de nossas famílias. Que eles também, com o teu mesmo zelo e o teu mesmo entusiasmo, se encantem pelas coisas de Deus e experimentem a grande alegria de serem filhos de Deus e membros do seu povo. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia dos mistérios gozosos no terço de Nossa Senhora. Se não puder rezar o terço todo, recite pelo menos o quinto mistério, onde contemplamos a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 29 de junho de 2019.

24 comentários:

  1. Bom dia padre João a sua bênção !
    Agradeço a Deus por mais um dia ,e ao senhor por este momento de reflexão .
    Peço oração por minha tia Idelsuite Lobo q tem vários problemas de saúde ,e sua filha Adriana q esta com câncer em vários órgãos ,a familia está muito abalada .
    Agradeço desde já !!!
    Vanderleia .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe.. não é o quinto mistério o da perda e encontro de Jesus? Rezo pelos adolescentes rebeldes , em meio as seduções mudanças, as drogas e aqueles que estão em depressão...tambem pela saúde de minha mae Alzira

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe. João a Paz de Jesus e o amor de Maria. Hoje peço orações pela cura e libertação do vícios de meu irmão Carlos Alberto ele está muito doente. Peço também pela conversão da nossa família Seba. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Muito obriada padre João Carlos por sua linda meditação do evangelho de Jesus diario que o senhor me envia...fico muito feliz viu...reze por mim e pela minha linda familia, meu maridao,..meus 4 filhos..Já incluso meu genro e nora....rs...e tb meus 6 netinhos...um ainda é nascituro....vai chegar com a graca de Deus em outubro...rs...tb peço orações para todos os doentin h os em especial a minha mãezinha que vai fazer 90 anos dia 02/07...e a todos amigos e inimigos tb...rs..ahhh tb pelo meu prefeito e sua esposa e demais que se queimaram ontem a noite ao acender a fogueira de S.Pedro viu....Bom sábado...Paz e bem! Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Amém! ! Hoje peço para o descanso em paz na vida eterna da minha tia Otilia Vida.

    ResponderExcluir
  6. Senhor olhai a família de meu filho caçula. Iluminai os caminhos de toda minha família.Protejei meus netos q estão trabalhando tão longe de casa.Amem

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Pe.Joao Carlos..neste neste momento peço pelos meus familiares e paz p.o mundo inteiro...
    Padre o sr.e um iluminado...
    Q.Deus o proteja e o ilumine sempre


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos tô pedindo orações pra mim e minha família pra abençoe nós cada dia que passar

      Excluir
  8. Bom dia padre agradeço a Deus porque temos osenhor que nos encina afalar com deus.pesso saúde por mim e por todos os adolescentes especialmente pôr os mais rebeldes.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre
    Me chamou Maria Do Carmo dos Santos
    Réze por mim

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos tô pedindo orações pra mim e minha família pra abençoe nós cada dia que si passar amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Ter a consciência q Jesus teve com tão pouca idade nos dias de hj não é fácil, mas os pais tem responsabilidade plena na educação religiosa dos filhos... Fica um pouco difícil quando os filhos atropelam as coisas e viram país quando ainda não se formaram nem como filhos, e já estão virando pais! não podemos negligência a nossa posição de pais, porque Deus não brinca de ser nosso pai!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos a família é muito importante é tantas pessoas não valoriza

    ResponderExcluir
  13. Jesus Cristo está sempre comigo e minha família e meus amigos!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos, eu ouço todos os dias a refrequicao feita por você gosto muito. Parabéns continua a sim

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos. Obrigada pela explicação maravilhosa do evangelho de hoje. Agradeço pelo privilégio de fazer parte do seu grupo. Hoje fizemos a Reunião da Legião de Maria e contenplamos o terço e no quinto mistério foi exatamente o Encontro de Jesus no templo entre os doutores.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, padre João Carlos, peço oração pelos meus filhos, em especial João Paulo, pela sua conversão, que ele seja tocado pela misericórdia de Deus, e volte a casa do pai, e seja um bom cristão.🙏

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço pela solenidade do Imaculado Coração de Maria. No entanto, me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude viver com alegria, com a veste da salvação, com o manto da justiça e o adorno do noivo. Me ajude glorificá-Lo, bendizê-Lo e adorá-Lo fielmente. Me ajude participar da melhor forma possível da festa da Páscoa. Me ajude evangelizar com sabedoria e inteligência. Me ajude estar sempre na VOSSA casa santa. Me ajude ser obediente diuturnamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, padre! Peço a todos oração pela recuperação da saúde do meu pai que teve um avc no último dia 17 e pela saúde da minha mae! Peço também oração pela conversão de minha família. Agradeço a Deus por estar cuidando da saúde de meus pais! Amém!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pai Amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Paulo peço oração para minha família e minha neta que tem depressão está bem melhor, preciso de oração pro meu gueiro Hemerson que está com muita dor de cabeça Deus te proteger aminha família e o mundo todo

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS