PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CORPUS CHRISTI, A FESTA DA EUCARISTIA

CORPUS CHRISTI, A FESTA DA EUCARISTIA

Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão (Lc 9, 16)
20 de junho de 2019.
Chegamos ao dia de Corpus Christi. O que celebramos? O corpo e o sangue de Cristo, claro. A Eucaristia. O Concílio Vaticano II disse que a Eucaristia é fonte e ápice de toda a evangelização, de toda a vida da Igreja. Dom Bosco escreveu: “O sacrifício do altar é a glória, a vida, o coração do cristianismo”.
A Eucaristia é a Ceia Pascal que Jesus celebrou com os seus discípulos E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, oferecendo-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.
Na caminhada que Jesus foi fazendo, ao longo de três anos, com o seu grande grupo de discípulos e com o povo, muitos gestos prepararam aquele grande momento da ceia pascal, a última ceia como dizemos. Não se pode esquecer, por exemplo, as cenas de multiplicação de pães, que são grandes refeições com o povo. No evangelho de hoje, estão os quatro gestos da eucaristia: Jesus tomou os cinco pães e dois peixes (é o nosso ofertório), elevou os olhos ao céu e os abençoou (é a oração eucarística), ele os partiu (é a preparação para a comunhão, com a fração do pão que hoje fazemos na hora da oração do Cordeiro) e o deu aos discípulos para eles distribuírem com a multidão (é a comunhão).
A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser comido.
A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em comunidade, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.
Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, sobretudo a libertação do cativeiro do Egito. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito, e sobretudo a obra redentora de Jesus.
Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão eucarística. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão eucarística, nos unimos a ele e ele se une a nós.
Guardando a mensagem
Jesus falou de sua carne e de seu sangue que ele daria para a vida do mundo. Ninguém entendeu. E muitos se afastaram. De fato, foi o sacrifício de sua vida na cruz – corpo entregue e sangue derramado – que nos trouxe a vida, a salvação.  Jesus celebrou essa entrega obediente em sua morte na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. A missa é a ceia pascal de Jesus. No lugar do cordeiro sacrificado, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.
Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão (Lc 9, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Reunido com os apóstolos na última ceia, tu te ofereceste ao Pai como cordeiro sem mancha e foste aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão no sublime sacramento da Eucaristia, tu nos nutres e santificas. Dá-nos, Senhor, a graça de nos aproximar sempre da mesa de tão grande mistério para encontrar, por tua graça, a garantia da vida eterna. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No sacrário, em cada igreja, se conserva a reserva eucarística, o pão consagrado na Missa para comunhão dos doentes e também para a adoração dos fiéis. Santos, como o Cura D’Ars, recomendavam a Visita ao Santíssimo Sacramento. Dom Bosco era claro: “Vocês querem que Jesus lhes conceda muitas graças? Visitem-no muitas vezes. Querem que ele lhes conceda poucas? Então, visitem-no poucas vezes”. Fica a dica.

Pe. João Carlos Ribeiro – 20 de junho de 2019.

31 comentários:

  1. Amém ,a sua bênção padre João !
    Obrigada meu Deus por tanto amor .

    ResponderExcluir
  2. na minha primeira comunhão. o nome do padre era Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Amém amém Deus cuida de mim tordos noise🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. - EU QUERO VISITAR O SANTÍSSIMO SACRAMENTO.!!!

    ResponderExcluir
  5. Pe. João Carlos, estamos orando em nome de Jesus Cristo, para que ele abençoe e proteja o Brasil e a todos que querem o bem do país.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos. Obrigado pelas orações. Gratidão a Deus por tudo

    ResponderExcluir
  7. Louvo a Deus pelo seu imenso amor por nós e por por esse mistério divino que nos fortalece com seu Corpo e com seu sangue. Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Sou raimundinha moro em Fortaleza que nos alimentamos sempre com o corpo Santo do senhor Jesus amém.

    ResponderExcluir
  9. Que Jesus abençoe a mim e toda minha família, principalmente meu coração.amem

    ResponderExcluir
  10. Que neste dia onde vivenciamos Corpus Christi sejamos mais uma vez abençoados por nosso Senhor Jesus Cristo. Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA padre João Carlos tenho visitado muito ao santíssimo e tenho obtido muitas Graças 🙏. Louvando seja nosso senhor Jesus Cristo .

    ResponderExcluir
  12. Pe. João Carlos, estou ouvindo a palavra de Deus através das suas orações. Deus seja louvado 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Que Jesus Cristo abençoe a mim e toda minha família.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Meu Deus pelo seu imenso Amor por Nós, que Jesus abençoe a Mim e toda minha Família. AMÉM

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Senhor Jesus por ter se doado por nós 🙏 Só tenho Gratidão por todas as graças que tens feito em minha vida 🤗

    ResponderExcluir
  16. Amém! Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  17. Amém !! Meu Deus cuide de minha saúde e minha família e meus amigos de fé

    ResponderExcluir
  18. Obrigada padre pela sua humilia.Que Jesus o abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Que Jesus eucarístico abençoe todos nós proteja o nosso Brasil abençoe o grupo de leigos contemplativo do bom Pastor amém

    ResponderExcluir
  20. Que Deus abençoe sempre sua vida, porque nos faz tanto bem obrigada Deus, Jesus e padre João por entrar na minha vida, o senhor já faz parte dela!!

    ResponderExcluir
  21. Deus o abençõe, e seja bendito e louvado. Padre Antonio Carlos de Votorantim-SP.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela atenção e também por nos ajudar da melhor forma, compreender a palavra de Deus. Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  23. Quero receber todos os dias suas mensagens. 85 987633201

    ResponderExcluir
  24. Senhor Jesus obrigado pelo pão de cada dia amém.

    ResponderExcluir
  25. "O Pão da Vida és Tu Jesus....nosso Alimento diário."

    ResponderExcluir
  26. Boa noite padre João Carlos. Paz em Cristo Jesus. Hoje celebrada a missa de Corpus Cristo em todo o mundo. Uma celebração eucarística, onde todos nós participamos com muito amor da festa da Eucaristia.

    ResponderExcluir
  27. Sua benção padre , obrigado senhor por tudo, eu teadouro Jesus...

    ResponderExcluir
  28. A Eucaristia é o nosso alimento

    ResponderExcluir
  29. Jesus está ao nosso lado!Amém.......

    ResponderExcluir
  30. Jesus está ao nosso lado!Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS