PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO VOCÊ SE BENZE...

QUANDO VOCÊ SE BENZE...

Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará (Jo 16, 23)


01 de junho de 2019

Todo dia, a gente reza no Pai Nosso: “Santificado seja o vosso nome”. Este é o primeiro dos sete pedidos desta bela oração. Com esta palavra “Santificado seja o vosso nome”, estamos pedindo e nos comprometendo com a glorificação de Deus. “Nome” aqui não é um nome que Deus tenha. “Nome” é o próprio Deus, a sua santíssima pessoa, uma forma de falar dele mesmo. “Santificado seja o vosso nome” é quase como dizer “Que todos te glorifiquem, te bendigam, Senhor Deus”. Se você entendeu isso, entendeu o evangelho de hoje. 

Jesus disse aos discípulos: “Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará”. Você entende isso, claro. Mas, se você der uma chancezinha ao Espírito Santo, você vai ter um entendimento ainda maior. É o Espírito Santo quem nos revela os mistérios de Deus.

Quando alguém nos diz “peça isso a fulano de tal em meu nome”, entendemos que vamos pedir alguma coisa invocando o prestígio ou a autoridade daquela pessoa que nos enviou. Não é assim? ‘Em meu nome’ seria, no nosso entendimento, a mandado dele ou no lugar dele. É isso? Mesmo que isso seja verdade no nosso linguajar, não é o sentido do texto bíblico, o que Jesus quis dizer. Olhando direitinho o que está escrito (e está escrito originalmente em grego), esse “em meu nome” quer dizer “em união comigo”. Lembre-se do Pai Nosso. “Santificado seja o vosso nome”. O “nome” é a pessoa de Deus. Jesus dizendo “em meu nome” quer dizer “em mim”, “comigo”. Está seguindo? “Em nome de Jesus” não é a mando de Jesus ou no lugar dele. É ‘com’ Jesus, nele. “Em meu nome” quer dizer “em união comigo”.

Você se lembra da parábola da videira? Ele disse: “Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês”. O raminho enxertado agarra-se à videira e se identifica com ela. Só assim alimenta-se de sua seiva e realiza a vocação da videira, produz muito fruto. O cristão está de tal forma unido a Cristo, que identifica-se com ele. Paulo escreveu naquela carta: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Essa identificação com Cristo é obra do Espírito em nós.

Quando pedimos alguma coisa “em nome de Jesus”, pedimos ‘unidos a Jesus’. Não somos mais ramos periféricos, somos um com a videira. Se estivermos unidos a Jesus, então quem pede mesmo é Jesus. Sendo assim, claro que o Pai atende. Aliás, como disse Jesus, “eu nem vou dizer que vou pedir por vocês, porque o Pai ama vocês porque vocês me amam e acreditam sinceramente que saí dele”. Jesus está de tal modo unido ao Pai, que se identifica com ele. “Eu e o Pai somos um”. E nós estamos de tal forma unidos a Jesus que nos identificamos com ele. “Permaneçam em mim, eu permaneço em vocês”.

Guardando a mensagem

“Em meu nome” quer dizer “em união comigo”. “Em nome de Jesus” quer dizer “em união com ele, identificados com ele”. A comunidade recebe todos os dons por meio de Jesus. Toda a sua comunicação com o Pai se faz em Jesus. Quando pedimos ao Pai, unidos a Cristo, o Pai nos atende. Desde que acolhemos a vida nova – no nosso novo nascimento celebrado no batismo – estamos unidos a Cristo, como o ramo na videira. Nossa oração ao Pai é sempre ‘em nome de Jesus’, isto é, com ele, unidos a ele. Ele reza conosco, como no Pai Nosso. O filho número 1 é ele mesmo. Ele é o primeiro a rezar com a comunidade e a pedir ao Pai: “Santificado seja o vosso nome”. O “nome” é Deus mesmo na grandeza do seu amor.

Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará (Jo 16, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Como é bela a prece com que abrimos nossas orações. Dizemos sempre, nos persignando: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. “Em nome” quer dizer “Em união, em comunhão”. É como dizer: “Em comunhão com o Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo”. Estamos em comunhão com o Pai, porque estamos unidos e identificados contigo, Jesus. Tu és a escada de Jacó. Vamos ao Pai por ti. E o Pai se comunica conosco em ti. E essa unidade com o Pai, por meio do Filho, só é possível pela atuação do Espírito Santo que nos une a ti. Assim somos introduzidos na presença do Deus uno e trino, em teu nome. “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Amém.

Vivendo a palavra

Para estar em sintonia com a Palavra, hoje, nas horas santas do dia (simbolicamente 06:00, 12:00 e 18:00 ou em qualquer outra hora igualmente santa), reze o “Em nome do Pai”, se persignando. Persignar-se é traçar sobre si o sinal da cruz. Vergonha, só tenha se não souber o que significam palavras e gestos tão preciosos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 01 de junho de 2019.

33 comentários:

  1. Pois pessoas ao Espírito Santo que conduza minha vida Amém....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai Filho e Espirito Santo eu Vos adoro! Amém...

      Excluir
  2. Em nome do pai filho espírito santo Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Maria Creuza da Fonseca Rocha

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Senhor Jesus por tanto amor e graça para conosco. Dá-nos viver sempre nesse amor,nessa verdade.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Amém, belíssima reflexão!
    Alguém sabe dizer como faço para fazer download do áudio?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre muito agradecida por todos os dias mim enviar a PALAVRA fico muito contente e satisfeita, e também começo a compreender melhor o sentido da biblia, apesar de uma em casa não a leio mas desde criança fui voltada para orações, e conversar com o pai celestial . quanto as orações; sempre fiz desde criança. Um ótimo diaa para o senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai aumentai a minha fé e me dai sabedoria para entender a vossa palavra. Amém.

      Excluir
  7. Amém, cada dia mais e mais compreendor a santa palavras um excelente sábado para todos paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Pai purifica a minha mente a minga boca e o meu coração. 🙌🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém 🙏🙏, Que em nome do pai do filho e do espírito santo Deus e o seu filho nosso senhor Jesus Cristo esteja comigo e com todos aqueles meus irmãos necessitados da vossa misericórdia 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!
    Deus nos purifique e nos conduza ao bom caminho.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito das explicações. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/6/19 08:32

    Bom dia! !!maravilhoso poder ter esse momento de reflexão muito importante fazermos o sinal da cruz e entende o verdadeiro sentido dela é uma união verdadeira com Cristo e em Cristo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre. Obrigado pelas orações de todos os dias. Peço orações para o meu neto, Paolo de Flavio de Oliveira Lemos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, clamo pelo reconhecimento da legitimação da autoridade e misericórdia de DEUS sobre todos nós.Amén!!

    ResponderExcluir
  15. Pai coloca-te à mão sobre o nosso Planeta e o conduza a lugar de Paz e mais humanidade entre os irmãos!!!

    ResponderExcluir
  16. Se todos praticassem o que diz a bela oração do Pai Nosso o mundo seria bem melhor... Pai Nosso obrigado pela minha vida, da família e a de tds. que estão juntos nesta oração. Amém!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia meu Senhor!!! Obrigado por tudo que tens feito em minha vida....🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  18. Senhor como é bom saber que estais conosco. Pe João Carlos orai por tds nôs!

    ResponderExcluir
  19. Muito lindo! Obrigada padre que Deus o abençoe. Amém!

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos peço oração pela minha filha Suellen ela tem uma doença chamada lupos eu creio em nome de Jesus que Deus irá cura lá.Amem!

    ResponderExcluir
  21. Pai purifica a minha mente e o meu coração.

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus eu quero estar unido a te sempre que possível em nome da santíssima trindade que é Pai Filho e Espirito Santo

    ResponderExcluir
  23. Pai, protege -nos da maldade dos que têm poder em nosso País que agem contra a dignidade e os direitos dos mais pobres. Dai-nos alcançar uma sociedade mais solidária.

    ResponderExcluir
  24. Gratidão por esse momento de fé!🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS