PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: INTERESSEIROS OU INTERESSADOS?

INTERESSEIROS OU INTERESSADOS?

Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna (Jo 6, 27)


06 de maio de 2019.

É, Jesus tinha razão. Aquele povo estava atrás de coisas e não dele. Mesmo andando atrás dele, não o estavam buscando, mas buscando as coisas que ele poderia lhes dar.

No dia anterior, Jesus tinha alimentado uma grande multidão com pouquíssimos pães e peixes. Terminado o dia, aquele povo todo tinha ido embora. Mas, no dia seguinte, começou a chegar de novo atrás dele. Quando notaram que ele e os discípulos tinham ido para o outro lado do grande lago, eles pegaram barcos e foram atrás de Jesus. Quando o encontraram, Jesus disse logo: vocês vieram atrás de mim por causa do pão que vocês comeram ontem.

Essa palavra de Jesus, no evangelho de hoje, é muito atual. Aplica-se direitinho a nós e a muita gente. Quanta gente corre, hoje, atrás de coisas que Jesus pode dar! Que ele pode dar, pode. Que ele pode nos conceder graças, fazer milagres em nossa vida, claro que pode. Mas, que andemos atrás de Jesus unicamente movidos por esses interesses, é triste. O nosso interesse não pode estar unicamente nas coisas ou nas soluções materiais ou físicas para os nossos problemas. Continuamos, assim, a ser interesseiros e ingratos. Estamos interessados realmente em Jesus ou nas coisas que ele pode nos dar?

Jesus acolheu bem aquelas pessoas, mas as convidou para um nível mais alto de sua busca. ‘Vocês vieram atrás de mim por causa do pão que se acaba’. “Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna”. Uma palavra atual, não acha? Não falta gente correndo atrás de milagres e curas. Agora, perguntemos se estão se comprometendo com o evangelho do Senhor. Nada. E olha que, infelizmente, não faltam pregadores apregoando milagres em nome de Jesus, mas sem convidar seus fiéis a seguirem Jesus, a praticarem os seus mandamentos.

No evangelho de ontem, você lembra, Jesus estava se esforçando para convencer os discípulos que estava vivo, ressuscitado. Até comentamos que a páscoa da ressurreição não pode ser apenas uma data festiva, comemorada com alegria. A novidade é nós vivermos ressuscitados com Jesus. Assim, a conversão é a primeira resposta que damos ao receber o anúncio do evangelho. E passamos a viver em comunhão com Jesus, escutando-o em sua Palavra, reconhecendo-o na Eucaristia, guardando os seus mandamentos. E assim nos tornamos suas testemunhas, seus missionários. Com nosso testemunho e com o nosso anúncio, ajudamos outros a viverem ressuscitados com Cristo.

Guardando a mensagem

Essa palavra de Jesus - Esforcem-se pelo alimento que permanece - pode também nos fazer um alerta, neste início de semana. Nossa correria de todo dia é, em primeiro lugar, pela busca de nossa sobrevivência. É claro, que essa é uma luta importante, um esforço louvável para ganhar o pão de cada dia. Mas, se esse pão que passa, que não é definitivo, merece tanto empenho, tanto esforço de nossa parte, quanto mais empenho e esforço não merece a busca pelo bem verdadeiro que nos alimenta para a vida eterna. Esse pão é a Palavra de Deus, é a Eucaristia… esse pão é o próprio Jesus. Ele nos disse uma vez: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, não terá mais fome”.

Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna (Jo 6, 27)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,

Igual àquele povo que estava te procurando por causa do pão material que comeu naquele encontro, por causa do milagre da multiplicação dos pães, nós também ficamos correndo atrás das coisas e daquilo que tu podes nos dar. Tua Palavra, hoje, nos ensina, que nosso maior esforço, nosso maior empenho, deve ser buscar-te como nosso Deus e Salvador; não estar interesseiramente atrás do que tu podes nos conceder na tua misericórdia, mas buscar a ti que és o verdadeiro pão dado para a vida do mundo, como disseste. Dá-nos a graça, Senhor, de buscar primeiro o Reino de Deus. Ilumina, Senhor, os nossos compromissos deste dia, com a luz de tua Palavra. Orienta-nos, Senhor, em nossos compromissos. Conforta-nos em nossas dores, ensina-nos a viver na fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Recomendo-lhe, hoje, um exercício de exame de consciência. É colocar-se diante de Deus e se perguntar com honestidade: Nos meus muitos empenhos, correndo para ganhar o pão de cada dia, que tempo eu reservo para a busca do pão que me sustenta para a vida eterna?

Pe. João Carlos Ribeiro – 06.05.2019

11 comentários:

  1. Deus Salvador, obrigado por estar comigo nas horas, difícil e favorável que não me falte tempo para dizer. o Senhor e quem me dá força e coragem.

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário, padre!! Muito esclarecedor.Que o Altíssimo o abençoe hoje e sempre.Amém!

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus, me ajude em minha conversão e em minha santidade, que eu o busque sempre na Vossa Palavra e na Eucaristia. Amém! ! !

    ResponderExcluir
  4. Jesus como eu quero esse pão como quero ter a vida eterna

    ResponderExcluir
  5. Amém que esse pão nunca me falte e sua face nunca se vira contra a minha ,ois dou tua senhor amea.

    ResponderExcluir
  6. Senhor tua palavra é o nosso verdadeiro alimento! Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por ter um anjo que cuida de mim. Entretanto, me ajude ser cheio de graça, sabedoria e poder. Se possível, nos ajude com prodígios e sinais. Me ajude com os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude ficar longe de blasfêmias e pecado. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude agradecer com sinceridade. Me ajude esforçar-me pelo alimento que permanece até a vida eterna. Me ajude acreditar da melhor forma possível no meu SALVADOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Sempre pedindo a misericórdia de Deus para nos ajudar na busca do pão da vida em Cristo e não pensar somente na sobrevivência desta vida terrena. Pai meu pai eterno grande é o teu amor e a tua misericórdia com os teus filhos guia-nos no teu caminho. "Jesus Cristo caminho verdade é vida.

    ResponderExcluir
  9. Pe.João Carlos sempre rico de sabedoria pois nos faz entender e tentar praticar as boas ações da palavra de Deus que é realmente a nossa vida só depende de nós querermos este pão da vida eterna.
    Obrigada Senhor Jesus pelo dom do Pe.Ant Carlos que nos ensina.
    Eu amo JesusCristo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS