PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESTAMOS NO MUNDO, MAS NÃO SOMOS DO MUNDO

ESTAMOS NO MUNDO, MAS NÃO SOMOS DO MUNDO


Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)

25 de maio de 2019.

Quando você começa a se comportar como um cristão de verdade, muita gente estranha. É o que Jesus está nos dizendo hoje: “o mundo gosta do que é seu”. No evangelho de João, fica bem clara a oposição que o mundo faz a Jesus. O mundo, na compreensão desse evangelho, são as pessoas e as estruturas que se opõem a Deus. É bem verdade que Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para salvá-lo. Mas, nem todo mundo acolheu Jesus. E, na verdade, boa parte de seu mundo estranhou sua mensagem e suas atitudes e o rejeitou, levando-o à morte de malfeitor na cruz.

O mundo está dominado pelo pecado e, portanto, está sempre na oposição a Deus, em oposição ao Deus verdadeiro revelado por Jesus. O mundo pode até formar para si uma imagem falsa de Deus, ter um deus que lhe convenha. Pode ver que as pessoas que tramaram a morte de Jesus eram pessoas religiosas, mas serviam a uma falsa imagem de Deus. Sentiram-se ameaçadas pelo jeito de Jesus falar de Deus e tratar os sofredores e, em nome do seu deus, mataram-no.

O cristão é alguém que é tirado do mundo. É bom explicar melhor isso. Jesus falou assim: “O mundo odeia vocês porque eu os escolhi e os apartei do mundo”. Jesus nos escolheu, nos chamou. Ser escolhido por Jesus, seguir Jesus é afastar-se do mundo, isto é, desvincular-se do mal do mundo. Dá pra entender? Não é que o cristão possa viver fora do mundo. Ele afasta-se do mal que está no mundo, mas vive no mundo. Na ceia, Jesus pediu ao Pai: “Eu não peço que os tires do mundo, mas que os livres do maligno”. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.

O mundo perseguiu Jesus. E desconfia de qualquer um que se pareça com Jesus. Olha o que ele fala no evangelho de hoje: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro ele me odiou”. E por que o mundo odeia Jesus? Pela mesma razão que o mundo do tempo de Jesus o odiou e o matou. A mensagem de Jesus e o seu modo de se conduzir na vida eram uma permanente denúncia contra o egoísmo, a dominação, a manipulação, a alienação que movem o mundo. Jesus vivia e pregava radicalmente a fraternidade, a prioridade dos pequenos e sofredores, a liberdade, o amor a Deus e aos irmãos, a vida segundo a vontade de Deus. A vida dos cristãos devia ser uma pregação permanente (mesmo sem sermão) contra a infidelidade, a desonestidade, a busca de privilégios, a exploração; uma pregação em favor da santidade do matrimônio, da sacralidade da vida, da justiça e do perdão como caminho para a paz. Quem anda assim, afastou-se do mundo, mesmo vivendo nele.

Sair do mundo é como a saída do povo do cativeiro do Egito. É obra de Deus em nós. Jesus disse isso a Nicodemos: “tem que nascer de novo”. Sair do mundo é um êxodo, é um novo nascimento. Obra de Deus, com nossa adesão.

Guardando a mensagem

O seguidor de Jesus, a seguidora de Jesus, pautando-se pelo seu evangelho, com certeza, pelo estranhamento do mundo, vai sofrer incompreensão, pode sofrer rejeição e até perseguição. Foi assim com Jesus. Se o comportamento e as palavras de um cristão não incomodam o mundo, tem alguma coisa errada nele. Não porque procuremos oposição e encrenca. Jesus não procurou confronto e briga. Mas, o mundo só gosta do que é seu.  

Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste “se me perseguiram, também perseguirão vocês”. E estamos começando a entender o porquê: porque o cristão não pertence mais ao mundo, não pensa e não age mais como o mundo. Agora, isso não é fácil, Senhor.  É verdade, tu não nos disseste que seria fácil. Na verdade, nos ensinaste a tomar o caminho estreito, pois larga é a estrada que conduz à perdição. Continua, Senhor, rezando por nós ao Pai, pedindo que não nos tire do mundo, mas que nos livres do mal que está nele. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Não se paute por quem não conhece o Senhor. Marque a sua diferença de cristão. Planeje bem o seu final de semana, garantindo sua participação na Santa Missa.

Pe. João Carlos Ribeiro – 25.05.2019

32 comentários:

  1. AMÉM QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESCULTE MINHAS A ORAÇÕES.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Bom dia Padre, ore por mim e toda minha família.

    ResponderExcluir
  3. Amém Jesus tu és o meu amigo

    ResponderExcluir
  4. Amém! Obrigado Senhor por está aqui ouvindo a palavra do Padre Carlos

    ResponderExcluir
  5. Pai do cu e da terra receb
    minha irmã Rosa Maria falecida súbitamente na 4af em teus braços Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos. Gratidão ao nosso Deus por tudo que tanto fez e faz por nós, tanto espiritual como materialmente. Assim seja.

    ResponderExcluir
  7. Bendito Seja Louvado teu Santo nome
    Amém Amém Amém.

    ResponderExcluir
  8. Amém Senhor Jesus e nosso Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  9. Amém!
    Bom dia irmãos!
    Bom dia Padre! Ora por mim e toda minha família padre. Que a minha fé no Pai cresça a cada dia.
    A palavra de Deus hoje me fez refletir muito em alguns situações no qual venho passando padre. Gratidão.

    ResponderExcluir
  10. Senhor nos livre de todo o mal. Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  11. Que a cada dia os ensinamentos de Deus se tornem nossas ações e que nossa fé seja renovada e transformada em compreensão e vontade de fazer a diferença. Bom final de semana a todos

    ResponderExcluir
  12. Obrigado meu Deus pela vida. Obrigado meu Deus pela minha familiar .Obrigado meu Deus por iluminar padre João Carlos que ele continue nos abençoando. De a ele cada vez mais saúde sabedoria. Amém

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Padre João Carlos, como sempre muito louvável sua pregação/meditação. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Amém por esta Santa palavra

    ResponderExcluir
  15. Amem louvado seja Deus ore por mim padre para que eu consiga realizar meus sonhos mais na vontade do pai.

    ResponderExcluir
  16. Não é fácil defender as leis do Senhor, sempre entro em atrito qdo digo que só se pode casar uma vez, quem casou no religioso...não pode casar de novo, salvo se for viúva ou viúvo...mas não gostam qdo falo...digo, leiam a Biblia...aí, ficam com raiva de mim...

    ResponderExcluir
  17. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Entretanto, me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude dar um bom testemunho. Me ajude viver melhor o meu batismo. Me ajude a ter a minha fé fortalecida. Me ajude conseguir mais gente pra VOSSA igreja. Me ajude ser obediente ao Espírito Santo. Me ajude pregar o Evangelho com sabedoria. Me ajude viver no mundo, sem ser do mundo. Me ajude servi-Lo da melhor forma possível. Me ajude vencer a perseguição. Me ajude guardar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos. Obrigada por me Evangelizar todos os dias. Agradeço a Deus pela sua presença em minha vida me evangelizando com muito amor e muita clareza em suas palavras. Deus conosco.

    ResponderExcluir
  19. Este mundo tem coisas muito impiedosas e muito cruéis.Deus nos livre de todo mal e nis dê forçapara ser seguidores fiéis de Jesus. Assim seja.

    ResponderExcluir
  20. Amém
    Obrigado pela catequese.
    Deus seja louvado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS