PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS

DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS

Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim (Jo 13, 20)
16 de maio de 2019.
Todos nós somos responsáveis pela evangelização. A evangelização é a missão da Igreja. Somos todos missionários, responsáveis pela missão. Mas, antes de estarmos na condição de missionários, nós somos discípulos e discípulas de Cristo; recebemos a pregação do evangelho, acolhemos a evangelização. Afinal, somos discípulos e missionários. O evangelho de hoje tem três recados importantes para nós, agentes e destinatários da evangelização.
A primeira palavra é esta: “Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. E isto não vale só para aqueles a quem queremos levar o evangelho. Vale especialmente para nós, que permanentemente estamos sendo evangelizados. Queremos reconhecer naqueles que vêm a nós em nome do Senhor, o próprio Senhor que os envia. E entendemos que estamos acolhendo o próprio Jesus ao acolher a sua palavra e o seu ministério. E acolhendo-o, nos damos conta, estamos acolhendo o Pai que o enviou. A missão foi entregue ao Filho pelo Pai.
Como discípulos do Senhor, reconheçamos logo quem é que nos traz o evangelho. Em primeiro lugar, os nossos pais. Eles são os primeiros a nos falar de Deus e nos iniciar na fé da Igreja. Os pais são ministros da Igreja, levam seus filhos a conhecer e amar Jesus Cristo.  Quando os pais falham nessa sagrada tarefa, a vida de fé dos filhos fica comprometida. Depois dos pais, a Igreja conta com outros agentes evangelizadores: catequistas, lideranças, animadores, consagrados e religiosos, diáconos, os padres, o bispo. Recebê-los, acolhê-los, dar-lhes ouvidos é acolher e receber o próprio Senhor ressuscitado.
A segunda palavra é esta: “O servo não está acima do seu Senhor, o mensageiro não é maior do que aquele que o enviou”. Na qualidade de anunciadores do evangelho, somos servos e mensageiros. Só realizamos bem nossa tarefa na medida em que estamos unidos ao Senhor que representamos e que nos enviou. Somos servidores de Cristo e dos irmãos. Apresentamos a sua mensagem, não a nossa. Anunciamos que só nele se encontra a salvação, não em nós e em nossas instituições. Queremos levar as pessoas a ele, não podemos permitir que elas parem em nós. Somos servos e mensageiros dele.
Como missionários do Senhor, precisamos atuar conjuntamente. Não se trata de uma ação isolada, individualista ou à margem da comunidade. Nossa atuação missionária deve se inscrever no conjunto da pastoral e na pastoral de conjunto, no grande esforço evangelizador da Igreja. É assim que precisamos estar atentos aos documentos da Igreja, às suas orientações; aos planos pastorais das paróquias e dioceses. Leigos e leigas agem como missionários, em primeiro lugar, nos seus compromissos com a família, no seu ambiente de trabalho, no exercício de sua cidadania. Na medida em que você está unido à sua comunidade, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, sua ação está inserida no grande esforço missionário da Igreja.
A terceira palavra é esta: “Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”. Claro, Jesus falou isso, ali na mesa, referindo-se a Judas. Em Judas, contemplamos a traição extrema. Mas, quem come o pão na mesa do Senhor e levanta contra ele o calcanhar (isto é, lhe dá as costas) não é só Judas. Em nossas pequenas e grandes infidelidades, afastamo-nos do Senhor e de sua comunidade. Assim, essa palavra serve como um alerta. Por um lado, não imitarmos Judas, que também era um missionário do Senhor e o traiu. E nem nos escandalizarmos com os que continuam agindo assim, decepcionando e traindo o evangelho. Coloquemos tudo na conta da fraqueza humana e, sem julgamentos, prossigamos confiados na fidelidade do Senhor.
Guardando a mensagem
Somos discípulos e missionários. Como discípulos, reconheçamos quem nos evangeliza e acolhamos seu ministério, certos que neles estamos acolhendo o Senhor. Como missionários, recordemo-nos que somos servos e mensageiros. Anunciamos Jesus, não a nós mesmos ou as nossas tradições. Contemos, sempre, com a fraqueza humana em nosso meio, nos discípulos e nos missionários. Mas, confiemos firmemente na fidelidade do Senhor e Salvador Jesus Cristo.  
Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim (Jo 13, 20)
Rezando a Palavra
Senhor Jesus,
Estamos cercados da fraqueza humana, continuamos fracos e pecadores. É como disse o apóstolo: “transportamos a graça em vasos de barro”. Dá-nos, Senhor, que não percamos a fé, nem esmoreçamos em nossos compromissos ao nos depararmos com as falhas e as faltas de quem nos evangeliza. Dá-nos sentimentos de arrependimento, quando igualmente falharmos e nos afastarmos de nossa missão de testemunhas e anunciadores do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
Identifique, mentalmente, as pessoas que dependem do seu testemunho e de sua palavra para se aproximarem de Cristo e de sua Igreja. E reze por eles.

Pe. João Carlos Ribeiro – 16 de maio de 2019.

32 comentários:

  1. Dai-me a Graça Senhor de não perder a minha Fé, e ajuda- me a não cair em tentação... Obrigada Senhor! Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bendito seja Deus por esta linda reflexão,nos ajuda a sermos mais firme na caminhada e na luta diária.

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe todos nós peço pela minha família é minha amiga nena pela tia santinha é toda família Abençoada

    ResponderExcluir
  3. Pai filho espírito santo Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, peço oração pra meu irmão Oswaldo de Paula Filho. Para a cura do corpo e de alma dele.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  6. Senhor ajuda-nos todos nós que somos catequistas , ministros ,e demais agentes de pastores a fazer sua verdadeira vontade e levarmos a sua verdadeira palavra assim seja amém
    Um abraço aos padres João Carlos e Jair tenham um abençoado dia

    ResponderExcluir
  7. Dai-me senhora graça de está sempre contigo

    ResponderExcluir
  8. Peço Oração pra meu Perdão e Felicidade, hoje é Meu Aniversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Denis, muita saúde e mais bênção de Deus na sua vida. Felicidades!

      Excluir
  9. Senhor Jesus,passa na frente de todos os problemas,e sana.Amem

    ResponderExcluir
  10. Senhor dá-me a sabedoria de entender melhor sua palavra que eu consiga evangelizar como o Senhor nos pede amem

    ResponderExcluir
  11. Senhor Deus tende piedade do Brasil e de Bolsonaro. Ajuda nosso presidente. Não permitas q nosso país caia nas mãos erradas .Amém

    ResponderExcluir
  12. Senhor eu nao sou digna mas peço sua misericórdia amea

    ResponderExcluir
  13. Muito bom:levamos Jesus Cristo e não a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  14. "Quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim. (Jo 13, 20)".
    Amém amém amém amém

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Padre pela reflexão diária que nos enriquece espiritualmente.

    ResponderExcluir
  16. Amém! Discípulos e missionários sempre. Que Deus seja para nós o fim único da nossa vida.

    ResponderExcluir
  17. Que o SENHOR JESUS nós ajuda a sermos mensageiros da vossa palavras. Amém obrigada JESUS CRISTO por tanto AMOR por nós

    ResponderExcluir
  18. Abençoe todos NÓS senhor. Àmem

    ResponderExcluir
  19. Peço pela conversão da. Minha filha. Aline ANA DA COSTA.QUE JESUS. CURA DE TODA. DEPEDENCIA QUÍMICA. OBRGADO MEU DEUS. AMEM

    ResponderExcluir
  20. SENHOR MEU DEUS ACALMAI MEU CORAÇÃO ME AJUDE A TER MAIS FE .

    ResponderExcluir
  21. Senhor aumentado a minha fe

    ResponderExcluir
  22. Senhor quero seguir a tua Palavra Santa. Pe João Carlos rogai por nós.

    ResponderExcluir
  23. Bença Padre peço Jesus que aumenta minha fé.E peço a minha conversão e a conversão de minha família!9

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Pe pela homilia, o sr foi muito feliz em suas colocações e observações profundas. Obg que Deus continue abençoando o sr

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Padre João Carlos. Ajuda-me a caminhar na vida em caminho certo para que eu não me afaste de Deus nosso Pai que sempre está nos mostrando por onde e como devemos fazer para ter a salvação eterna.

    ResponderExcluir
  26. Padre João Carlos. Obrigada pela sua capacidade e boa vontade de nos esclarecer o evangelho diariamente com palavras simples e compreensiva. Deus me colocou no seu caminho de evangelizador por que sabe que eu preciso de ouvir todos os dias a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos hoje ja é dia 17 e já estou precisando a palavra do Senhor atualizada para começar o meu dia como deve ser. Agradeço carinhosamente que me envie. Muito grato.

    ResponderExcluir
  28. Obg, pôr tanto conhecimento da palavra do nosso senhor, Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  29. Jesus me fortalece nessa caminhada contigo Jesus pra que vc eu reze por meus irmãos....

    ResponderExcluir
  30. O meu Deus dai-me a glória e me abençoe com esse tão grande presente amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS