PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CRER É TER UMA LUZ PARA SE GUIAR

CRER É TER UMA LUZ PARA SE GUIAR

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)
15 de maio de 2019.
Palavras preciosas de Jesus, ditas à multidão: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar”.
Há, de verdade, uma realidade de descrença, de gente que não escuta Jesus e não o segue. Não integra o seu rebanho, não faz parte de suas ovelhas. Pela fé, nos aproximamos de Jesus. A fé é um dom de Deus. Mas, um dom, um presente pode não ser recebido, pode ser rejeitado. É que fomos criados na liberdade. Sem liberdade, não há amor. Sem liberdade, não se pode crer, porque crer é uma acolhida incondicional, uma entrega pessoal. Não se pode crer, nem amar por obrigação. Crer é um ato de liberdade.
Há quem realmente não creia. E há muita gente que, mesmo crendo, não permite que sua fé oriente a sua vida. É uma espécie de ateísmo prático. Até crê, mas a fé não é a luz que ilumina os seus passos. Vive como quem não crê, como quem não tem esperança, como quem não conheceu Jesus. Em Jesus, ficamos sabendo que Deus nos ama e o enviou para nos resgatar, nos conduzir para a vida plena. E, sobre isso, não podemos ficar indiferentes. Essa novidade pode mudar a nossa vida, pode ser uma revolução em nossa existência.
Não basta que Jesus seja o bom pastor e nos conheça e dê sua vida por nós. É necessário que nós, em resposta a esse amor do bom pastor escutemos a sua voz e, na fé, o sigamos. Ele disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”. É preciso ouvir a sua voz. A oração diária do povo de Jesus incluía uma passagem do livro do Deuteronômio: “Ouve, Israel, o Senhor teu Deus é o único Senhor”. Ouve, Israel. É preciso escutar. A fé é a nossa resposta ao que ouvimos. O salmo 94 traz uma chamada de atenção: “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”. A palavra nos pede para não fechar o coração como o povo antigo que tanto entristeceu o Senhor por sua desobediência. “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”.
Guardando a mensagem
Escutar a voz do bom pastor é reconhecê-lo como orientação da própria vida, crer nele, assumindo sua palavra como guia de sua existência. Foi exatamente isso que Maria disse aos serventes nas Bodas de Caná: “Façam tudo o que ele lhes disser”. O que Jesus diz, precisamos escutar, acolher, praticar. Crer é a nossa resposta à sua palavra, pela qual nos revela o amor de Deus por nós.
Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Infelizmente, hoje, como no teu tempo, há muita gente que não te escuta de verdade. Uns permanecem indiferentes à tua voz, à tua Palavra; não a distinguem no meio de tantas vozes do mundo de hoje. Outros te escutam com ouvido de mercador: não te levam em conta, não te ouvem com seriedade; não se deixam conquistar pelo amor de Deus que tu anuncias. Mas, que bom que muitos te escutam e te seguem. Peço-te, Senhor, que eu e minha casa estejamos sempre no número dos que te ouvem, te conhecem e te seguem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Minha sugestão é que você transcreva e reze a oração que Jesus rezava todo dia: Deuteronômio 6, 4-9. Ela começa convidando o povo de Deus a escutar, a ouvir uma coisa muito importante.

Pe. João Carlos Ribeiro – 14.05.2019

36 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu gostaria q Todos os dias enviace a palavra pra mim.
      Muito obrigada

      Excluir
    2. Amém padre bom dia gostaria de receber todos os dias a sua palavras de meditação obrigado e um forte abraço

      Excluir
  2. Excelente reflexão padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Amém Padre João! Que meus ouvidos estejam sempre abertos pra escutar a Voz do Amor! Jesus Cristo é o Amor Supremo! Obrigada por tão belíssima meditação. Deus ilumine imensamente! Pelo sua bênção pra mim e pra minha família também!

    ResponderExcluir
  4. Sua bênção Pé. Agradeço a Deus por este instrumento que nos faz conhecer novas pessoas e novos irmãos em Cristo Jesus,e assim nos ensina a Evangelizar compartilhando com nossos irmãos, fico grato e peço a Deus que não me deixe seguir os passos de Judas que deixou sua Igreja,finalizo este comentario, desde já peço sua bênção e da minha família pois são Evangélicos, e nos respeitamos! Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela a oração Padre João Carlos é lindo,amo rezar com o senhor.

    ResponderExcluir
  6. Amém! ! Graças a Deus

    ResponderExcluir
  7. Palavra da salvação glória a vós senhor. amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sua benção amo suas homilia são lindas e é de um aprendizado maravilhoso .paz e bem a todos

      Excluir
  8. Bom dia Deus nos abençoe. E que nunca venha nos falta a fé E que Deus abençoe o senhor padre João carlos

    ResponderExcluir
  9. Graças te dou pai tu és a luz do mundo

    ResponderExcluir
  10. já chegou! trazendo_ nos UM dia mais feliz.

    ResponderExcluir
  11. Tudo posso naquele que mim fortalece e a aquele que mim fortalece e o senhor Jesus amém amém e amém

    ResponderExcluir
  12. Tenho feito diariamente a meditacao do dia c meu neto e o nosso alimento diario.Mto obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Vou confiar em Deus
    Vou me valer de Deus
    E venha o que vier
    Haja o que ouver
    Em Deus eu vencerei.

    ResponderExcluir
  14. Amém! Senhor eu creio mais aumentai a minha fé!
    Obrigada pelas palavras diárias onde vivenciamos a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  15. Que Deus os abençoe por todos os dias nós evangelizar sempre agrado esse momento,de aprendizado amem

    ResponderExcluir
  16. Senhor abrem os meus ouvidos para escuta a tua palavras senhor e colocar em prática

    ResponderExcluir
  17. O meu Deus com a fé que tenho em ti me mostre alguma coisa mesmo que for no exame de urina amém

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Pe João Carlos, por me trazer as palavras de Deus; Que minha fé seja sempre crescente em Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre confio em Deus!!! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Sua bença padre obrigada pela mensagem

    ResponderExcluir
  21. Sua benção padre linda sua mensagem

    ResponderExcluir
  22. Pe , o senhor como sempre se superando, nos encantando com homílias tão belas e tão singelas. Obg Pe q Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Estou com problemas pra enviar. Vai pra o bloger e não tá enviando. Antes não iria. Dava certo.

      Excluir
  24. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA igreja. Entretanto, me ajude anunciar a VOSSA palavra. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude ser douto no mistério do VOSSO amor. Me ajude celebrar em honra da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude jejuar e rezar da melhor forma possível. Me ajude ser guiado pelo Divino Espírito Santo. Me ajude trabalhar santamente. Me ajude crê no meu REDENTOR. Me ajude ser iluminado pela luz do CÉU. Me ajude ouvir e observar a VOSSA santa palavra. Me ajude alcançar a salvação eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  25. É muito bom ouvir a palavra de Deus todos os dias padre João Carlos.Te agradeço muito.Amém!Deus te proteja padre.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia! Não sei o que houve. Como farei?

    ResponderExcluir
  27. Tem momentos que dar certo. Como essa que enviei. Quero continuar recebendo. Renove minha inscrição. Faço comentário,como está, com google Ana Maria. Que é meu nome. Amém. Bom dia!

    ResponderExcluir
  28. Amém! Não recebi de ontem, por favor, envie a de ontem e de hoje.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS