PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMADOS E ESCOLHIDOS

AMADOS E ESCOLHIDOS

Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)
24 de maio de 2019.
Que grande graça, nós sermos cristãos.  Nós aceitamos seguir Jesus, nós o escolhemos como referência fundamental de nossa vida. É por isso que nos chamam de cristãos. Somos seus seguidores.  Nós fizemos uma opção por ele, como nosso modelo e salvador. Mas, olha o que ele hoje está nos dizendo: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. Ele nos amou e nos escolheu, por primeiro.  O amor dele foi antes do nosso. Como disse o apóstolo: “Quando ainda éramos pecadores, ele nos amou e se entregou por nós”.
O amor de Deus nos precede. Ele deu o primeiro passo, quando ainda estávamos no pecado. A gente sempre pensa com uma lógica diferente. Um dia, meditando a história do filho pródigo (Lucas 15), me dei conta que o filho errado voltou pra casa, em primeiro lugar porque havia um pai misericordioso esperando-o. Esse amor, que ele já tinha experimentado quando estava em casa, vinha antes de sua própria conversão. Movido por esse amor, encorajado por ele, é que este filho pródigo se levantou arrependido e começou o seu caminho de retorno à casa do Pai. Não foi só a conversão que o levou de volta para casa. Em primeiro lugar, foi o amor do Pai que o atraiu e criou as condições para a sua volta. Meditando assim, compus aquela música ‘Meu Bom Deus’. “Meu bom Deus, o teu amor me trouxe aqui”. O amor de Deus é antes do nosso.
A Igreja, no Concílio de Trento, concluído em 1563, explicou que o início da justificação brota da graça preveniente de Deus, por Jesus Cristo, pela qual somos chamados, sem qualquer merecimento de nossa parte. Em resposta, podemos consentir livremente nesta graça e cooperar com ela (Cf Trento 797).
O mesmo mandamento do amor fraterno está baseado nesta experiência de termos sido amados por primeiro. “Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Aliás, esse amor vem bem antes no amor do Pai por Jesus: “Como o Pai me amou, eu amei vocês”.
Maria, a mãe do Salvador, reconheceu a iniciativa de Deus no seu canto. ‘O Senhor fez em mim maravilhas. Ele olhou para  a condição humilde de sua serva’. Deus escolheu Maria para ser mãe do seu filho, por pura graça, por bondade do seu coração. Ele a escolheu, na sua fraqueza, e a cumulou de muitas bênçãos em vista de sua missão. E ela foi generosa na resposta: “Eis aqui a serva do Senhor”.
Os salesianos, em suas Constituições, reconhecem claramente a iniciativa de Deus na fundação de sua sociedade religiosa. Está escrito assim em nossas regras: “Com sentimento de humilde gratidão, acreditamos que a Sociedade de S. Francisco de Sales nasceu não de simples projeto humano, mas por iniciativa de Deus. A fim de contribuir para a salvação da juventude, o Espírito Santo, com a intervenção materna de Maria, suscitou S. João Bosco e formou nele um coração de pai e mestre, capaz de uma dedicação total”.
Guardando a mensagem
No antigo catecismo de perguntas e respostas, nós decorávamos uma resposta muito especial. Éramos perguntados: “Você é cristão?”. Respondíamos em coro: “Sim, sou cristão pela graça de Deus”. É disso que nos fala o evangelho de hoje. A salvação é uma iniciativa de Deus que nos amou primeiro, vindo ao nosso encontro, nos oferecendo a graça da redenção em Cristo. Ele nos amou primeiro. Em resposta, acolhemos a graça do Senhor e procuramos, cheios de gratidão, viver como discípulos de Jesus, apoiados pela graça do seu Espírito em nós.  
Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês  (Jo 15, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós te bendizemos por nos teres escolhido como teus discípulos e discípulas. O Pai nos amou e te enviou para nossa salvação. Escolhidos por ti, tu nos designaste para darmos fruto. O fruto primeiro é nos tornarmos teus discípulos. Obrigado, Senhor. Dá-nos a graça de sermos perseverantes e fiéis no teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Recebendo a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora
A nossa proteção está no nome do Senhor.
– Que fez o céu e a terra.
– Ave Maria...
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
– Rogai por nós.
Pelas mãos da Virgem Maria Auxiliadora, desça sobre ti a bênção do Deus todo-poderoso Pai + Filho + e Espírito Santo. Amém.
Vivendo a palavra
Muita gente não sabe da grandeza de sua vocação cristã. Jesus nos escolheu e nos enviou para darmos fruto. Se aparecer uma oportunidade, hoje, fale com alguém sobre isso.

Pe. João Carlos Ribeiro – 24.05.2019

34 comentários:

  1. Peço orações para minha irmã Rosa Maria q faleceu subitamente hoje a tarde.

    ResponderExcluir
  2. Como é bom senhor ser escolhida por te amem

    ResponderExcluir
  3. AMÉM MARIA PASSE NA FRENTE. PEÇO ORAÇÃO PRA MIM E TODA MINHA FAMÍLIA SANTOS SUA BENÇA PADRE.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos peço orações pela minha saúde.sou Patrícia Maria de Santana
    Sou daqui de San Martin .pec p orações por minha filha Sabrina qui vai viajar hoje para são Paulo qui nossa senhora auAuxiliado proteja ela na onda e vinda amem

    ResponderExcluir
  5. Como é maravilhoso ser uma escolhida por ti meu Deus!

    ResponderExcluir
  6. A sua bença Padre João Carlos
    Peço oração pelo meu filho Carlos uma graca de oportunifade de emprego.Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda pela minha família e paz no mundo Amem.

    ResponderExcluir
  7. Peço oração por mim e toda minha família!

    ResponderExcluir
  8. Amém! Bom dia Padre moro em Mirueira, mim chamo Aldezir peço oração pra toda minha família.

    ResponderExcluir
  9. MARLI DE FATIMA DO NASCIMENTO24/5/19 07:20

    Padre Carlos, peço orações para mim e toda a minha família e em especial minha filha Gabriela e meu marido Mauro Lucio que está doente acamado. Deus lhe pague! Sua bênção! Salve Maria!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos , como é bom sempre ler e ouvir a palavra de Deus,ela nos sustenta na caminhada do dia a dia , nossa senhora Auxiliadora Maria Auxiliadora rogai por nós

    ResponderExcluir
  11. Peço perdão pelos meus pecados...ajuda-me a seguir o seu mandamento, "amai-vos uns aos putros como eu vos tenho amado" Amém!

    ResponderExcluir
  12. A palavra de Deus é sustento na caminhada

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Peço orações para o meu neto Paolo de Flavio de Oliveira Lemos e para minha filha mais velha Gioconda Oliveira de Araujo. Obrigado padre.

    ResponderExcluir
  14. Peço oração pra minha amiga e irmã Maria Hilda Batista de lima,ministra da igreja do Rosário de Guararapes ela está enterrado a 30 dias operou o coração e precisa de orações.por favor padre João Carlos reze por ela obrigada Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por fazer parte de uma comunidade. Todavia, me conceda a graça para viver o meu apostolado cristão. Me conceda a graça para evitar as perturbações. Me conceda a graça para ser fiel ao meu SALVADOR. Me conceda a graça para está unido ao Espírito Santo. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para amar todas as pessoas. Me conceda a graça para obedecê-Lo. Me conceda a graça para que eu seja um bom amigo. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Peço a minha mãezinha que interceda por min e minha família e por todas aqueles que estão nós hospitais com câncer em fase terminal e por todas nossas dificuldades financeiras amém minha mãezinha amém.

    ResponderExcluir
  17. Meu senhor e meu Deu eu amo o Senhor e acredito na ressurreição, mas aumentai a minha fé e seja feita a tua vontade assim na terra como no céu.
    Amém amém amém

    ResponderExcluir
  18. Quanta emoção em ouvir estas palavras do Evangelho em que Jesus diz que me escolheu.Eu humilde serva do senhor tenho a graça de ouvir através do querido padre João Carlos 👏

    ResponderExcluir
  19. Senhor nos abençoe! Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  20. Senhor nos abençoe! Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  21. maravilhosa obrigado por mim escolher por mim e minha familia👏👏❤

    ResponderExcluir
  22. Queria pedir ora cão pela saúde do meu esposo e da minha sogra para que eles se recupere logo

    ResponderExcluir
  23. Amém peço oração pela minha saúde que tá meio abalada problema renal e próstata e pela minha esposa também Obrigado senhor

    ResponderExcluir
  24. Eu me chamo claudio minha esposa Elizete somos de Castanhal no Pará

    ResponderExcluir
  25. Que N Sra Auxiliadora abencoe nossa missao e nossas familias!

    ResponderExcluir
  26. Amém, peço oração para minha familia ,amigos , companheiros de trabalho e para todos que estão participando desse maravilhoso dia .

    ResponderExcluir
  27. Que a virgem Maria Auxiliadora abençoe a mim e à minha familia e aos amigos necessitados. Atendei oh Pai os pedidos de Maria mãe de Teu filho Jesus. Amém. Abraço Pe João Carlos meu amigo.

    ResponderExcluir
  28. Peço que Nossa sra Auxiliadora interceda junto a seu filho Jesus, abençoe minha familia e nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  29. Jesus eu te louvo e agradeço por minha família e peço oração por todos os jovens....

    ResponderExcluir
  30. Não perco minha fé espero pela tão grande graça de ter meu filho ou filha em meus braços amém

    ResponderExcluir
  31. É muito bom ouvir a palavra do Sr. Deus, procuro sempre carrega_lo dentro do meu coração, me sinto leve e com bem estar muito confortante.
    Só tenho a agradeçer ão Padre João Carlos pela por nos trazer a paz de espírito dentro de mim. Deus vos abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS