PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEM UM NICODEMOS NO SEU CAMINHO

TEM UM NICODEMOS NO SEU CAMINHO


Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).
30 de abril de 2019.
Nesta terça-feira, Nicodemos ainda está em cena, conversando com Jesus. Nicodemos representa o povo de Israel, na dificuldade que teve de entender e acolher Jesus. Nos anos que se seguiram à ressurreição de Jesus, as comunidades cristãs foram se organizando e se espalhando por toda parte. As comunidades guardavam a memória de Jesus e viviam e difundiam o seu evangelho, com grande fervor. Nas comunidades, além de judeus, começaram a ser acolhidos também os pagãos. E como viviam junto ou dentro das comunidades judaicas, o conflito foi crescendo entre as comunidades cristãs e as sinagogas. Nesse diálogo entre Jesus e Nicodemos, está muito dos debates entre os cristãos e os judeus desse período.
Nicodemos é um mestre da Lei, um fariseu, membro do grande conselho de Jerusalém. E Jesus está lhe dizendo que ele precisa nascer de novo, nascer do alto. ‘Que história é essa – pensa Nicodemos – o Messias que nós estamos esperando vem restaurar Israel, levar nosso povo à vitória contra nossos inimigos, vem elevar nossa nação. E esse Jesus, em vez de anunciar a restauração de Israel, está falando do homem novo, de uma nova humanidade; não de um novo Israel, mas de um novo homem’.
Isso mesmo. Jesus está dizendo que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo, nascer do alto. Ele está explicando que o que dá acesso ao Reino não é o título de membro do povo de Deus ou a prática da Lei de Moisés, mas ser renovado por obra de Deus. O novo nascimento é obra de Deus, pelo seu Espírito Santo.
A essa altura, podemos nos perguntar: Por que Nicodemos não se tornou abertamente um discípulo de Jesus, depois dessa conversa tão esclarecedora?
Nicodemos, ao que parece, permaneceu apenas um admirador de Jesus. Para tornar-se discípulo, precisava abandonar a segurança que ele encontrava na Lei de Moisés. Para ele, o reino de Deus se ganhava pelo cumprimento fiel do que a Lei mandava. E Jesus explicava que o Reino não é um prêmio aos mais comportados, mas um dom de Deus a quem ele ama. Na verdade, a todos que o amam, reconhecendo nele o enviado do Pai.
Nicodemos, ao que parece, não se tornou abertamente um seguidor de Jesus porque aderir a Jesus significava aderir ao seu evangelho, à sua pregação, aos seus ensinamentos. E Jesus abertamente amava e defendia os mais fracos, os mais sofridos, os discriminados. Isso implicaria ele ter um modo de viver e agir como Jesus, sem a busca de privilégios pessoais e na defesa dos injustiçados e oprimidos. Isso seria uma mudança muito grande para uma pessoa como ele, da elite social e religiosa do seu povo. Certamente, isso pegaria muito mal no Sinédrio. Ele seria mal visto, criticado e, quem sabe, até expulso do grande conselho. Ele não quis correr esse risco.
Guardando a mensagem
Nicodemos, mesmo reconhecendo que Jesus era um homem de Deus, parece que não conseguiu dar o grande passo da conversão. Permaneceu na sua condição de segurança como Mestre da Lei, não percebendo que a novidade estava em Jesus que, por sua morte e ressurreição, comunicava o perdão, a vida de Deus, o Santo Espírito. Pelo Espírito comunicado pelo ressuscitado, renascemos para uma nova vida, a vida da graça e da comunhão com Deus e com os irmãos. O novo ser humano, nascido do Espírito Santo, como o vento, é livre. Não está mais amarrado à letra da Lei, mas se move com liberdade nas suas novas opções.
Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).
Rezando a palavra


Senhor Jesus,
O novo nascimento de que falavas, na conversa com Nicodemos, é o batismo. O batismo, o recebem os que creem em ti e aderem à tua pessoa e ao teu evangelho. No batismo, celebramos o derramamento do teu Espírito sobre nós, nos lavando dos pecados e nos comunicando a graça de sermos filhos de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de viver santamente a nossa nova condição de filhos e irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
Será que, em você, há alguma coisa de Nicodemos? Em seu momento de oração de hoje, peça a Jesus a graça da conversão; conversão que é adesão fervorosa a Jesus e ao seu estilo de vida.

Pe. João Carlos Ribeiro – 30.04.2019

35 comentários:

  1. Bom dia padre João cCarlo

    ResponderExcluir
  2. Amém Deus🙏 louvado e amado em toda parte do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos a sua bênção! Amém ...

    ResponderExcluir
  4. Senhor que este último dia de abril seja um dia de louvor e de agradecim ento por tantas maravilhas realizadas na vida, morte e ressurreição de Jesus.
    Que a meditação do diálogo de Jesus com Nocodemos ajude na minha conversão. AMÉM!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA PADRE! QUE JESUS POSSA DIANTE DE ENSINAMENTOS SEJAMOS CONVERTIDOS!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Como é bom acordar e deparar com essa santa meditação.
    Obrigada Deus abençoe a todos vocês

    ResponderExcluir
  8. Amo e creio no meu senhor jesus.

    ResponderExcluir
  9. O senhor e meu pastor e nada me faltara

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre joão carlos eu creio em jesus e peço minha conversão.

    ResponderExcluir
  11. Paz e bem acordar para mim é um grande milagre ter essas meditação melhor ainda obrigada Senhor..

    ResponderExcluir
  12. Que Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  13. Cleojan Fernandes30/4/19 09:29

    Bom dia!!!
    Senhor, pelos teus ensinamentos, dai nos a conversão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Qui bom fazer parte dessa familia. Obrigado Jesus

      Excluir
  14. Senhor me conceda a graça da gravidez amém

    ResponderExcluir
  15. Senhor nesse dia tao especial o de hoje, dia que comemoro o meu nascimento, te suplico senhor meu Deus a graça da minha conversão, obrigado Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Senhor Deus td poderoso liberta-nos do nosso egoísmo e aproxima-nos cada vez mais do teu Reino Sagrado.

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito, nas primeiras comunidades cristãs. Entretanto, me ajude ser fiel ao meu SALVADOR. Me ajude fazer caridade. Me ajude viver o meu apostolado cristão. Me ajude nascer do alto, nascer do Espírito. Me ajude ter mais fé e confiança no Cristo Ressuscitado. Me ajude alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Que Deus nós conceda a graça da conversão que possamos nós livra de tudo aquilo.que nós impedem de seguir seus ensinamentos amém

    ResponderExcluir
  19. Aumenta minha fé senhor mim conceda a graça da conversão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumenta minha fé Senhor me conceda a graça da conversão

      Excluir
  20. Aumenta minha fé Senhor me conceda a graça da conversão Amém!!!!

    ResponderExcluir
  21. Senhor Jesus Cristo dá -me a graça da conversão.

    ResponderExcluir
  22. Se em minha pessoa existe um Nicodemos tira de mim a partir desse momento que lhe imploro. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Jesus Cristo tira de mim a angústia, o medo, a fobia, a tristeza, o pânico, o nervosismo, a impaciência e os sonhos com pessoas falecidas.

    ResponderExcluir
  24. BOM DIA!PADRE JOÃO CARLOS RIBEIRO,SUA BÊNÇÃO.SENHOR JESUS, EU CREIO MAS AUMENTAI A MINHA FÉ PEÇO, A CONVERSÃO PRA MIM MINHA FAMÍLIA E FAMILIARES, MISERICÓRDIA TENHA COMPAIXÃO DE NÓS E DOS DO MUNDO INTEIRO AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Deus nos abençoe!
    Peço oracao pra minha família.e pra minha saúde.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS