PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEGREDO DAS HORAS DIFÍCEIS

O SEGREDO DAS HORAS DIFÍCEIS

Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).
09 de abril de 2019.
É, está difícil. Por mais que Jesus explique, eles não querem entender, não querem aceitá-lo. O clima de resistência e rejeição está crescendo em torno de Jesus. Está chegando a hora da paixão. No fim, os seus próprios discípulos estarão em dúvida e irão deixá-lo só.
Na passagem de hoje, no evangelho de São João, mesmo num clima tão adverso, Jesus afirma sua confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. E Jesus está certo do apoio do Pai, porque ele está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade.
Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da  tarde, ele gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia da asfixia e das dores lacerantes naquela cruz, depois de uma noite de flagelação e maus tratos e de um dia de humilhações e sofrimento físico. Também ali na cruz, ele está em oração. É uma oração que brota de sua dor e de seu sentimento humano de quem se sente traído, evitado, execrado. Sofre pelas dores físicas, sofre ainda mais pelo que a crucifixão representa: a condenação de sua vida, o abandono dos seus amigos, o medo que dispersa o seu pequeno rebanho. Ele se sente só e abandonado. Mas, ali, ao pé da cruz, está um grupo de mulheres fiéis e o discípulo mais jovem.  Ali está também a sua mãe. O Pai o assiste, silencioso, ele sabe disso, num silêncio doloroso.
A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Ainda mais que essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). E, apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo e a confiança nele.
Guardando a mensagem
Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições. Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição de Jesus, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a vontade de Deus, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também a nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência permanente a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e sempre estará ao seu lado.
Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras do salmo 21(22):
Meu Deus! Meu Deus!
Por que me abandonaste?
Por que estás tão longe de salvar-me,
tão longe dos meus gritos de angústia?
Meu Deus!
Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!
Tu, porém, és o Santo,
és rei, és o louvor de Israel.
Em ti, os nossos antepassados
puseram a sua confiança;
confiaram, e os livraste.
Clamaram a ti, e foram libertos;
em ti confiaram, e não se decepcionaram.
Tu, porém, Senhor, não fiques distante!
Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Neste momento, há muito sofrimento em Moçambique, pela destruição e pelas enchentes causadas pelo ciclone Idai. São mais de 1.000 mortes e mais de 2,6 milhões de desabrigados. Passado o ciclone, são muitos os casos de cólera e outras epidemias. A Igreja, em todo o mundo, está se movimentando em apoio da população atingida. Reze pelas famílias enlutadas e por todos que estão enfrentando essa situação tão difícil. Reze para que não nos falte, nunca, a confiança em Deus.

Pe. João Carlos Ribeiro – 09.04.2019

26 comentários:

  1. Pai vai em socorro de Moçambique, conforta esse povo tão sofrido...Misericórdia Senhor!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João, a sua benção!
    Peço oração por todos q sofrem com inchentes os q passam fome , e te peço por minha família e por mim q a tempos não me confesso na casa de Deus, hoje com tua graça irei a tua casa me confessar... Obrigado Pai, Mãe por tantas bênçãos! 🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde padre João caCarl linda a palavra hoje amém 🙏

      Excluir
  3. Meu Deus.só o Sr. Mesmo porque.nossa confiança está em ti que fez o céu e a terra .
    Tenha misericórdia daquele povo. Ilumine Sr..

    ResponderExcluir
  4. PADRE ROGO AO SEU SENHOR PELA MINHA FAMÍLIA NOSSA MAMÃE RITA TEM.UM CORAÇÃO MUITO RANCOROSO E PEDIMOS QUE DEUS TOQUE NO CORAÇÃO DE PEDRA .PEÇO PELAS NOSSAS SAÚDE SOU PORTADORA DE ESCLERODERMIA SISTÊMICA CONVIVO COM.DORES MAS COM MUITA FÉ QUE VENCEREI MINHA IRMÃ COM DEPRESSÃO PADRE TENHO HORA QUE NÃO TENHO VONTADE DE VIVER DIANTE A TANTAS DIFICULDADES DE DOENÇA E FINANCEIRA AS VEZES ME FALTA O DINHEIRO PARA COMPRAR MEUS REMÉDIOS E CHORO MUITO AMÉM

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos, obrigado pra facilitar pra mim E por muitos este caminho de encontro com Jesus. Suas meditações tem sido meu chão, minha luz nessa estrada. Obrigado. Que Deus te ilumine e te abençoe sempre. Amém

    ResponderExcluir
  6. Gosteria de oração por minha cunhada que estar com cancer de mama e ja começou a quimio, mas estar muito difícil !!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre sua bênção

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, que esta oração nos ilumine

    ResponderExcluir
  9. Olá Pe João Carlos, peço oração pela saúde de meu filho Saulo, demais familiares e prosperidade para mim e meus familiares. Essas meditações sao como bálsamo em nossas vidas. Obrigada 👍👏🙏🙌

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe. João Carlos!!! Tudo posso naquele que me fortalece...🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Padre rogo pela minha familia. Peço oração pela saúde da minha mãe, tias.irmão. sobrinhos.amigos e infantis imigos e pela minha comunidade Divino Pai Eterno.e lhe peço bençao,força e sabedoria pra terminar meu curso de fisioterapia.paz e benção.Amém

    ResponderExcluir
  12. Reze pelaconversāo do meu genro Marcos.Muito afastado de Deus.p Joāo voce e um anjo!

    ResponderExcluir
  13. Que tenhamos sempre a gorca de JESUS em nossos momentos difíceis. AMEM

    ResponderExcluir
  14. Misericórdia, Senhor, por esse povo de Moçambique, que estão passando por esse sofrimento. Também por nossas dificuldades. Tende misericórdia, de nós e do mundo inteiro. Amém! Conforto as famílias enlutadas.

    ResponderExcluir
  15. Palavras para nossa Salvação!Meu coração ficou cheio do Espírito Santo,Quando ouvi que Deus disse que me ama,apesar dos meus pecados.

    ResponderExcluir
  16. SENHOR, ESCUTA OS MEUS CLAMORES ME CURA DAS ENFERMIDADES, E NÃO DEIXA A DEPRESSÃO VOLTAR ! AMÉM

    ResponderExcluir
  17. Padre suas palavras nos alimenta para termos forças no dia a dia.Que um dia elas possam tocar tb o coração dos jovens tomados pelas drogas.

    ResponderExcluir
  18. Orações pelo nosso País.
    Estamos sofrendo muito
    Joelho no chão
    Muita fé para atravessar o deserto que estão deixando o povo brasileiro. Deus daí força para que possamos caminhar rumo a libertação

    ResponderExcluir
  19. Senhor venho aqui te pedir por aquele povo de Moçambique , que a tua misericórdia chegue até eles. Mais uma vez venho pedir orações por minha família.

    ResponderExcluir
  20. Todas as terças feiras rezo o terço no rádio,e faço a reflexão do evangelho do dia, com está reflexão que recebo do evangelho comentado pelo Padre João Carlos. Agradeço a bela e profundidade reflexão. Reze por nós cujas orações pedimos também!

    ResponderExcluir
  21. Que o senhor Jesus tenha misericórdia desses irmãos Que estão sofrendo o pai não abandona ninguém é só confiar,Deus está sempre conosco no coração Dele cabe todos

    ResponderExcluir

  22. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por meditar diariamente a VOSSA santa palavra. Todavia, me ajude a ser paciente. Me ajude a evitar o pecado. Me ajude obedecê-Lo com sinceridade e amor. Me ajude curando os enfermos do corpo e da alma. Me ajude ter mais fé, amor e confiança. Me ajude ensinar com sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Oremos por nossos irmãos de Moçambique, que Deus tenha misericórdia deles em nome de Jesus, Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS