PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO É PROPAGANDA DE CURA, É UMA CATEQUESE SOBRE O BATISMO

NÃO É PROPAGANDA DE CURA, É UMA CATEQUESE SOBRE O BATISMO

Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?”  (Jo 5, 6)
02 de abril de 2019.
“Aonde chega o rio, chega a vida”. Essa frase está escrita no livro do Profeta Ezequiel, capítulo 47, versículo 11. O profeta foi levado por um anjo ao Templo e viu que jorrava água do Templo, do seu lado direito. E ele foi acompanhando aquela água que ia se espalhando na direção leste. O anjo foi medindo, e a cada 500 metros, mandava o profeta atravessar a água. Na primeira parada, chegava aos tornozelos. Na outra, chegava aos joelhos. Mais na frente, aquela água toda já chegava à cintura. Finalmente, só a nado se podia atravessar. E o profeta foi voltando pelas margens e vendo a paisagem transformada pelas águas: árvores frutíferas, plantações, animais, peixes em quantidade. Isso faz lembrar rios como o São Francisco, o velho Chico, do qual dependem milhares de agricultores e ribeirinhos. “Aonde chega o rio, chega a vida”.
Só pra saber se você está me acompanhando: onde nasce esse rio que leva tanta vida mundo afora? Não, não estou falando do Rio São Francisco que nasce em Minas, na serra da Canastra. Estou falando do rio do profeta Ezequiel. Onde ele nasce? No Templo. Ele jorra do lado direito do Templo. Você lembra que outro dia, Jesus disse que podiam destruir o Templo que ele reconstruiria em três dias? E por quê? Claro, porque o verdadeiro Templo é ele mesmo, o seu corpo. O Templo de Jerusalém, que não existe mais, foi um sinal do verdadeiro Templo, Jesus. Lembre também daquele episódio na cruz de Jesus. O soldado, vendo-o morto, em vez de lhe quebrar as pernas, perfurou o lado dele com a lança. E você pode me dizer o que aconteceu? Isso... Do seu lado aberto, escorreu sangue e água. Agora, junte as peças: Jesus é o verdadeiro Templo. Do seu lado aberto, jorrou sangue e água. Realizou-se nele o que o profeta tinha visto e anunciado: Do Templo, jorrava uma água que ia se espalhando, virando um rio, levando vida aonde chegasse. Do alto da cruz, do coração do Templo que é Jesus, jorra essa água que nos comunica a vida.
Com essa bagagem, vamos ao evangelho de hoje. Jesus foi a uma festa religiosa em Jerusalém. Lá havia uma piscina, a piscina de Betesda. Muita gente doente ficava ali na esperança de se curar, naquelas águas. Jesus encontrou ali um homem doente há trinta e oito anos. Ele estava prostrado, sem ninguém para ajudá-lo a se curar na água da piscina. Jesus perguntou se ele queria ficar bom. Imagine a resposta. Então Jesus disse: “Levante-se, pegue o seu leito e ande”. E ele ficou bonzinho da Silva. Pegou o seu leito e foi embora.
O homem doente, prostrado, à beira da piscina de Betesda é a imagem do pecador, da pecadora. Há muito tempo espera ser libertado. Quanto tempo já fazia que estava doente? 38 anos, quase quarenta. O povo de Deus, depois de uma peregrinação de quarenta anos, entrou  na terra prometida. O homem pecador, esse homem que peregrina em sofrimento há 38 anos é como a terra seca do sertão esperando a água do Rio São Francisco. Agora, chegou a sua libertação. A essa terra seca, chegaram as águas abençoadas de Cristo, renovando a sua vida, fazendo dele uma nova criatura. Essa é a  água que desce do alto da cruz, do coração rasgado pela lança. É o amor de Deus que se derrama. É o batismo lavando do pecado e comunicando a vida de Deus. Aonde chega esse rio, chega a vida.
Guardando a mensagem
A história do homem doente, à beira da piscina de Betesda, é uma catequese sobre o batismo. Estamos preparando a páscoa e a páscoa é a celebração da nossa salvação em Cristo. Por isso, na noite da páscoa, renovamos as promessas do batismo e batizamos novos cristãos. As águas que nos lavam do pecado e nos comunicam a vida de Deus vêm do Templo, do coração de Cristo rasgado pela lança, como num grande rio que vem descendo. A verdadeira piscina, que nos cura do pecado, é a do batismo. Somos restaurados nas águas que descem da cruz.
Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?”  (Jo 5, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Que belo ensinamento sobre o batismo. Renascemos, como terra seca que recebe a água abundante da chuva ou da irrigação. É a tua graça, a tua Palavra, a tua vida comunicada na Eucaristia: são essas as águas que irrigam a nossa vida. Nós te bendizemos, Senhor. Estávamos prostrados à beira da piscina de Betesda, doentes há 38 anos e fomos restaurados nas tuas águas, no santo batismo. Em ti, renascemos, fizemos páscoa. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Uma coisa curiosa. O homem doente, quando foi curado, não sabia quem era Jesus, que o tinha curado. Mas, Jesus o reencontrou num certo lugar. Ali, ele ficou sabendo quem era ele. E assim pode sair testemunhando quem o tinha curado. Que lugar foi esse? Descubra, lendo o evangelho de hoje na sua Bíblia (João 5, 1-16).  
Se você tiver um tempinho, podemos nos encontrar, hoje, às 22 horas, em minha página de facebook. É só procurar padre João Carlos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 02.04.2019

29 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos sou Maria Firmino Cavalcante escutei a leitura e também fiz a leitura gostei bastante de escutar e lendo de a meditação da palavra do Senhor peço oração para Maria Betânia que estaestá com câncer de mama e oração para Felipe Serrano que está no Hospital Português a palavra de Deus é a verdade Aleluia🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Olá Pe.João Carlos,sou de Palmares, sigo a dois anos suas edificantes reflexões diàrias e as mando para vários grupos, inclusive aqui no Kenia, onde resido atualmente; mas também envio para Angola, Tanzânia e Moçambique. Obrigado por esse seu serviço ao Reino de Deus, tão belo, profundo e eficaz. Diviol Rufino

    ResponderExcluir
  3. Obrigado senhor por mas um dia AmeA

    ResponderExcluir
  4. Bonito dia Padre João, a sua benção!
    É muito ouvir a palavra com o senhor, estou aprendendo a refletir e buscar Deus cada dia mais... Obrigado! Peço oração por toda minha em especial pelo o meu irmão Paulo César Oliveira Araújo e por minha mãe Maria de Araújo Oliveira Lôbo. Amém Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que maravilha a palavra de Deus nos fortalece a cada dia em todo momento obrigado meu Deus por tudo . Que Jesus lhe abençoe padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  6. obrigada padre pelas palavras lindas estou no momento de dor pelo meu filho thiago Junqueira luz deus me deus e o levou com ele peço oração para me conforta oração pata meu filho descansar no colo do do senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos. Obrigada por enviar sua meditação todos os dias para nos fortalecer ainda mais e nossa fé.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Pe Deus esteja sempre convosco. Todos os dias mim alimento da Palavra de Deus,através de suas Meditações,Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Que Jesus continue nos curando conforme nossos merecimentos.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pe. João Carlos!!! Seja perseverante em sua missão de evangelizar... obrigada !!!

    ResponderExcluir
  11. Minha aula diaria, Padre! Vou no ônibus esctando as belissimas reflezoes q nps ajudam a ae4mos melhores cristãos! Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João, maravilhosa passagem de nosso irmão Jesus, só qual mais uma vez, nós proporciona grande lições de vida.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos!
    Já li as leituras diárias como faço todos os dias e em seguida venho ouvir a meditação da palavra de Deus feita pelo senhor, que me faz muito bem.
    Hoje é um dia especial pra mim pois é o meu aniversário e peço a Deus pra lavar minha alma de todos os pecados.Amem!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre! Assistir sua mensagem do Evangelho de hoje e fico lisongiada com suas palavras e me trás uma paz no meu coraçăo. Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre peço oração por meu filho Patrick Neves de Paula da Silva pois está com depressão pois tentou suicídio três vezes.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre, sou Ailton de Lagoa Seca na Paraíba, meu primo Airton aí do Recife, todo dia envia pelo Whatsapp,sua leitura e o áudio do Evangelho do dia, fico feliz , o quanto sou grato por isso. Mando para mais de cem pessoas para também ter a palavra do senhor e refletir em suas vidas. Essa reflexão de hoje é para cada um de nós ; que às vezes não se curva diante do Senhor Jesus, eu e minha família gostaria muito de ficar curada das adversidade negativa do mundo e viver na espiritualidade do perdão e do amor ao próximo, seguindo o segundo mandamento. Peço oração para minha Luanny, que deixou sua família para vive para viver um relacionamento não aceito pelos pais e foi embora e não quer nem saber da mãe e já faz maia de mês que falou por Messenger comigo. O mundo dela se fechou só para esse rapaz quem vive sem trabalho e de estilo isolado dentro de casa e não quer nem que os visitaremos. Peço que oração para a mesma se arrependa, pois estaremos de coração para acolher com amor e carinho!
    Meu Whatsapp é: 83 993277837.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre,Peço a conversão da minha família⛪📿

      Excluir
  17. Que possamos encontrar a paz que buscamos! Amem.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada senhor por tudo! Amém!!! 🙏

    ResponderExcluir
  19. Estou.esperando a promoção

    ResponderExcluir
  20. Anônimo2/4/19 14:21

    Sou evanice estou feliz com o que estou acompanhando assas palavra de jesus por meio de vocês air do outro lado

    ResponderExcluir
  21. Jesus o encontrou no Templo.
    Bonita homilia e muito rica de ensinamentos..

    ResponderExcluir
  22. Obrigada senhor por tudo

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela linda mensagem, que Deus te abençoe e derrame bençãos em sua vida.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom lhe ouvir. Peço orações para cura do tornozelo do leu filho Lucas Rafael. Ele fez cirurgia de um e o outro já está com problemas. Que Deus lhe proteja Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  25. Peço cura para meus dois braços estou perdendo as forcas e sentindo muitas dores.
    Amém.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada por participar desse grupo.
    Acompanho também no Facebook, mas muito bom pelo watts porque posso meditar mais vezes e poder repassar para mais hás filhas.
    Que Deus lhe abençoe padre João Carlos. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente numa viagem a Brasília.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde padre a sua bênção

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS