PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MEU PAI ERA CARPINTEIRO

MEU PAI ERA CARPINTEIRO

Não é ele o filho do carpinteiro? (Mt 13, 55)

01 de maio de 2019.
Jesus estava na sinagoga de sua terra, Nazaré. A sua pregação não foi bem acolhida. Murmuravam, estranhando a sabedoria que ele demonstrava e a fama dos seus milagres. Não lhe deram valor. Jesus disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!”
Isso que Jesus falou "nenhum profeta é bem recebido em sua pátria" foi uma afirmação, uma reclamação ou uma lamentação? Seus conterrâneos de Nazaré não quiseram lhe dar crédito. Ele estava explicando que as palavras do livro santo estavam se cumprindo naquela ocasião, em sua missão. Começaram a murmurar, achando que Jesus estava indo longe demais. Todos o conheciam, era o filho do carpinteiro. Seus parentes eram todos conhecidos naquela vila de Nazaré. De onde lhe viria tanta sabedoria? E chegaram a expulsá-lo da sinagoga e da Vila.  A acolhida fria, desconfiada e violenta dos seus conterrâneos dava razão ao ditado "nenhum profeta é bem recebido em sua pátria ". Foi uma lamentação o que Jesus disse, não foi uma afirmação. Não é que tem que ser assim. Infelizmente, é assim que acontece.
"Santo de casa não faz milagres" é o ditado que ainda corre o mundo. Mas isto não quer dizer que seja uma coisa correta. Por que é que nós não damos valor à prata da casa? Por que vemos com desconfiança alguém que nós conhecemos que ascendeu na vida, que se tornou um profissional renomado ou assumiu uma posição de liderança em nossa vizinhança? Na verdade, quando desqualificamos alguém do nosso grupo, estamos desqualificando a nós mesmos. Não acredito no outro porque não acredito em mim.   Aquele discípulo de Jesus, Natanael, quando ouviu falar de Jesus fez um comentário preconceituoso que representava boa parte da opinião corrente: "Por acaso de Nazaré pode sair alguma coisa boa?". Olha o preconceito! Será que os conterrâneos de Jesus tinham introjetado esse preconceito contra eles mesmos? Ou será que trancaram o coração e a razão por pura inveja? Ou quem sabe agiram como nós continuamos agindo porque não nos valorizamos, não damos valor ao que é da terra, considerando que o melhor é sempre o de fora, o do outro grupo, o da outra rua.  Com certeza, foi tudo isso junto e muito mais.
Vamos guardar a mensagem
Jesus, pregando na Sinagoga de Nazaré, sentiu fortemente o descrédito dos seus conterrâneos, dos seus amigos de infância, dos seus parentes. Refletiu que isso repetia a história deles mesmos: a desvalorização das pessoas de sua convivência, movidos, quem sabe, pelo preconceito, pela inveja ou pela alienação de seu próprio valor. Nessa lógica humana, mesquinha, alienada, Jesus para ser o salvador enviado por Deus devia ter chegado de fora, com toda pompa e poder, quem sabe arrodeado por um exército luminoso de anjos, sei lá... Que viesse de fora, de outro país, ou pelo menos de Jerusalém, da capital ou fosse membro das elites de Israel. Mas essa não foi a lógica de Deus e não foi assim que Jesus realizou sua missão. São João foi claro: "O verbo se fez carne". Ele abaixou-se, assumiu a nossa fraqueza. Encarnou-se na periferia do mundo, identificou-se com os humildes e nos resgatou desde lá de baixo. Essa é a lógica de Deus. É nessa lógica que podemos reconhecer Jesus e crescer em direção à plenitude. Acreditar em nós mesmos. Valorizar as possibilidades de nossa própria condição. Apostar que santo de casa é que faz milagre.
Não é ele o filho do carpinteiro? (Mt 13, 55)
Vamos acolher a mensagem
Senhor Jesus,
Na sinagoga de Nazaré, vê-se claramente como o preconceito produz exclusão e violência. Os teus conterrâneos de Nazaré te expulsaram da cidade. E alguns mais exaltados queriam te empurrar no precipício. Verdade, o preconceito produz violência. Ao desclassificar uma pessoa (por razão de cor, de religião, de opção sexual, de classe social,...), deixamos de reconhecer a sua dignidade e ela torna-se alvo fácil do ódio, da discriminação, da violência física. Fortalece, Senhor, com a força do teu Santo Espírito, o nosso caminho de conversão para agirmos sempre com verdadeiro acolhimento das pessoas, com grande respeito à sua dignidade e à sua liberdade. Teu pai aqui na terra era um carpinteiro, um trabalhador. Tinhas orgulho dele, quando as pessoas te reconheciam como ‘filho do carpinteiro’. Abençoa, Senhor, todo o povo trabalhador que hoje celebra o seu dia. Conforta com a tua bênção os desempregados, tão numerosos e os aposentados também. Sustenta-nos, com o teu Espírito, no caminho da fraternidade e da justiça. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a Palavra
Eu queria fazer um desafio a você que me acompanha diariamente na Meditação: Neste mês de maio, rezar o terço todo dia. Rezar o terço é meditar o evangelho: é rezar a vida de Jesus, ao lado de Maria. Você topa o desafio? Neste mês de maio, rezar o terço todo dia. O dia de começar é hoje, primeiro de maio, abertura do mês mariano. Tomara que você tope!

Pe. João Carlos Ribeiro – 01.05.2019

43 comentários:

  1. Eu vou rezar todos os dias o terço com fé em Deus
    Eu conseguirei

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora mãe de Deus. e minha mãe. e de todos nós caminha conosco Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Eu topo sim em nome do senhor

    ResponderExcluir
  4. Razare os em nome do senhor

    ResponderExcluir
  5. Padre, vou tentar cumprir esse desafio porque não sei o que acontece pois sempre que começo a rezar minha cabeça se liga mais nos problemas da vida do que no lado espiritual, nas orações e acabo me perdendo e desisto 😩

    ResponderExcluir
  6. Padre, vou tentar cumprir esse desafio porque não sei o que acontece pois sempre que começo a rezar minha cabeça se liga mais nos problemas da vida do que no lado espiritual, nas orações e acabo me perdendo e desisto 😩

    ResponderExcluir
  7. Eu vou comecar hoji anoite em nome do meu pai

    ResponderExcluir
  8. Vamos todos para a oracao pq sem jesus nao anda vamos la?

    ResponderExcluir
  9. Ja rezo diariamente o terço pela manhã e à noite(neste horário rezo o Terço da Libertação). Peço e agradeço a Deus pela proteçao à minha familia e aos necessitados das bênçãos Divinas.Deus nos abençoe a todos inclusive ao Pe. João Carlos,meu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Rezo o terço pelos filhos, semanalmente, Pe.Joao.
    Mas, a partir de hoje, estarei atenta, buscando cumprir o desafio de rezar o terço diário, nesse mês de maio, dedicando-o à Maria, nossa Santíssima Virgem Mãe.

    ResponderExcluir
  11. Enternecida e muito grata pela oportunidade de participar desse grupo de oração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracas a Deus eu ja rezo o terço todos os dias.

      Excluir
  12. Irei começar hoje a noite se Deus quiser

    ResponderExcluir
  13. Vamos tds juntos rezar o terço tds os dias🙏❤

    ResponderExcluir
  14. Esse é um desfio,que venho tentando realizar,todos os dias,pois quando pego no terco,o sono bate,eu fico realmente abismada,mas vou mesmo assim tentando concluir.

    ResponderExcluir
  15. Padre eu já rezo o terço todos os dias de manhã na capela do Santíssimo, o dia que posso ir na capela rezo em casa. Hoje mesmo não fui que estou doente mas, vou rezar em casa. Peço suas orações para minha saúde.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus que sejamos humildes diante do outro!Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  17. Eu vou rezar,ainda ontem com a graça de Deus e a força do espirito santo eu consegui rezar o Rosário e hj eu quero repetir a dose.Pela conversão do meu esposo e minhas três filhas Daisy,Debora e Amanda por meu filho Rodrigo que volte para a igreja e Renan Miguel pela intenção do papa Francisco por padre Neco ...

    ResponderExcluir
  18. Nós nao devemos reclamar da vida e sim só agradecer a Deus por tudo

    ResponderExcluir
  19. Muito linda a mensagem de hoje,é que as vezes damos valor as pessoas de fora em quanto temos joias valiosas ao nosso redor que só precisa de uma lapidação.
    Que Deus o ilumine padre João Carlos 🙏👏📿

    ResponderExcluir
  20. Eu rezo todos os dias o terço.
    Sempre me destraiu na meditação, mas não desisto continuo rezando.

    ResponderExcluir
  21. Vou rezar o Santo terço todos os dias com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora

    ResponderExcluir
  22. Pe João Carlos pretendo cumprir esse desafio porque sou muito grato a virgem Maria pela cura de minha esposa que sofria ataque Desi os 12 anos e está curada a 47 anos pela interseção de Maria mae de Deus e nossa

    ResponderExcluir
  23. Essa graça recebide ela tinha 25 anos hoje com 73 somos muito gratos pela graça recebide

    ResponderExcluir
  24. Sim padre amado de Jesus,Maria,de S.José e de tds nös.Eu e meu marido rezamos o meu desafio agora e rezar mais o rosário. Rezo agora uma ave Maria por ti e por td clero. Santificai o nosso clero, mt saûde e discernimento do E.Santo.

    ResponderExcluir
  25. Eu tpo, vou rezar o sto terço todos os dias.Nossa Senhora e Jesus merecem essa homenagem!

    ResponderExcluir
  26. Eu já rezo 2 Rosários todos os dias e vou continuar rezando.

    ResponderExcluir
  27. Eu topo vou rezar o terço todos os dias pedindo que me concebe um milagre da minha gravidez amém

    ResponderExcluir
  28. Senhor nosso Deus, nós LHE agradecemos por mais um dia de vida. No entanto, nos ajude a cuidar com carinho da obra da criação. Nos ajude com uma boa safra agrícola. Nos ajude santificar os dias santos. Nos ajude ensinar com sabedoria. Nos ajude com a VOSSA graça e a VOSSA bênção. Nos ajude tratar os profetas com estimação e atenção. Nos ajude ter mais fé e confiança no nosso REDENTOR. Isso nós LHE pedimos pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e nosso amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Eu já rezo todos os dias.

    ResponderExcluir
  30. Amém...Sim vou rezar.... Obrigada Padre João Carlos....

    ResponderExcluir
  31. Eu vou ver se cumpro direitinho o desafio.
    Porque quero rezar muito por este Pe.João Carlos maravilhoso.
    Que sempre está melhorando, tudo de
    maravilhoso para os fiéis.
    Muitooo obrigada Pe. João Carlos,
    Por tudo.

    GRATIDÃO👏❤

    ResponderExcluir
  32. Eu vou ver se cumpro direitinho o desafio.
    Porque quero rezar muito por este Pe.João Carlos maravilhoso.
    Que sempre está melhorando, tudo de
    maravilhoso para os fiéis.
    Muitooo obrigada Pe. João Carlos,
    Por tudo.

    GRATIDÃO👏❤

    ResponderExcluir
  33. Boa noite padre na nossa capela rezamos terço todas as noite desse mês mariano ,fazemos também a celebração da palavra

    ResponderExcluir
  34. Sim Se Deus quiser vou Rezar o terço boa noite

    ResponderExcluir
  35. Eu já rezo o terço todos os dias,portanto o mes Mariano rezarei também.

    ResponderExcluir
  36. Eu já rezo o terço diariamente.

    ResponderExcluir
  37. Eu já rezo o terço diariamente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS