PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ENCONTREI JESUS NO CAMINHO

ENCONTREI JESUS NO CAMINHO


Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando (Lc 24, 29)

24 de abril de 2019.
Um texto maravilhoso, que eu não me canso de ouvir, ler e explicar. Lucas 24. Os discípulos de Emaús. Numa canção que fiz e vocês conhecem, coloquei no refrão esse convite insistente dos dois discípulos: “Fica conosco, Senhor, é tarde, a noite já vem. Fica conosco, Senhor, somos teus seguidores também”.
Bem no domingo da ressurreição, dois discípulos voltam para casa, desanimados, entristecidos. Tinham todas as informações do que havia acontecido com Jesus na sua paixão e morte em Jerusalém e conheciam inclusive os rumores de sua ressurreição. Mas, estavam como que cegos, sofrendo pela ausência física de Jesus. A ressurreição não era uma nova luz na sua caminhada.

A história dos discípulos de Emaús é uma linda catequese sobre a ressurreição; uma catequese dirigida aos seguidores de Jesus, nas comunidades. O texto tem claramente cinco partes. Poderíamos dar um título a cada parte: Caminho, Palavra, Caridade, Ceia Eucarística, Missão. Em cada parte, faz-se uma catequese sobre a Ressurreição do Senhor.
Na primeira parte, dois discípulos estão voltando de Jerusalém a Emaús, tristes e desanimados. Conversam e discutem entre si. Entra na conversa deles, um peregrino, que se mostra interessado no que está acontecendo. Pergunta o que aconteceu e escuta o relato deles: o profeta Jesus que eles seguiam morreu e não ressuscitou, apesar dos boatos. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado caminha conosco, interessado em nossos dramas, em nossos problemas. Ele é nosso companheiro de viagem. No caminho de sua existência humana, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.
Na segunda parte, o peregrino é quem fala, ele relembra as Escrituras, mostrando como na vida do Galileu cumpriram-se as promessas e as profecias. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado ilumina o nosso caminho, a nossa vida, com a Palavra Deus. Na Palavra de Deus, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.
Na terceira parte, o peregrino faz que vai passar adiante e eles insistem e o acolhem em casa. Acolher significa providenciar água, comida e dormida para aquele companheiro de viagem. Acolher o peregrino é um gesto de amor ao irmão que, no evangelho, consta na lista dos serviços ao próprio Jesus. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado tem um encontro marcado conosco no necessitado. Na caridade, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.
Na quarta parte, eles põem a mesa e ceiam com o peregrino. Ele toma o pão, dá graças, parte o pão e o distribui. Ao partir do pão, gesto próprio da Ceia Pascal, eles se dão conta que o peregrino é o próprio Jesus ressuscitado. Ele desaparece. Claro, se acreditamos na ressurreição, não precisamos ver Jesus. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado continua oferecendo sua vida em nosso favor, no memorial de sua paixão, na santa Ceia. Na Eucaristia, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.
Na quinta parte, eles voltam a Jerusalém, àquela hora da noite mesmo e se reintegram à comunidade dos discípulos, de onde tinham se destacado. Lá eles recebem o testemunho dos apóstolos de que Jesus ressuscitou. Lá, eles contam a história do seu encontro com Jesus na sua volta para Emaús. A catequese aqui é esta: O Senhor ressuscitado nos faz testemunhas de sua ressurreição. Na Missão, você tem um encontro com Jesus ressuscitado.
Guardando a mensagem

Sem a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, nossa vida fica opaca, sem transcendência, sem horizontes. Sem integrar a ressurreição na sua vida ou na sua religião, tudo vira tristeza e desencanto. Mas, você pode encontrar o Senhor ressuscitado, ou melhor ele vem ao seu encontro, no seu caminho existencial, na audição da Palavra de Deus, no serviço da caridade aos sofredores, na Santa Eucaristia e no seu Testemunho missionário.

Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando (Lc 24, 29)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nossa prece hoje é a dos discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor. É tarde, a noite já vem!”. Sem tua presença de ressuscitado em nosso caminho, caminhamos para a noite, para o sem sentido, para o fracasso. Se estiveres conosco, o nosso caminho se ilumina, a Palavra santa que ouvimos enche-se de sentido, o serviço aos pobres enche o nosso coração de alegria. Pela tua ressurreição, por tua presença ao nosso lado, a celebração da Santa Missa é verdadeira comunhão com o teu sacrifício redentor e a Missão sai reforçada pelo nosso testemunho.
Fica conosco, Senhor!
Amém.
Vivendo a palavra
Faça hoje um momento de oração pessoal em favor das pessoas que ainda não encontraram o Senhor Ressuscitado.

Pe. João Carlos Ribeiro – 24.04.2018

37 comentários:

  1. Senhor vem ficar com noosco hoje e sempre Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor fica conosco, mostre o caminho para fé que dias melhores estão por vir

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Senhor visita caminha no leito da uti Onde está meu marido João Batista e todos que estão lá tmb toca no coração e faz ele te ouvir e acreditar em te senhor.amém e caminha com toda minha família amém

    ResponderExcluir
  4. Fica conosco Senhor, não nos deixe jamais!! Visita hoje todos aqueles que ainda não te reconhece como o nosso salvador. Te peço Senhor visita meus filhos e faça-os experimentar esse amor sem limites!! Eu te amo meu Jesus....

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🙏🙏 jesus

    ResponderExcluir
  6. Jesus sempre esta conosco mesmo nos momentos mais difíceis ele sempre está conosco essa e a minha fe creio

    ResponderExcluir
  7. senhor Jesus Cristo fica com nosco dai-me fé e não mim abadona senhor mim fortaleça nesses momentos difíceis que estou passando e mostra o caminho certo para que eu não desvia o vaminho da fé em Jesus meu senhor Amém

    ResponderExcluir
  8. Fica conosco, Senhor! Vem para dentro de nossos corações e plenifica-os com o teu amor! Alegra, cura e santifica as nossas almas realizando em nós, a vontade do PAI!

    ResponderExcluir
  9. Fica conosco senhor, visita o coração das minhas filhas, q elas abram os olhos e te reconheça como salvador e saboreiam das tuas maravilhas

    ResponderExcluir
  10. Fica conosco senhor, e dainos a fortaleza necessária para seguirmos em frente.

    ResponderExcluir
  11. Senhor eu sei que tu estás sempre conosco, pois te peço cuida dos meus filhos passe a frente de cada momento da vida deles amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus, caminhe conosco, comigo,e com uma família do bem, trazendo está família para comprar a Vossa Casa, e nos der a Sua Paz. E com a venda desta Casa, Vós co.pre um apartamento para minha segurança, e me livra das tentações dos demônios, e maldições. Amém!

    ResponderExcluir
  13. Fica conosco JESUS ,é tarde e a noite já vem ,não nos deixe ,precisamos da tua presença infinita ,Amem 🙏 TE AMO JESUS .E OBG PPR MIM AMAR PRIMEIRO.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, nosso Deus.Envia vosso Espírito Santo p nos ensinar a ti amar como és digno de ser amado.Ensina pai que todos nós só só estaremos bem se nos cuvarmos diante dos vossos poderes.

    ResponderExcluir
  15. Fica conosco Senhor
    Da _nos um coração simples
    Quero ama_lo na pessoa de meu próximo
    Amém

    ResponderExcluir
  16. Meu Pai, nosso Pai, circunda a mim, minha família e todos que de nós se aproximarem com vosso círculo sagrado do amor.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos lendo e ouvindo a meditação de hoje que nos faz refletir sobre nós mesmos que participamos nas nossas comunidades,muia mu as vezes estamos como segue porque não vemos na presença dos nossos irmãos a imagem de nossa senhor rescucitado

    Por eu pesso fica com nosco senhor

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pe por tão bela explanação do evangelho de hoje Deus o abençoe, fique com Deus

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Senhor pela mensagem de hoje.

    ResponderExcluir
  20. Oque devo fazer pra receber mensagem do padre em meu celular .

    ResponderExcluir
  21. Eu creio no Jesus ressuscitado! Pe João Carlos orai por tds nôs.

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. O obrigado senhor por ressuscitar para cada um de nos amém

      Excluir
  23. Como aprendo com suas palavras!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Leandro Cantilho obrigado senhor por ressuscitar para cada um de nos amem👏👏👏

    ResponderExcluir
  25. Fica comigo Senhor,é mim ensina a ser fiel a ti!

    ResponderExcluir
  26. Fica conosco senhor para que possamos anda ao teu lado Jesus ressussitado

    ResponderExcluir
  27. Com o senhor ressuscitado é nosso esperança d vida plena e com o senhor

    ResponderExcluir
  28. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por puder participar das Santas Missas. Entretanto, me ajude orar no templo, da melhor forma possível. Me ajude curando os enfermos do corpo e da alma. Me ajude louvá-Lo, adorá-Lo e bendizê-Lo com sinceridade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude viver o meu profetismo batismal. me ajude vencer o sofrimento. Me ajude com a proteção dos santos anjos. Me ajude explicar a Sagrada Escritura com fé, amor e sabedoria. Me ajude ressuscitar para uma vida nova. Isso eu LHE suplico pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS