PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MULHER INFIEL E O MARIDO TRAÍDO

A MULHER INFIEL E O MARIDO TRAÍDO


Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

07 de abril de 2019.

E já estamos no quinto domingo da quaresma. Domingo que vem já é o Domingo de Ramos. O tempo está correndo. O importante é você estar aproveitando bem esse tempo. Aproveitando para quê? Bom, qual é o principal apelo da Quaresma? Claro, a conversão. Voltar para o nosso Deus, de todo o coração. Renovar a nossa aliança com ele.

Para a meditação do evangelho de hoje, vamos começar com uma pergunta. Não se espante. O que é adultério? Ih, o padre começou pesado. Tranquilo. Adultério é quando alguém é infiel no seu casamento. Certo? Adultério tem a ver com infidelidade.

Estando de acordo, vamos a um segundo ponto. Deus fez aliança com o povo que ele tirou da escravidão do Egito. Você se lembra disso? No monte Sinai, Deus deu uma Lei ao seu povo, através de Moisés, uma Lei que ele mesmo escreveu com o dedo. Escreveu a lei nas tábuas de pedra. Com o dedo, diz o livro santo. Baseado nessa Lei, o povo celebrou uma aliança com Deus. A fórmula da aliança foi assim: “Eu serei o seu Deus. Vocês serão o meu povo”. A aliança é como um casamento. No casamento, um diz ao outro: “Ela: Eu te recebo como meu marido – Ele: Eu te recebo como minha mulher”. E juram amor e fidelidade, não é assim? Então, a aliança de Deus com o seu povo é como um casamento. Um promete ser para o outro e viver no amor e na fidelidade.

Então, adultério é a infidelidade no casamento. Bom, no caso da aliança de Deus com o seu povo, Deus nunca foi infiel. Mas, a comunidade do povo de Deus, muitas vezes, traiu a aliança. Os profetas reclamaram muito da infidelidade de Israel ao seu Deus. Mas, Deus foi sempre paciente.  O Profeta Oseias chegou a fazer uma comparação: Deus seria como o marido traído que levou a mulher para o deserto para dar-lhe uma nova chance.

Mais uma coisa. É bom a gente se perguntar sobre o que Jesus veio fazer: qual foi a sua missão? Se olharmos por esse lado da aliança, podemos dizer que Jesus veio para reconciliar a comunidade pecadora com Deus. Veio para restaurar a aliança rompida pela infidelidade de Israel.

Bom, essas são bases para o entendimento do evangelho de hoje. Jesus estava no Templo, ensinando ao povo. Havia uma enorme roda de gente ouvindo-o.  Nisso, chegaram os mestres da lei e os fariseus arrastando uma mulher e a jogaram aos pés de Jesus. Um metido a brabo foi logo dizendo: ‘Moisés manda apedrejar a mulher que for pega em adultério. E pegamos essa sujeita cometendo adultério. O que o senhor diz? É para cumprir a lei ou não?”.  Era uma armadilha. Queriam incriminar Jesus. Dizendo que não, estaria contra a Lei. Dizendo que sim, negaria o seu ensinamento sobre o amor e o perdão. Jesus ficou calado. Abaixou-se e começou a escrever no chão, com o dedo. Ficou todo mundo calado, aguardando. Um deles perdeu a paciência e cobrou a resposta. Jesus se levantou com calma: “Quem de vocês não tiver pecado, atire a primeira pedra”. E abaixou-se de novo e continuou a escrever no chão. Um saiu, outro saiu... a começar pelos mais velhos, foram-se embora, um a um. Jesus ficou sozinho com a mulher, ali no meio do povo. Jesus lhe disse que ia condená-la, que ela podia ir embora, mas não pecasse mais. 

Diante desse texto, eu fico com três perguntas na cabeça: 1. Quem é essa mulher? 2. Onde está o marido traído? 3. Por que Jesus fica escrevendo no chão, com o dedo?  Vamos tentar reponder. Essa mulher pode muito bem estar representando a comunidade de Israel. Israel é como essa mulher pecadora. E o pecado de Israel é, no final das contas, sua infidelidade à aliança, representada no adultério. E quem é o marido traído? Essa você responde. Quem é o marido traído? Respondeu ‘Deus’? Acertou. Deus é quem foi traído pelo povo infiel à aliança. E Jesus o representa. E por que Jesus está escrevendo com o dedo, no chão? Deixa que essa eu respondo. Você se lembra da lei da Aliança que Deus deu a Moisés? Deus a escreveu com o próprio dedo nas tábuas de pedra. Com esse gesto, Jesus está chamando atenção para a aliança, aliança que foi rompida e que precisa ser restaurada. 

Guardando a mensagem

A cena da mulher adúltera nos diz como estava sendo vivida a aliança que Israel fez com Deus. Israel estava vivendo em grande infidelidade, em adultério. Adultério é a infidelidade no casamento. A aliança é como um casamento. E o documento do casamento, o contrato, é a lei da aliança, que Deus pessoalmente entregou a Moisés, depois de tê-la escrito com o dedo, em tábuas de pedra. A mulher está representando todo aquele povo pecador, que se afastou da aliança com Deus. Os homens não puderam apedrejar a mulher, pois eles eram pecadores também. Aliás, a mulher está ali diante de Jesus representado toda a comunidade pecadora. Deus é o marido traído. Em vez de aniquilar a mulher (ou seja o povo infiel), Jesus quer restaurar a aliança, pela conversão e pelo perdão.

Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Essa história da mulher adúltera nos fala da tua missão entre nós. Vieste para restaurar a aliança rompida pela nossa infidelidade. Na tua cruz, nos reconciliaste com Deus. No teu sangue, restauraste a nossa aliança com ele. Na Missa, ao renovarmos o teu sacrifício redentor, ouvimos as tuas palavras: “Este é o meu sangue. O sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”. A mulher não foi condenada à morte, como parecia merecer pela lei. Tu, o justo, sem pecado, morreste no seu lugar. Obrigado, Senhor. Essa aliança com Deus cada um de nós a celebrou, com vestes brancas, como em núpcias, no batismo. No batismo, mergulhamos na tua morte e participamos de tua ressurreição. Somos a Igreja, a comunidade da nova aliança. Por isso o apóstolo Paulo falou da Igreja como tua esposa, santificada na tua páscoa. Ajuda-nos, Senhor, a responder com a conversão de nossas vidas, para vivermos esse tempo novo da reconciliação que nos alcançaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você não pode deixar de ler, na sua Bíblia, o evangelho de hoje: João 8, 1-11.

Pe. João Carlos Ribeiro – 07.04.2019

24 comentários:

  1. Sua benção Pé João Carlos. E verdade não se conromper pelos prazeres principalmente o da carne. Somos templo de Deus; imagem e semelhança de Deus. Obrigado pela mensagem do evangelho. Abraço aos irmãos nordestinos. Paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado senhor por esse dia lindo

    ResponderExcluir
  3. Sua bênçãos Padre preciso de oração pela a de saúde de meu marido e minha neta Maria Julia e por todos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Pe. João Carlos, pelas meditações, que muito me ajudam no meu relacionamento com meu Deus e com os irmãos. Peço sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🙏🙏 padre sua benção

    ResponderExcluir
  6. Entre lágrimas e sorrisos eu acolho esta meditação que o Espírito Santo de Deus sempre o envolve Padre João! Obrigada e que o Bom Deus continue conduzindo a sua vida! Sua bênção e pra toda minha família !

    ResponderExcluir
  7. A sua bênção pe.João..

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/4/19 09:32

    Amém .Que Deus abençoe todos nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, peço bênçãos pra toda minha Família,e pro Senhor.

    ResponderExcluir
  10. No texto da reflexão 'Jesua disse que ia condená-la", está errado; o correto é: Jesus disse que NÃO ia condená-la.

    ResponderExcluir
  11. No texto da reflexão 'Jesua disse que ia condená-la", está errado; o correto é: Jesus disse que NÃO ia condená-la.

    ResponderExcluir
  12. No texto da reflexão 'Jesua disse que ia condená-la", está errado; o correto é: Jesus disse que NÃO ia condená-la.

    ResponderExcluir
  13. Louvado seja Nosso Senhor Jesus.Cristo.estende vossas mãos sobre nossas cabeças com vosso perdão.
    Glória ,Glória ao nosso pai Eterno.

    ResponderExcluir
  14. Jesus me cura salva e liberta afasta de todo o mal

    ResponderExcluir
  15. Jesus perdoe todos meus pecados livra-me de todos os perigos da alma e do corpo meu é de toda minha família.Refogai tudo de ruim de minha casa é de meus filhos netos.Guardai é defendeu como propriedade sua. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  16. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez na história da salvação. Entretanto, me ajude na minha conversão. Me ajude a glorificá-Lo e louvá-Lo com fé, amor e humildade. Me ajude conhecê-Lo cada vez mais. Me ajude está unido ao meu SALVADOR. Me ajude ficar em comunhão com o sofrimento do Messias Prometido. Me ajude um dia, alcançar a ressurreição. Me ajude procurar a perfeição cristã. Me ajude a ensinar com sabedoria. Me ajude fugir do pecado. Me ajude perdoar com sinceridade e alegria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Não temos o direito de condenar ninguém Deus ama a todos só não podemos continuar no pegado

    ResponderExcluir
  18. Amém.
    Obrigada meu Deus.

    ResponderExcluir
  19. Amém boa noite padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS