PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA QUARESMA SEM POBRE

UMA QUARESMA SEM POBRE

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20).
21 de março de 2019.
Neste 16º dia da Quaresma, uma insistência da palavra do Senhor sobre a caridade. Amar o pobre, acolher o mais fraco, incluir o marginalizado.
Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida! Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caíam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Não há jeito, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desafortunado, mande Lázaro avisar aos meus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a Palavra de Deus que orienta, exorta, indica o caminho certo. Que a escutem!
A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Mas, a parábola de Jesus só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caíam de sua mesa, nem os restos. Nada. Só cães para lamberem as suas feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia do pobre.
E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isto é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.
Guardando a mensagem
Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão?  Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, um número imperfeito. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito . O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.
Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos disseste que temos Moisés e os Profetas, isto é, temos a tua santa Palavra a nos indicar o bom caminho. Não é possível, nem necessário, que venha um morto nos avisar que estamos procedendo de maneira errada em nossa vida. A tua Palavra proclamada pela Igreja já nos avisa, nos corrigindo, nos chamando à comunhão com Deus. É hora de levarmos a sério o mandamento da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que nesta quaresma, não esqueçamos o pobre do lado de fora. Que não façamos pouco caso da Campanha da Fraternidade sobre políticas públicas a serviço da inclusão dos Lázaros de hoje. Queremos incluir também, Senhor, em nossa prece de hoje, os portadores da Síndrome de Down, hoje no seu dia internacional. Que eles estejam sempre incluídos, em primeiro lugar, em nossos corações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Comente, hoje, essa história contada por Jesus sobre Lázaro com algum dos seus amigos ou amigas. Jesus vai gostar de ver você comentando a sua palavra e participando com ele da evangelização.

Pe. João Carlos Ribeiro – 21.03.2019

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém grande insinamento e é muito correto e temos que seguir fazendo o q Jesus nos insina.

      Excluir
  2. Hoje é meu aniversário, que Deus continue me abençoando e me protegendo.
    Abençoe também, a todos da Síndrome de down! Amém!

    ResponderExcluir
  3. Amém e que Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Padre cuido de uma senhora que vive com um cansaço que na maioria das vezes molho uma bola de algodão encosto na boca boto na testa aí ela se acalma sempre dessa passagem do Evangelho estou pecando ainda mais quando a filha diz que ela não podia não merecia tá assim pois era muito vaidosa

      Excluir
  5. Que Deus ilumine nossa mente para
    Enxergar nosso irmão.
    Amém!!!

    ResponderExcluir
  6. Deus seja louvado, hoje e sempre! Que possamos recongecer os Lázaros na caminhada pela vida!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Pe que o Divino Espírito Santo esteja sempre a sua frente.Obrigada pela suas Meditações a cada dia peço a Deus que mim faça uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre gostei muito do evangelho de hoje, isso me mostrou mais ainda que devemos ser solidários com os mais necessitados.

      Excluir
  8. Bom dia, é muito bom padre ouvir todos os dias suas reflexões, que só nos faz crescer espiritualmente, que Deus nos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. Deus misericordioso fazei-nos instrumentos da Vossa vontade para que possamos enxergar cada vez mais nossos irmãos necessitados

    ResponderExcluir
  10. Mim faz ser umilde de coração senhor

    ResponderExcluir
  11. Deus seja louvado no mais alto do Céu

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus cuida e cura meu filho Leonardo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos!
    Passagem muito forte para refletir durante toda a quaresma e principalmente em toda nossa vida. O podemos fazer para ajudar o próximo a melhorar nossa conduta em relação aos mais necessitados.
    Fica a reflexão para todos do amor de Deus para com os mais necessitados que são nossos irmãos.
    Amém e graças à Deus.

    ResponderExcluir
  14. Amém...Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  15. Maria Emília humildade não significa ser desprovido de bens Senhor mais ter compaixão dos que precisam cuidar de

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito das Meditações .A forma de explicar o Santo Evangelho de maneira que possamos entendendo as palavras de Jesus.

    ResponderExcluir
  17. Lava senhor as minha feridas

    ResponderExcluir
  18. SrmhSe Jesus Cristo rnsina-me e ajuda- me ser mais e mais ter misericórdia de meus irmãos porque tem misericórdia de mim amea

    ResponderExcluir
  19. Senhor Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por todos os anjos que existem. No entanto, me ajude ter um coração unido ao ALTISSIMO. Me ajude ter confiança e esperança no meu REDENTOR. Me ajude produzir bons frutos e boas obras. Me ajude ter bons e santos sentimentos. Me ajude proceder corretamente. Me ajude com a VOSSA piedade. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fazer caridade. Me ajude encontrar consolo, paz e descanso na eternidade. Me ajude escutar e obedecer os VOSSOS profetas. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Amem essa passagem e muito importante para nos refletir muito forte quem ama a deus faz o bem sem olhar a quem

    ResponderExcluir
  21. O.rico não foi pro.inferno por ser rico mais por não ter um coração que podesse fazer do irmão pobre uma criatura feliz.Se negou de matar sua fome, sua sede

    ResponderExcluir
  22. Jesus tem misericórdia de nos amém

    ResponderExcluir
  23. Senhor Deus ajuda-me a reconhecer os Lázaros da vida e dai-me forcas para enfrentar os desafios da vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS