PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM SIM GENEROSO E PRONTO

UM SIM GENEROSO E PRONTO


Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28) 


09 de março de 2019 

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre. 

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete pra Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa. 

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento. 

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco, escreveu na sua primeira encíclica, a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus. 

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isso é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele. 

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo. 

Guardando a mensagem 

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus. 

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  

Vivendo a palavra 

Neste quarto dia da quaresma, vá se preparando para o banquete da vida nova, a Eucaristia, que celebramos em comunidade, no dia do Senhor. Programe, prepare-se, convide outros. Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 09.03.2019

33 comentários:

  1. Obrigado senhor por mas um dia Amem

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Q Maravilha este Evangelho obrigada mim ajuda no meu dia com Deus em sua sabeduria

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, estou me sentindo muito bem, acompanho todos os dias as mensagens de oracao

    ResponderExcluir
  4. Gratidão senhor Jesus por mais um dia de vida

    ResponderExcluir
  5. Gratidão senhor Jesus por mais um dia de vida .

    ResponderExcluir
  6. ouço todo dia, muito bom me ajuda muito

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela meditação recebo todos os dias, Amém

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Senhor plea leitura que agora faço. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Senhor, me ajuda a sair da acomodação, desinstala-me. Fico agradecida pela rica reflexão. Deus abençoe o padre pelo carinho.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Senhor pela nova leitura que agora faço. Amen.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos, gosto muito do seu comentário da Palavra de Deus,sempre me edifica e responde a muitos anseios da minha alma.

    ResponderExcluir
  12. Amém! Bom dia para todos.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Senhor, por mais esta oportunidade de ouvir e ler a tua palavra através deste comentário do Padre João Carlos. Ensinamentos de como viver e se converter
    Amém

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Senhor por mais este lindo em tua presença!

    ResponderExcluir
  15. Começar o dia com o Senhor não tem preço. Obg Pai por fazer parte da Sua familia.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Senhor Por Essas Sábias Palavras e Sábias Decisões 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Senhor pelo dia de hoje é pelas palavras e peço que abençoe minha gravidez amém

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Senhor pelo dia de hoje é pelas palavras e peço que abençoe minha gravidez amém

    ResponderExcluir
  19. Deus abençoe grandemente padre.gosto muito das suas pregações

    ResponderExcluir
  20. Obrigada meu Senhor por mais um dia

    ResponderExcluir
  21. Obrigado
    meu senhor por tudo
    Amém .

    ResponderExcluir
  22. Obrigada,Senhor é meu Deus,por mais um dia. Amém!!!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Senhor pelo que passei ontem num castigo no trânsito, pelo dia da mulher e eu vó mulher sofri muito.Hoje graças à Deus acordei bem e estou com minha irmã. Obrigada por tudo Senhor!!!

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Senhor por permitir refletir com essa belíssima mensagem.

    ResponderExcluir
  25. Sejamos Levi, levantemos-nos e sigamos os passos do Nazareno.

    ResponderExcluir
  26. Senhor Fassa que possamos ser como Levi e está disponível au chamado de Jesus para seguir e ser seus verdadeiros seguidores para seguir levando sua mensagem aí mundo

    ResponderExcluir
  27. Obrigada meu senhor por tudo, e por nus presentear todos os dias com o padre João Carlos entrando em nossas casas.
    Deus abençoe o padre João Carlos

    ResponderExcluir
  28. Obrigada senhor por mais um dia que a tenho a graça de ouvir a tua palavra .Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS