PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REINO, A GRANDE CASA DE FAMÍLIA

O REINO, A GRANDE CASA DE FAMÍLIA

Deixem as crianças virem a mim. Não as proíbam, porque o Reino de Deus é dos que são como elas (Mc 10, 14)
02 de março de 2019
Traziam crianças a Jesus. Quem teria levado crianças a Jesus? As crianças andavam com os pais, propriamente com as mães. Os meninos a partir de seis ou sete anos andavam sempre com os pais. As meninas estavam sempre ao lado das mães, até se casarem. Era assim o costume do povo de Jesus. Podemos concluir, então, que as crianças estavam acompanhadas dos seus pais. As mães, com os pequenininhos e as meninas e os pais, com os meninos a partir dos seis ou sete anos. E eles queriam que Jesus impusesse as mãos sobre os seus filhos e rezasse por eles.
Os discípulos reagiram. Começaram a afastar as crianças, a reclamar com os pais e a impedir que se aproximassem do Mestre. Essa atitude deles revela que eles não estavam entendendo o que Jesus andava explicando sobre o Reino de Deus. Ainda estavam na lógica do ‘quem-vale-é-o-adulto-o-grande-o-maior’. Jesus tinha dito que o Reino de Deus é das crianças. E de quem se parecer com elas. E tinha dito isso, outro dia, exatamente para corrigir os discípulos que estavam discutindo sobre quem seria o maior no Reino. Jesus tinha apresentado a criança como modelo dos cidadãos e cidadãs do Reino de Deus. No Reino de Deus, somos filhos na casa do Pai, não funcionários carreiristas; somos discípulos que aprendemos com Jesus, não fariseus fechados à revelação de Deus; somos filhos que confiamos no Pai, não adultos que confiam apenas em si mesmos. Se não formos como crianças – filhos que amam, aprendem, confiam – não temos parte no Reino.
O Reino de Deus é um presente do Pai para os seus filhos. E ninguém tem merecimento para recebê-lo. E a quem socialmente mostra-se sem condição ou pretensão de conquista-lo, é a esse que é dado o Reino. Assim são os pobres, os doentes, as crianças. O Reino é um dom do Pai para os seus filhos amados.
Jesus reclamou, com razão. ‘Não criem dificuldade para as crianças virem a mim, não as impeçam. O Reino de Deus é daqueles que são como elas”. E impôs as mãos sobre elas. Impor as mãos é um gesto de comunicação da bênção.  No Evangelho, em muitas curas, Jesus impõe as mãos sobre os enfermos. Os apóstolos também aparecem impondo as mãos, ao curar os doentes. Impor as mãos é comunicar a bênção de Deus ou o dom do seu Espírito. Olha como está escrito: “Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos”.
Guardando a mensagem
Levaram crianças para Jesus abençoar. Criança é importante, é a mentalidade de Jesus. Criança atrapalha, pensavam os discípulos. Jesus pensava o Reino como uma grande Casa de família, onde Deus é Pai e nós todos somos filhos e irmãos. E, nesta grande família, é às crianças, aos doentes e aos idosos que se deve prestar mais atenção. Os discípulos pensam o Reino como uma instituição de poder, com uma elite mandando na maioria. Nessa mentalidade, gente pequena não vale, criança não conta. O Reino de Deus é das crianças e de quem se parece com elas, ensinou Jesus.
Deixem as crianças virem a mim. Não as proíbam, porque o Reino de Deus é dos que são como elas (Mc 10, 14)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Foi uma lição e tanto essa história da bênção das crianças. As mães e os pais das criancinhas saíram felizes, com a tua atitude acolhedora. Eles tinham ficado chocados com o jeito dos discípulos dificultarem e proibirem a aproximação dos pequeninos. É, Senhor, pai e mãe sabem como sua criança é importante, porque a amam. E foi isso que viram na tua atitude: perceberam o teu carinho, o teu amor por elas. Um Reino assim que dá valor a quem é pequeno como uma criança, vale a pena, eles pensaram. Eles e nós também.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Veja por aí se as crianças de sua família estão fazendo a catequese. Ajude os responsáveis a entenderem essa palavra de Jesus: “Deixem as crianças virem a mim”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 02.03.2019

18 comentários:

  1. Que possamos recuperar a simplicidade da criança que existe dentro de nós. Obrigada padre João Carlos pela riqueza da sua reflexão diária que ajuda a mim e muita gente todos os dias. Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Precisamos purificar nosso coração, deixa-lo como de uma criança.

    ResponderExcluir
  3. A salvação deste País passa pela formação e educação das nossas criânças.

    ResponderExcluir
  4. ah! Senhor como é bom ser criança bom dia

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre João Carlos que deus abençoe todos nós amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém palavra abençoada para nossas vidas o Reino de Deus é como coração de uma criança .obrigado padre João Carlos Bom dia 🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺

      Excluir
  6. Verdade é preciso nascer de novo amém Obrigado Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Amém padre. Me alimento todos os dias logo cedo destas suas palavras para ter força de prosseguir o dia.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre João Carlos por me fazer refletir o que Deus fez por cada um de nós seu amor puro e verdade queria se como as crianças pura de coração sem maldade obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  9. DEUS ESTÁ EM CADA UM DE NÓS. E DEPENDE DE CADA UM DE NÓS ACEITÁ-LO SEGUINDO OS SEUS MANDAMENTOS.

    ResponderExcluir
  10. Peço que como diz deixe as crianças virem em mim peço que me abençoe e que eu esteja grávida tenho confiança em ti o pai amém

    ResponderExcluir
  11. Que possamos fazer o melhor sempre para a educação de nossas crianças, principalmente a ser amadas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS