PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HOJE É DIA DE SIM

HOJE É DIA DE SIM


Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38)
25 de março de 2019.
Nove meses antes do Natal, celebramos, hoje, a solenidade da Anunciação do Senhor – o dia em que a iniciativa de Deus se encontra com a adesão de sua humilde servidora. É o mistério da encarnação do Verbo.
Primeiro, Maria  ficou assustada. De repente, o anjo com uma saudação estranha. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. O que está acontecendo? O que isso significa? ‘Não tenha medo, Maria. Deus está muito feliz com você. Você vai conceber e gerar o filho dele, o filho que vai herdar o trono de Davi’. Maria ainda estava assustada, mas já tinha uma resposta. Deus estava feliz com ela e comunicando-lhe uma grande missão.
Depois do susto, veio a dúvida. ‘Não é possível uma coisa dessas... eu nem casada sou. Como é que uma virgem pode ser mãe?’ E o anjo: ‘Para Deus não tem isso não, Maria, tudo é possível para ele. Quer um exemplo? Izabel. Estéril, idosa, agora está grávida de seis meses’. ‘Como Deus é grande, como ele é bom’, pensou Maria. Desvaneceu-se a dúvida. Ele é o todo-poderoso. Ele faz maravilhas.
Passado o susto, ela dialogou responsavelmente para ver o alcance do que lhe estava sendo comunicado. A dúvida foi esclarecida. Vem agora a entrega. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Entrega-se ao cumprimento da vontade do Senhor manifestada na palavra do anjo. Realizará a sua vontade, como serva. Entrega humilde, generosa, total.
É, Deus sempre nos surpreende. Manda-nos seus recados. Ele nos pega de surpresa. Suas propostas alteram profundamente a normalidade do nosso caminho, de nossa vida. Ele tem planos diferentes dos nossos. Mas, não é uma ordem do dia, uma distribuição aleatória de tarefas que se dá a qualquer um. É, antes de tudo, uma escolha amorosa. É um voto de confiança de quem ama a quem ele cumulou de toda graça, de toda bênção. A escolha é antes de tudo um sinal distintivo do seu amor. “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”, afirmou Jesus.
Guardando a mensagem
O “sim” de Maria foi muito especial. Depois do susto, ela procurou saber o alcance daquele convite tão especial da parte de Deus. Convenceu-se de que ele pode tudo e que, com ele, ela poderia vencer qualquer obstáculo, começando por fazer fecunda a sua virgindade. Teve fé. Izabel fez-lhe um elogio por sua fé: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”. A primeira reação à entrada surpreendente de Deus em nossa vida, integrando-nos ao seu projeto de salvação, é o susto, a surpresa. Depois vem a dúvida. E por fim, a resposta. Às vezes, ela não é como a de Maria, a de entrega generosa e humilde. Às vezes, é presunçosa e egoísta. É, muitas vezes, Deus tem recebido um “não”. ‘Não vou, porque já tenho o meu projeto, vou cuidar da minha vida ao meu modo’... Mas, hoje, dia da Anunciação do Senhor, não é dia de ‘não’, hoje é dia de ‘sim’, do ‘sim’ de Maria e do seu ‘sim’ generoso e fiel, meu irmão, meu irmã.
Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38)
Vamos rezar a Palavra
Senhor Jesus,
Temos, hoje, três razões para estarmos alegres, felizes e muito agradecidos. Claro, em primeiro lugar a solenidade da anunciação, com a qual festejamos a iniciativa misericordiosa do Pai de enviar-te em nossa natureza humana, a tua adesão obediente de Filho amoroso e o ‘sim’ de tua mãe Maria, cheia da graça do nosso Deus. A segunda razão de nossa alegria, hoje, Senhor, é que, nesta data, no ano passado, o Papa Francisco nos deu a Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à Santidade no mundo contemporâneo. E a terceira razão, é que hoje, em Loreto, uma cidade da Itália, visitando e rezando a Santa Missa na Casa de Maria, o Papa Francisco nos dá a Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre os Jovens. Sejas bendito, Senhor, por tantos estímulos ao nosso crescimento como teus discípulos e missionários. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, segunda-feira, no Terço Mariano, contemplamos os mistérios gozosos. Se você não puder rezar o terço todo, hoje, reze pelo menos o primeiro mistério, onde se medita a Anunciação do Anjo à Maria.

Pe. João Carlos Ribeiro – 25.03.2019



Mistérios Gozosos (segunda e sábado)

1. No primeiro mistério contemplamos a Anunciação do anjo e a Encarnação do Verbo.

2. No segundo mistério contemplamos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.

3. No terceiro mistério contemplamos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.

4. No quarto mistério contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.



5. No quinto mistério contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus.

35 comentários:

  1. Com esta meditação, fiquei pensando como sou amado e abençoado por nosso Pai. Mesmo sendo um filho pródigo, Ele não me deixa de smar.

    ResponderExcluir
  2. Maria intercede por mim junto à Jesus Cristo vosso Filho! Amém..Ok

    ResponderExcluir
  3. Perdão Jesus quando não dou o meu sim. Procuro sempre dar meu sim, mas as vezes falho. Mesmo assim sei que me ama, como também Maria minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Maria interceda a teu filho Jesus para que venha enxugar minhas lágrimas onde hoje faz quatro meses e treze dias que meu filho partiu para morada eterna, me deixando sozinha era meu único filho assim como foi Maria. Daime o conforto oh pai nesta vuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém senhor Jesus eu também perdi o meu filho amanhã faz um mês mais Deus está mim o corfortando

      Excluir
  5. Maria peça a seu filho Jesus que me de uma vida e coração novo amém.de quem sempre teve respeito a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Eis-me aqui Senhor, faça em mim segundo tua vontade!!!

    ResponderExcluir
  7. Perdão Senhor por minnhas falhas! Faz-me uma pessoa melhor! Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Amém 🙏🙏🙏 linda palavras do senhor

    ResponderExcluir
  9. A meditação diária é a oração que nos aproxima de Deus pela humildade.

    ResponderExcluir
  10. Maria interceda por nós junto a Jesus e agradeça-o por ter nos dado de presente a sua mãezinha querida.

    ResponderExcluir
  11. Maria interceda junto ao Pai por todas as familias e que possamos ser obedientes a Deus,Nossa senhora restaura minha familia. Amém

    ResponderExcluir
  12. Como é maravilhoso ouvir a msg e oração feita pelo PE. JOAO CARLOS é uma graça, obga pe. Joao louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém senhor Jesus milhões de vezes obrigado senhor Jesus por tudo que faz por mim

      Excluir
  13. Linda.apágala de Deis🙌🙌

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus ilumina minha vida me de sabedoria me ajuda Jesus a ñao ter preguiça de rezar

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito feliz e emocionada com o sim de Maria e, principalmente pela escolha de Deus para com essa serva. Essa leitura me fez abrir meu coração, para os grandes momentos de aprovações q tô vivendo. Mas a partir dessa leitura digo a te Senhor " eis aqui Senhor a tua serva,faca de mim a vossa palavra " Amém. Senhor, assim como realizá-se em Santa Isabel o milagre divino dela poder ser mãe,pq acreditou no teu poder, daí,me a graça divina do teu amor incondicional e cura-me de tdas as minhas enfermidades. Obrigada Senhor Deus pq sei q estás escutando as minhas preces Amém!!

    ResponderExcluir
  16. A LEGIÃO DE MARIA N.SRA.DA PIEDADE q participo se encontra sempre na 2a feira e meditamos estes mistérios... estamos pedindo c muita fé q Ela nos envie mais Soldados p o nosso Praesidium, poracaso hj vai iniciar ema sra.de Deus... só posso acreditar q veio pelas mãos de Maria... obg.

    ResponderExcluir
  17. 🙌 senhor! Olha por nós!

    ResponderExcluir
  18. Senhor eis aqui a tua serva

    ResponderExcluir
  19. Pelo sim de Maria estou aprendendo a dobrar os joelhos e rezar o terço todos os dias. e encontrando força .Pois estou em provações Maria passa na frente AMÉM

    ResponderExcluir
  20. Maria virgem ,cheia do poder de Deus! Cura as nossas fraquezas, as nossas doenças e as nossas maldades, dai-nos um coração que saiba amar e perdoar sem medidas, ensinai-nos com o teu sim, a corresponder aos apelos de Deus e a assumi-los com autenticidade...Santa Mãe de Deus, rogai por nós, agora e na hora de nossa morte, amém...

    ResponderExcluir
  21. Obrigado padre, por colocar a contemplação dos mistérios gososos. Foi muito bom.
    Sugiro colocar os outros também. Pode ser?
    Grata.
    Que Deus continue a derramar bênçãos sem medidas em sua vida.

    ResponderExcluir
  22. Meu pai do Céu tenha misericórdia de todos os Brasileiros ,nos dê muita saúde e paz amém

    ResponderExcluir
  23. Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
    Salve Rainha!!!!

    ResponderExcluir
  24. Seraldo meu Deusite, não me abandone neaté momento difícil.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Padre 🙌🙌

    ResponderExcluir
  26. Eis aqui a tua.serva suplico que eu seja sua rscolhida.obriga Jesus.Perdoa..me por ser fraca e as vezrs uso o nao em lugar do Sim.

    ResponderExcluir
  27. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por todos os profetas. Todavia, me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude perdoando os pecados do VOSSO povo. Me ajude fazer VOSSA vontade. Me ajude ser santificado pela oferenda do corpo do meu REDENTOR, realizada uma vez por todas. Me ajude com os santos anjos. Me ajude orar com fé essa saudação: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor esta contigo. Me ajude encontrar graça diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude morando no meu coração diuturnamente. Me ajude com a proteção do Espírito Santo. Me ajude servi-Lo com alegria e fé. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS