PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESSA VINHA TEM DONO

ESSA VINHA TEM DONO


Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’ (Mt 21, 37)

22 de março de 2019.

lha só essa história de Jesus.... Um homem plantou uma vinha. Arrendou-a e viajou para longe. No tempo combinado, mandou buscar a renda. Os rendeiros negaram-se violentamente a pagar a renda.



Para entender essa história de Jesus, basta saber quem é a vinha. E quem seriam os agricultores covardes que se apossaram da vinha. Você tem uma ideia sobre quem é a vinha? A vinha, quem é? Vou lhe ajudar. Uma vinha é uma unidade de produção de vinho: a plantação da uva, a colheita e a fabricação do vinho, tudo feito na mesma fazenda. A vinha é uma imagem bíblica do povo de Deus. A vinha é o povo de Deus. No caso, o povo de Israel era a vinha. Foi Deus que plantou aquela vinha e a aparelhou de tudo para produzir um bom vinho. O vinho é uma coisa nobre, é uma representação dos frutos que o povo devia produzir.

Então, quem é a vinha? O povo de Deus. O povo com sua terra, sua organização, seu desenvolvimento. E de quem é a vinha? Claro, de Deus. Foi ele que a plantou e organizou tudo. Ele deixou um grupo de agricultores tomando conta, os rendeiros. E quem seriam esses agricultores? Pense aí... É só prestar bem atenção no começo da leitura, que a gente fica sabendo de quais agricultores Jesus estava falando. Deixa eu ler o comecinho do evangelho de hoje: “Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas”. Quem são os agricultores que ficaram como rendeiros, tomando conta da vinha? Isso, essa turma aí... os sumos sacerdotes, os mestres da lei, os anciãos... os líderes do povo, os seus governantes. Eles não são donos da vinha. Eles devem dar conta do seu trabalho e dos frutos que a vinha produzir, dar contas ao dono da vinha. E quem é o dono da vinha? Claro, Deus.

Mas, os agricultores da parábola maltrataram os empregados que o dono da vinha mandou para receber a renda. Bateram neles, expulsaram, até mataram alguns. E quando o dono da vinha resolveu enviar o seu filho único, o herdeiro, eles se combinaram para matá-lo. Os empregados enviados foram os profetas. E você já advinha quem foi o filho único que o dono da vinha mandou... quem foi? Claro, o próprio Jesus que está contando a história.

Guardando a mensagem 

Por que será que essa palavra está chegando a você hoje? Aí eu já não sei. Mas que ela é uma palavra viva de Deus para você hoje, eu não tenho dúvida. Vou lhe dar uma sugestão. Você poderia pensar na sua vida. A sua vida é uma vinha que Deus plantou e dispôs muitas oportunidades para que ela produza muita coisa boa, um bom vinho. A sua vida é uma vinha. Você é o agricultor (a agricultora) que ficou tomando conta dela. Não vá pensar que a vinha é sua. Não é. Não vá negar a quota que é devida ao dono dela. Nem tratar os emissários dele com violência. E que quota você deve dar ao dono de sua vida? É bom você perguntar ao Espírito Santo de Deus que habita em você desde o batismo. Ele vai lhe dizer alguma coisa. Mas, eu já adianto: você precisa reconhecer claramente que a vinha é de Deus, que o que você consegue não é só fruto do seu suor. Você precisa agradecer mais, obedecer mais, partilhar mais.

Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’ (Mt 21, 37)

Vamos acolher a mensagem

Senhor Jesus, 

Nesta tua história de hoje, a parábola dos vinhateiros, disseste que o dono da vinha mandou seu filho único para receber a parte do arrendamento. Sabemos que és tu que vieste. Tu és o filho unigênito que o Pai nos enviou. O que está na parábola foi o que te aconteceu: Eles te mataram e jogaram pra fora da vinha. Até hoje, eu tinha ficado com raiva daqueles agricultores violentos. Mas, agora está me ocorrendo que o rendeiro (a rendeira) sou eu também. Eu quero, hoje, com a tua graça, reconhecer que é o Pai o dono da minha vida e te acolher como o filho único enviado pelo Pai, o herdeiro, o Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. 
Amém.

Vivendo a palavra

Estamos já no 16º dia da caminhada quaresmal. Hoje é sexta-feira , dia de abstinência de carne. Minha sugestão: leve isso a sério. Nada de carne hoje. Este pequeno sacrifício é para nos unirmos ainda mais ao filho do dono da vinha, a quem o nosso pecado expulsou e levou à cruz numa sexta-feira.

Pe. João Carlos Ribeiro – 22.03.2019

22 comentários:

  1. Tenha misericórdia de nós Senhor, por ter pecado, expulsado e levado a Cruz...perdão Senhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e importante esse comentário,adorei

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela mensagem tão bela! Essa foi a primeira vez que ouço a Palavra no seu blog. Gratidão!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, como e bom acordar com a meditação da palavra, não sei amanhecer sem escutar. Deus abençoe o Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Para mim foi muito grande a aprendizagem,eu entendo pouco as parábolas de Jesus

    ResponderExcluir
  7. Ótimo para o meu crescimento

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Pe Deus esteja sempre convosco. Senhor Jesus perdão.

    ResponderExcluir
  9. Por gentileza, autorizo deletar esta conta....

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus, dai-nos perseverança e da vossa sabedoria, para que possamos responder positivamente ao vosso mandamento de amor ao próximo, os bons frutos da videira, que é a nossa vida, a serem colocados aos vossos pés.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Senhor, por essa linda mensagem.Amem!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada senhor por essa linda msg

    ResponderExcluir
  13. Eu não como carne dia de hoje amém

    ResponderExcluir
  14. Eu não como carne dia de hoje amém

    ResponderExcluir
  15. Amém misericordia 🙌🙌

    ResponderExcluir
  16. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma quaresma que estamos celebrando. Todavia, me ajude respeitar e amar todas as pessoas. Me ajude falar pacificamente. Me ajude evitar o pecado. Me ajude ter bons sonhos. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude produzir bons frutos. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude colaborar na construção do VOSSO REINO. Me ajude ouvir e obedecer os VOSSOS profetas. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Amém padre João Carlos pelas sábias palavras 🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. DEUS abençoe a cada um de nós

    ResponderExcluir
  19. Amem amei está meditação padre João Carlos nao tinha visto ainda uma meditação tão profunda
    Deus abençoe sua saúde para que possamos aprender mais.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS