PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO ANDA A SUA ORAÇÃO?

COMO ANDA A SUA ORAÇÃO?

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha será elevado (Lc 18, 14) 


30 de março de 2019. 


Chegamos ao 25º dia da Quaresma. A Palavra hoje nos convida a avaliar como anda nosso estilo de oração. Dois homens subiram ao Templo para rezar. Um era fariseu. E o outro, publicano. O pecador voltou pra casa, abençoado. O que se julgava santo, não. 


O que é que houve de errado com a oração do fariseu? A oração do fariseu não agradou a Deus porque foi uma auto-exaltação idolátrica e porque discriminou o seu irmão. O louvor que ele fez foi a ele mesmo: “não sou como os outros (ladrões, desonestos, adúlteros), isto é, os que não cumprem os mandamentos da lei de Moisés. Pelo contrário, eu cumpro direitinho toda a Lei”. Foi uma exaltação de si mesmo. Mostrou-se presunçoso, orgulhoso. Jesus descreveu a postura dele: rezava de pé, para si mesmo. E mais: era tão bom cumpridor da lei que fazia mais do que estava prescrito: jejuava duas vezes por semana (quando a lei mandava jejuar apenas uma vez por ano) e dava o dízimo de toda a sua renda (contribuindo sobre itens que nem estavam previstos pela lei). 

E por que Deus não gostou dessa oração? Porque o fariseu se colocou no lugar de Deus. Ele era o santo, o perfeito, merecendo ele mesmo ser honrado e louvado. Ele estava tomando o lugar de Deus, louvando-se a si mesmo. Quando você reza assim, não há mais lugar para Deus. Você está no centro, no lugar que cabe a ele. E olha que tem muita oração assim. Não há mais lugar para Deus quando nós nos bastamos a nós mesmos. Não há lugar para o mistério de Deus quando nós somos a nossa própria referência. A Palavra de Deus já não nos orienta, nem nos corrige quando estamos convencidos que sabemos o caminho e não precisamos mais mudar em nada. Então, não é mais oração. É idolatria. A pessoa se toma a si mesma como deus. 

O fariseu gabou-se de não ser como os outros, de ser muito praticante da religião e de não ser como o cobrador de impostos. Assim, estava julgando seu irmão. E quem julga é Deus. Mas a oração no estilo fariseu é de quem tomou o lugar de Deus. Com a própria oração, estava desclassificando, discriminando, ofendendo o seu irmão. Em vez de reconhecer o outro como irmão, a oração idolátrica reforça as atitudes de discriminação, de exclusão, de violência contra o outro que não é igual a mim. Falou mal do irmão na frente do Pai. Rompeu com a caridade, que é o coração da Lei de Deus. Claro, que Deus não gostou dessa oração. Claro, que esse orgulhoso não saiu abençoado do Templo. 

Por que Deus se agradou da oração do publicano? O publicano era o nome dado aos cobradores de impostos (a rede de cobrança do imposto para o império romano). Eles eram mal vistos, porque agiam como aliados das forças de ocupação e por suas práticas extorsivas na arrecadação dos impostos. E numa cultura em que se dava tanto valor à pureza ritual, os publicanos eram impuros por sua proximidade com os pagãos romanos. Ser publicano, portanto, era viver na condição de pecador diante de todos.  

Por que Deus se agradou da oração do publicano? Porque sua oração foi um mergulho na misericórdia de Deus. Realmente, ele se sentia pecador. E, com humildade, batia no peito, dizendo: “Senhor, tem piedade de mim, que sou um pecador”. É uma verdadeira oração. Não toma o lugar de Deus. Reconhece sua condição de distanciamento da lei do Senhor. E Jesus descreve as quatro atitudes que denotam sua humildade e sua reverência a Deus: “ficou à distância, de olhos baixos, batendo no peito e clamando a misericórdia de Deus”. Diferentemente do fariseu, não se gabou de si mesmo, nem menosprezou quem quer que fosse. Fez uma oração de verdade, porque Deus estava no centro e o seu coração estava aberto à ação de Deus que é misericórdia. 

Guardando a mensagem 

O que é que teve de errado na oração do fariseu? A oração do fariseu não agradou a Deus porque foi uma auto-exaltação, uma oração idolátrica, destronando Deus e colocando-se ele mesmo no altar e porque discriminou o seu irmão. E por que Deus se agradou da oração do publicano? Porque sua oração foi um reconhecimento de sua pequenez e um mergulho na misericórdia de Deus. 

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha será elevado (Lc 18,14) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Queremos que a nossa oração seja como a do publicano: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador”. Diante de tua presença, diante da santidade de Deus, nos reconhecemos falhos e pecadores. E nos confiamos à tua compaixão, à misericórdia divina. Ajuda-nos, Senhor a corrigir, a nossa oração, para que ela seja sempre humilde, confiante, verdadeira. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

A palavra de hoje já vai nos preparando para o 4º Domingo da Quaresma. A Missa dominical é o grande momento de oração da comunidade cristã, da qual você faz parte, como membro batizado. Programe-se para viver dignamente, amanhã, o Dia do Senhor, santificando-o com a Santa Missa. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 30.03.2019

23 comentários:

  1. Precisamos ser honesto, pois Deus conhece o nosso coração e pensamentos. Não devemos ser ignorantes ao ponto de acharmos que enganaremos a Deus. Senhor nos dá um coração verdadeiramente digno e honesto. Pe. João Carlos ore por minha família e sua conversão. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João, a sua benção.
    Peço oração por toda minha família, e pô todos nossos irmãos que lutam contra o câncer !
    Obrigada meu Deus por tantas bênçãos. Gratidão por este momento especial de oração com o senhor Padre. Deus nos abençoe!!! 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos essa palavra ou melhor essa frase é muito importante para a o nosso corpo e nossa alma (SENHOR JESUE CRISTO TEM DE PIEDADE DE MIM E DO MUNDO INTEIRO.

    ResponderExcluir
  4. Senhor tem piedade de mim e do mundo inteiro.Amem.

    ResponderExcluir
  5. A palavra de Deus nos alimenta a cada dia.

    ResponderExcluir
  6. Amém senhor , senhor me perdoe por meus pecados, me livra de todos mal cuida senhor da minha família dos meus amigos amém . Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. Senhor sei que não sou digna de estar na sua presença e peço que me perdoe pelas falhas e pelas vezes que fui fariseu,me perdoe senhor por fazer prejuízos dos outros eu te amo o Deus

    ResponderExcluir
  8. Formidável a palavrs de hj.

    ResponderExcluir
  9. Deus sabe de todas as coisas o que nos permite fazer ser a sempre para sua glória. Peço oração por um novo emprego e pela minha família que cresça sempre na graça de Deus! Bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Amém 🙏🙏🙏 linda palavra

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe. João Carlos! Quero lhe pedir orações por meu casamento que está passando por tribulações.

    ResponderExcluir
  12. Padre João pe oracao pela convercao do meu filho Thiago

    ResponderExcluir
  13. Daime um coração igual ao teu senhor

    ResponderExcluir
  14. Criai em nós um coração que seja puro.

    ResponderExcluir
  15. Padre pesso orações pelo meu esposo que é álcooLatrão e pela a comversao de meus filhos.

    ResponderExcluir
  16. Deus tem misericórdia de mim e da minha família! Senhor tem misericórdia do nosso Brasil e criado no coração de todos os brasileiros o respeito à Vós e Vosso Filho Jesus Cristo que morreu na Cruz para salvar aqueles que o Pai vos deu. Obrigada por Vossa ininterrupta misericórdia! Amém!

    ResponderExcluir
  17. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me ajude na minha conversão. Me ajude curando e restaurando o VOSSO povo. Me ajude viver na VOSSA presença. Me ajude segui-Lo com sabedoria. Me ajude amar da melhor forma possível. Me ajude ouvir e obedecer os VOSSOS profetas. Me ajude conhecê-Lo com sinceridade. Me ajude rezar com humildade. Me ajude perdoando os meus pecados. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Peço a Deus que aumenta a minha fé e pela conversão de minha família

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS