PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: RESTAURANDO A OBRA PRIMA

RESTAURANDO A OBRA PRIMA

 Ele tem feito bem todas as coisas (Mc 7, 32)
15 de fevereiro de 2019
Você já viu um oleiro trabalhando o barro? E já o viu fazendo alguma coisa de barro, um jarro, um animal, a figura de uma pessoa? Mas, garanto que você já ouviu essa frase antes: “Ele tem feito bem todas as coisas” ou “Ele viu que tudo era bom”. Lembra onde escutou essa frase?
Essa frase evoca a primeira página da Bíblia. Livro do Gênesis, a narração da criação. Deus criou o mundo em sete dias. E, no final de cada dia de trabalho, está escrito: “Deus viu tudo que tinha feito: e era muito bom” (Gn 1,31). Isso quer dizer: tudo estava bem feito. No sexto dia, Deus criou o homem. E o fez do pó da terra. Soprou em suas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente. E de novo “viu que tudo estava bem feito”.
Veja se essa narração não é o modelo para a narração da cura do surdo-mudo, no evangelho de hoje! Trouxeram o homem surdo. Jesus o levou para longe do povo, tocou nos seus ouvidos com os seus dedos, cuspiu, tocou em sua língua com a saliva e suspirou dizendo “Efatá” (abre-te). Ele ficou bom. Começou a ouvir e falar direito. E o povo admirado dizia: “Ele tem feito bem todas as coisas”.
Achou alguma coisa parecida entre a narração da criação do homem e a cura do surdo?! Veja lá... Deus fez o homem do pó da terra. Claro, essa é a imagem do oleiro, que faz uma imagem de barro, mexendo, ajeitando com os dedos as suas feições, os seus ouvidos, a sua boca... E depois soprou em suas narinas para lhe comunicar a vida. Agora veja o que Jesus fez: separou o homem do meio do povo, ficou mexendo nos seus ouvidos com os dedos e na sua língua (as partes que não estavam funcionando bem, pois não escutava e não falava bem). E depois suspirou... suspirou?  Deve-se entender melhor: soprou... Foi assim na criação do homem: Deus soprou nas narinas do protótipo de barro. Percebem, é uma espécie de reedição da criação do homem. E as pessoas entendem isso, pois reconhecem admiradas “Ele tem feito bem todas as coisas”.
Guardando a mensagem
A cura, no fundo, é uma representação da ação mais profunda de Jesus, da realização de sua missão. Jesus não estava apenas curando pessoas.... ele estava consertando a obra prima da criação que o pecado tinha desfigurado. Deus tinha feito tudo bem-feito, mas o homem, pelo pecado, atrapalhou tudo, introduzindo a destruição, a morte. O ser humano que saiu perfeito das mãos de Deus estava todo desfigurado espiritualmente. Jesus veio resolver isso, veio salvar o ser humano desfigurado pelo pecado... por isso, nos evangelhos, aparecem tantas curas de doentes e possuídos pelo mal. Ele está restaurando a obra de Deus. E o faz, como Deus que é, agindo como o Criador na primeira página da Bíblia.
Ele tem feito bem todas as coisas (Mc 7, 32).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
No batismo, tem uma parte em que o ministro, como tu fizeste com o surdo-mudo, mexe no ouvido do batizando, sopra e diz “Éfata”, isto é “abre-te”! É um rito, depois do batismo na água, que realça a grande verdade que Deus, no batismo, nos restaura, nos faz novas criaturas, nos põe de novo na condição original de escutar a Deus e de falar com ele, de sermos seus interlocutores. Claro, só fala bem quem ouve bem. Concede, Senhor, que nós, restaurados por tua morte e ressurreição, vivamos dignamente essa nossa santa vocação de filhos de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Repita muitas vezes, no dia de hoje, essa palavra do povo no evangelho: “Ele tem feito bem todas as coisas”. Isso pode ajudar você a recordar, com gratidão, a obra redentora de Jesus, o seu batismo,... Liberto de sua condição de surdo-mudo, você agora é seu interlocutor, ouvindo sua Palavra, falando com ele, dizendo aos outros como ele é bom.

Pe. João Carlos Ribeiro – 15.02.2019

27 comentários:

  1. Amém.Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Amém....
    Floripa Santa Catarina

    ResponderExcluir
  3. Será que eu poderia receber pelo celular as meditações do Pe. João Carlos?
    Meu número é: (086) 99499-1049 WhatSApp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de receber também as omelias do Pe João Carlos.gratissimo.Celso Almeida 86-99975 0012 whatWhat.Abraço .Pax et Bonnun

      Excluir
  4. Ele tem feito bem todas as coisas. Perfeito a reflexão. Bom dia

    ResponderExcluir
  5. Amém, gostaria de receber pelo whats o áudio do Padre, tem como?

    ResponderExcluir
  6. Amém!!!sim "Ele tem feito bem todas as coisas"eu estava perdida e ele mim achou mim tirou da escuridão!Só tenho GRATIDÃO Pôr tudo que o senhor já fez na minha vida e sei que muitas bênçãos ainda viram pois ele nunca abandona seus filhos!!!Amém!!!Amém!!!Amém!!!QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!!!AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  7. Amém! Por favor incluir em oração Lorenzo Berni, Valentina Berni, Marcos Berni e Leticia Padovani. Obrigado.(SAÚDE E PROSPERIDADE)

    ResponderExcluir
  8. Amém,linda a sua reflequiçao,👏👏

    ResponderExcluir
  9. Amém lembre de incluir em suas orações os nossos nomes, Stela, Ada, Gheysa, Marquinho, Manuel. Muito obrigado. Muita paz saúde amor e Prosperidade.!?

    ResponderExcluir
  10. Amém!! Linda reflexão,todos os dia leio

    ResponderExcluir
  11. Amém foi linda leitura de hoje

    ResponderExcluir
  12. Muito boa reflexão , peço um concerto na saúde de minha esposa q agora passa por uma cirurgia no crânio devido tratamento de câncer metastático.

    ResponderExcluir
  13. Minha alma glorifica ao Senhor exulta mei Espírito em Deus meu Salvador. Muito gratificante escutar boas obras do padre João Carlos. Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  14. Ele tem feito bem todas as coisas

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus muitas as vezes somos mudos ,sursos porque Argos porque não prestamos atenção nos ensinamentos de Jesus e não ouvimos a sua vos que nos fala todos os dias assim como hoje por isso te peço abra menos ouvidos para ouvir e minha boca para falar e eu te dezer como Maria eis-me aqui SENHOR

    ResponderExcluir
  16. Ele tem feito bem todas as coisas

    ResponderExcluir
  17. Ele tem feito bem todas as coisas. Amém

    ResponderExcluir
  18. Senhor nos ajude a ter um ouvido de disipulo, e ouvindo bem, proclame suas maravilhas!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Como faco pra receber Todos os dia a reflexão da palavra com Pe. João Carlos?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite! Como faco pra receber Todos os dia a reflexão da palavra com Pe. João Carlos?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS