PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CEGO QUE VIU ÁRVORES ANDANDO

O CEGO QUE VIU ÁRVORES ANDANDO

Estás vendo alguma coisa? (Mc 8, 23)
20 de fevereiro de 2019.
Hoje, temos mais uma história de cego. No evangelho, são várias. Por um lado, essas histórias nos mostram, plasticamente, a missão de Jesus acontecendo. Quando Jesus leu, na Sinagoga de Nazaré, a passagem que falava sobre sua missão, havia uma lista de sofredores: os pobres, os presos, os cegos, os oprimidos. Neles, se veria claramente a realização de sua missão: a evangelização dos pobres, a libertação dos presos e oprimidos e a recuperação da vista dos cegos. Então, em todas as histórias de cura do evangelho, vai se mostrando a obra redentora de Jesus acontecendo.
É claro que você está entendendo que, mesmo essas curas e libertações acontecendo, elas significam muito mais. Elas demonstram a obra de Jesus que não era exatamente curas as pessoas, mas restaurar a humanidade decaída pelo pecado, comunicando-lhe o amor de Deus. Essas histórias também nos dizem como as pessoas estão acolhendo a obra de Jesus em suas vidas.
Então, trouxeram um cego a Jesus. Jesus o tomou pela mão e o levou para fora do povoado. Cuspiu nos seus olhos, pôs as mãos sobre ele. O cego disse que estava vendo os homens como árvores andando. Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele. Ele ficou vendo tudo. Jesus o mandou pra casa.
Uma bela imagem da obra de Jesus como restauração da obra prima de Deus desfigurada pelo pecado meditamos, na semana passada, na história do surdo-mudo. A história de hoje tem traços dessa narração. Cuspir nos olhos do cego,  por as mãos sobre os seus olhos evocam o artesão do barro consertando a sua obra quebrada. A antiga narração da criação do homem falava do boneco de barro que Deus fez e soprou nas suas narinas para lhe comunicar a vida.
Bem, a figura do cego também nos remete ao tema da fé, da adesão à pessoa de Jesus e ao anúncio do seu evangelho. A narração dos milagres, nos evangelhos, são catequeses sobre Jesus e nosso encontro com ele. É assim que podemos olhar para esse texto, como uma catequese sobre a fé. As histórias de cegueira física, no evangelho, são particularmente formas de falar da cegueira espiritual, da resistência ou da incompreensão diante da pessoa de Jesus ou do projeto de Deus. Cegueira, neste sentido, representa a falta de fé.
É muito interessante que esse cego não se curou de vez. A gente sempre fica esperando que a evangelização produza uma conversão radical, uma fé iluminada. A lição de hoje é que fé também cresce, passa por etapas, vai amadurecendo. Jesus é sempre o mesmo, ele nos evangeliza, nos restaura em nossa condição de pecadores. Num certo momento, nós começamos a ver, mas ainda meio confusamente. O cego já via, mas lhe parecia que os homens eram árvores andando. O serviço evangelizador de Jesus continuou. Daqui a pouco, sua visão já estava mais limpa e ele começou a ver tudo claramente.
Guardando a mensagem
Pela evangelização, o Senhor vem ao nosso encontro, gente desfigurada pelo pecado. Num primeiro momento, nossos olhos antes cegos começam a enxergar, mais ainda confusamente. É já a luz da fé em nós. É com a fé que acolhemos a obra de Deus em nosso favor, mas ainda de maneira muito imperfeita. A continuidade do serviço da evangelização vai nos conduzindo a ter uma fé cada vez mais forte, que nos leva a amar e a seguir Jesus, salvador da nossa humanidade decaída. Essa mesma fé é uma luz para compreendermos, com o olhar de Deus, a realidade ao nosso redor. Vemos melhor para nos conduzir melhor nesta vida. Vendo claramente o irmão caído na estrada, nos comprometemos com ele, como o bom samaritano.
Estás vendo alguma coisa? (Mc 8, 23)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Muitos de nós, ainda estão cegos. Não te vêem, não vêem o mundo com a tua luz. Dá-lhes, Senhor, a luz da fé, para que abracem a verdade e vivam iluminados por teu evangelho. Muitos de nós, ainda não vêem claramente. Enxergam o mundo, os outros, o futuro de maneira vaga e confusa. Têm apenas uma fé inicial. Continua, Senhor, a evangelizá-los, para que te reconheçam claramente e vejam o mundo com a tua luz. Nós te rendemos graças, Senho,  pelos que, pela fé, acolhem a verdade que revelas sobre o mundo, sobre o homem, sobre Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, reze muitas vezes durante o dia, com aquelas palavras dos discípulos de Jesus no evangelho: “Senhor, aumenta a minha fé”.
Pe. João Carlos Ribeiro - 20.02.2019

43 comentários:

  1. "Senhor, eu não sou digna que entreis em minha morada mas dizei uma só palavra e serei salva" Ilumina meus olhos pra que eles possam enxergar com o Teu Olhar todas as situações vivenciadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caiu, com a nova reforma ortográfica, os acentos no TEM, VEEM, etc Gosto da interpretação.

      Excluir
    2. Amem senhor eu creio aumenta miha fé

      Excluir
  2. Amém boa noite padre João Carlos

    ResponderExcluir
  3. Eu creio, mas aumentai a minha fé !

    ResponderExcluir
  4. Senhor aumenta a minha FÉ.Pois sou tão fraca.

    ResponderExcluir
  5. Padinha Pimentel Senhor aumenta minha fé Bom dia.

    ResponderExcluir
  6. Senhor eu creio em vós, mas aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  7. Senhor, aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  8. O senhor aumenta minha fé senhor mim fortalecer na fé

    ResponderExcluir
  9. Obrigsda,PadreJoão Carlos.Peço sua bênção Faz-me bem sua Palavra A de hoje,então,enxergsr pessoas.Aumentar a fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de de tudo. Penso que quem não tem fé é mesmo um cego que não consegue enxergar o que Deus já fez e faz por nós. É um insensível que não sente o que Jesus Cristo fez por nós na Cruz
      Que Deus o abençoe muito Padre!

      Excluir
  10. Belíssimo trabalho Pe.João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Eu creio mas aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  12. Senhor aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor eu creio, mais almentai a minha fé

      Excluir
  13. SENHOR eu creio mais aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  14. Senhor, eu creio e espero por ti, um milagre.

    ResponderExcluir
  15. Senhor, o pior cego e aquele que não quer vê. Daí a fé para aqueles que estão totalmente cegos .

    ResponderExcluir
  16. Como eu posso rercebr estas mensagens no WhatsApp

    ResponderExcluir
  17. 🙏 Senhor, aumentai a minha fe!❤

    ResponderExcluir
  18. Senhor aumenta a minha Fé.

    ResponderExcluir
  19. Senhor aumenta a minha Fé.

    ResponderExcluir
  20. Rejane marinho20/2/19 08:46

    Senhor aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  21. Senhor,eu creio,mais aumentai a minha minha fé!!! 🙏 Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  22. Senhor aumenta minha fé! Daí a conversão a mim e toda minha família! Amém.

    ResponderExcluir
  23. Senhor, preciso de maior espiritualidade!

    ResponderExcluir
  24. Como fazer para receber suas mensagens?

    ResponderExcluir
  25. Senhor eu creio e professo a tua presença na Eucaristia mais aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  26. Senhor eu creio mais aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  27. SENHOR eu creio mas almentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Padre João Carlos.
    Suas reflexões ajudam fazer exame de consciência.
    Rezo pela sua saúde, forças para continuar o trabalho evangelizador que Jesus lhe chamou e enviou.

    ResponderExcluir
  29. Senhor Jesus,tu nos enviaste o espírito santo para nós iluminar por isso te peço abra nossos olhos para que possamos enxergar na pessoa de cada irmão a tua imagem aumenta nossa fé para que possamos fazer a tua vontade a cada dia obrigado meu Deus

    ResponderExcluir
  30. Senhor aumenta a minha fé. Pois é o teu amor que mim sustenta .tira senhor a cegueira dos meus olhos para que eu possa vê o que têm para mim. Obrigado Deus por cuidar da minha família. Amém

    ResponderExcluir
  31. Senhor aumenta a minha fé. Pois é o teu amor que mim sustenta .tira senhor a cegueira dos meus olhos para que eu possa vê o que têm para mim. Obrigado Deus por cuidar da minha família. Amém

    ResponderExcluir
  32. Meu Senhor e meu Deus eu creio mais aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  33. Senhor eu creio mais aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  34. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por tantos amigos e amigas que oram comigo diuturnamente. Todavia, me ajude na minha conversão. Me ajude a ser um bom cristão. Me ajude a rezar da melhor forma possível. Nos ajude, se for VOSSA vontade, com boa colheita agrícola. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude interceder pelos sofredores. Me ajude enxergar claramente a VERDADE DO EVANGELHO. Me ajude curando as doenças do corpo e da alma. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  35. A lição de hoje é que a fé também cresce...passa por etapas e vai calmamente amadurecendo.
    Eu vejo homens andando como árvores..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS