PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CASAMENTO, A LINDA OBRA DE DEUS

O CASAMENTO, A LINDA OBRA DE DEUS

O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)
28 de fevereiro de 2019.
Jesus está ensinando ao povo. O que ele ensina? Ele descreve o Reino de Deus que já está acontecendo por sua presença, por suas palavras e por suas ações. Não se trata de uma lei a ser cumprida, mas de um amor a ser acolhido e amado. Jesus revela o Pai que ama o mundo e o envia para resgatá-lo. E o filho, que por amor aos seus, entrega a sua vida. O convite é que entremos nessa dinâmica de amor: amemos a Deus, amemos o próximo, imitemos o Pai que dá seu filho e o filho que dá sua vida. O amor é a lógica do Evangelho.
A obra de Jesus foi restaurar o projeto original de Deus. Nele, a humanidade decaída em Adão e Eva encontra a reconciliação, o perdão. E o ser humano redimido  vai se identificando progressivamente com Cristo, pela fé, pelo batismo, pela prática da palavra. É ramo enxertado na videira. Para ele ou para ela, o matrimônio é uma vocação, um chamado de Deus, vivido como caminho de santidade. O casamento não é uma formalidade, um rito social. É a acolhida de um dom maravilhoso, da graça de Deus e do seu Espírito para realizar, na família, o amor de Deus pelo seu povo, o amor de Cristo por sua Igreja. No matrimônio, um se entrega ao outro. E nisso expressam e realizam o amor nupcial de Cristo e de sua Igreja. “Já não serão dois, mas uma só carne”. Os cônjuges realizam, em sua vida e em sua sexualidade, a unidade de Deus, a comunhão.  
Mesmo mergulhados na ótica do amor de Deus, os casados continuam frágeis e sujeitos a quedas. Na sua fraqueza humana, são, no entanto, sustentados pela graça de Cristo e aplicam-se mutuamente o remédio do perdão. Na sua vida de casal e na família que formam exprimem o amor de Deus no cuidado um com o outro, no carinho com que se tratam, no cuidado mútuo, na comunhão de bens, na abertura à vida que chega como fecundidade do amor. O matrimônio cristão está no nível do amor do Reino de Deus, não no nível do simples cumprimento de leis. Participa da experiência do amor de Deus pela humanidade  e de Cristo por sua Igreja. Por isso, é experiência de unidade (“já não dois, mas uma só carne”) e de fidelidade (não é um vínculo que se dissolve, que se desfaz).
O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Jesus restaurou o projeto original de Deus em relação ao casamento. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: a unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!
Guardando a mensagem
Jesus elevou o casamento, obra divina, ao nível de sacramento, sinal visível do amor de Deus que se manifestou nele como salvação. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo;  mas conta com o perdão e a graça de Deus para superar os pequenos e grandes desencontros.
O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar no amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada pela tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Muita gente está enfrentando turbulências no seu casamento. Se for o seu caso, procure conversar com alguém que tenha uma caminhada  de fé. Não dê ouvido a qualquer um. Se não for o seu caso, tudo bem. Quem sabe, hoje, não apareça uma oportunidade pra você ajudar alguém a pensar melhor o seu casamento!  

Pe. João Carlos Ribeiro – 01.03.2019

22 comentários:

  1. Anônimo1/3/19 06:12

    Bom dia que a paz de Jesus é o amor de Maria esteja conosco todos os dias estou passando por grande dificuldade no meu matrimônio não estou conseguindo superar essas dificuldades estou precisando de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sou casada a 7 anos, passei por alguns momentos difíceis também. Conversei com o padre amigo de minha família sobre isso e ele me disse que precisamos compreender mais um ao outro lutar sempre um pelo outro. O conselho que lhe dou é que vocês rezem, chame seu companheiro para rezar com você, peça a Deus para afastar esse mal que persegue sua família, para livrar vocês de todas as tentações que os rodeiam. Eu sempre peço a Deus para aumentar a minha fé, pois somos fracos e a única maneira que encontramos para vence la é na presença de Deus. Lembre se sempre FAMÍLIA QUE REZA UNIDA PERMANECE UNIDA. Que Deus esteja com vocês.

      Excluir
  2. Bom dia na paz do senhor!tenho 16 anos de casada e vivo grandes dificuldades é uma luta diária, muitas divergências de ideias gerando com isso muitos conflitos.o que fazer? Meu casamento está no CTI gravemente abalado . Nos ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sou casada a 7 anos, passei por alguns momentos difíceis também. Conversei com o padre amigo de minha família sobre isso e ele me disse que precisamos compreender mais um ao outro lutar sempre um pelo outro. O conselho que lhe dou é que vocês rezem, chame seu companheiro para rezar com você, peça a Deus para afastar esse mal que persegue sua família, para livrar vocês de todas as tentações que os rodeiam. Eu sempre peço a Deus para aumentar a minha fé, pois somos fracos e a única maneira que encontramos para vence la é na presença de Deus. Lembre se sempre FAMÍLIA QUE REZA UNIDA PERMANECE UNIDA. Que Deus esteja com vocês.

      Excluir
  3. Estou a 26 anos casado xom minha esposa, eramos jovens quando isso aconteceu tinhamos 22 anos ja temos filhos um casal, gracas a caminhada na fé estamos vivendo sempre no amor, e o mais importante os respeito e confiança entre nos dois, ela é o anor da minha vida. E espero na fé ficar velhinho com ela. Obrigado padre pelas suas belas canções que sempre escutamos estanos sempre unidos na fé.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Agradeço Senhor pelos meus 42anos de união com muito amor,respeito e sabedoria todos dias para vivermos até o dia da nossa vida eterna.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/3/19 08:38

    Bom dia padre estou sofrendo muito com meu marido com os vícios maconhas bebidas prostituição pornografia mas companhias mentiras

    ResponderExcluir
  6. Senhor, proteja sempre o casamento dos meus tres filhos. Que eles se amém cada vez mais e assim passar esse amor para os meus netos.

    ResponderExcluir
  7. Senhor, proteja sempre os casamentos dos meus três filhos, que se amém cada vez mais e assim aumentando a união dos meus netos

    ResponderExcluir
  8. A paz de Jesus e o amor de Maria pra todos nós. No dia 09 de abril agora, vamos completar 36 anos de matrimônio, obrigado deus eterno, Jesus e Maria, se não fosse eles, e com muita oração não sei se chegaríamos até aqui com tanta cumplicidade e amor. Obrigado senhor, deus abençoe todas as famílias. Wagner e josi

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, vivo com meu marido a 9 anos já passamos por varias tempestades, até hoje tento convecelo a sacramentar nossa união, padre eu não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  10. Sou casada no civil tenho muita vontade de casar na igreja pra poder receber a eucaristia mais já fui atrás de meu batistério na igreja que fui batizada e num encontro como devo fazer.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu irmão se vc sabe o nome da igreja já procurou não encontrou procure pela paróquia que está comunidade pertence que sua sertidao deve está na paróquia

      Excluir
  11. Boa tarde Pe João cCarlo,sou casado a 51 anos se eu disser que nunca ouvi problema no meu casamento sou mentiroso mais nos momentos mais difícil sempre lembrei que fiz um juramento de nos amar para sempre até o dia em que Deus nos chamar essas palavras nunca me esquecerei e sempre lembrarei que pra Deus somos uma só pessoa

    ResponderExcluir
  12. Meu matrimônio é uma benção de Deus, sou casada a vinte e oito anos. So posso agradecer a Deus por tantas benção na minha vida.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos obrigada por essas lindas meditações diárias pelo programa Tempo De Paz e seus ensinamentos,tenho aprendido muito. Sua bênção.
    Lueli Teresina Piauí

    ResponderExcluir
  14. Boa palavra pra quem JÁ É casado. Mas e quem não é? Faz o que? Restringiu muito a mensagem.

    ResponderExcluir
  15. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os amigos e amigas que tenho. Todavia, me ajude ter uma palavra amena e uma língua afável. Me ajude dá bons conselhos. Me ajude vencer a provação e a humilhação. Me ajude perseverar no dia da aflição e no dia da necessidade. Me ajude afastar-me dos meus inimigos. Me ajude ter cuidado com os meus amigos. Me ajude ter o temor do SENHOR. Me ajude conduzir bem as minhas amizades. Me ajude a ensinar com sabedoria e fé. Me ajude ter um coração bom e santo. Nos ajude manter unido o que Deus uniu. Nos ajude fugir de todos os pecados. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos obrigada por essas lindas meditações diárias pelo programa Tempo De Paz e seus ensinamentos,tenho aprendido muito. Sua bênção.
    Lueli Teresina Piauí

    ResponderExcluir
  17. Linda meditação Deus abençoe meu casamento amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS