PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LAVAR AS MÃOS OU SE BENZER?

LAVAR AS MÃOS OU SE BENZER?

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)
12 de fevereiro de 2019.
O que Jesus está fazendo na Galileia chamou a atenção das autoridades religiosas da capital Jerusalém. Assim, de lá veio gente para fiscalizar o que está acontecendo e, claro, para por sob controle esse novo fenômeno. Uma comissão de fariseus e mestres da Lei chegou de Jerusalém e foi logo encontrando defeito naquela movimentação em torno de Jesus. Identificaram logo um perigo naquele movimento: ‘Jesus não segue à risca os costumes e os rituais da tradição’. Que tradição é essa? Vamos ver se descobrimos.
Vamos dar um jeito de entrar na roda da conversa que está se formando, em torno de Jesus. É bom a gente chegar mais perto para ouvir bem o que estão dizendo. Chega mais! Olha a cara de sonsos dessa turma de Jerusalém! Estão se queixando que os discípulos de Jesus comem sem lavar as mãos. Parece uma bobagem. Não ria! Isso pra eles é uma coisa muito séria. O que é que eles estão dizendo? Dá para escutar alguma coisa? Ah, estão dizendo que os discípulos comem com as mãos impuras... Vamos escutar. “Isso é um desrespeito à nossa religião. Comer o pão sem lavar as mãos, onde já se viu uma coisa dessa? A religião manda lavar as mãos antes de tomar o alimento, isso é que é o certo. Para estarmos bem com Deus, não podemos nos contaminar com coisas impuras. E nós, fariseus levamos isso muito a sério e cobramos isso de nossa gente. Ao voltar da praça, deve-se tomar banho. E, em casa, tomar cuidado com o alimento que se come, lavar direito as vasilhas e os copos. Nós somos um povo santo. Precisamos estar atentos para não nos contaminarmos com a impureza em relação a alimentos, doenças de pele, sangue, estrangeiros... A pessoa impura está afastada de Deus que é santo e não pode frequentar o culto até se purificar”.
Puxa! Você ouviu isso? Pra eles, Jesus está acabando com a religião deles, desconsiderando as normas religiosas da pureza. Veja que eles fazem uma separação rígida entre o puro e o impuro. Contraindo uma impureza, a pessoa se afasta da presença de Deus e de sua bênção. Para se purificar, há vários ritos previstos, conforme a impureza contraída: abluções (lavar as coisas ou parte do corpo), tomar banho, oferecer sacrifícios depois de sete dias, etc. Opa, parece que Jesus vai falar. Presta bem atenção. “O que o profeta Isaías escreveu, nas Escrituras Sagradas, foi mesmo pra vocês, hipócritas: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. Uma coisa é o ensinamento de Deus, outra coisa são os costumes que vocês criaram. Vocês estão confundindo o mandamento de Deus com as tradições humanas. Vocês estão esvaziando a Palavra de Deus, com essa preocupação exagerada com coisas externas”. Nossa! Essa lição que Jesus deu aos fariseus serve direitinho pra gente.  
Guardando a mensagem
A preocupação dos fariseus com a pureza legal levava as pessoas a viverem uma religião de práticas externas, de ritos, deixando de lado coisas mais importantes da fé como o amor a Deus e ao próximo. Esse perigo de se ficar no ritualismo estéril é de toda religião. No cristianismo católico também podemos incorrer nesse engano. As práticas externas nos ajudam a viver na fé e na comunhão com o Senhor nosso Deus. Mas, cuidemos para que elas não esvaziem a Palavra de Deus e acabem nos fazendo servidores apenas de tradições humanas.
Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Encanta-nos Senhor, a liberdade com que anunciavas o Reino de Deus, sem aquela preocupação exagerada com os rituais de purificação que os fariseus tanto prezavam. Não estavas preocupado com o exterior, com o que se vê, com a aparência. O interno, o que está no coração, é isso que realmente tem valor. Senhor, nós vivemos, hoje, sob a ditadura da aparência. Em nosso mundo, importa mais a embalagem, o externo. Assim, é na roupa que se veste, no corpo que se quer ter, na idade que se disfarça, na foto sorridente das redes sociais. Importante é parecer que se está bem, vitorioso, feliz. Até na liturgia, chega essa preocupação excessiva com a exterioridade. Liberta-nos, Senhor, com o teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Os ritos são importantes pelo que eles representam, pela compreensão que está por trás deles. Se os ritos não forem sinais de algo mais profundo, eles se esvaziam. Lavar as mãos era um rito religioso no tempo de Jesus. Benzer-se é um rito religioso cristão. Benzer-se pode ter um grande significado ou pode ser apenas um gesto vazio e supersticioso. No seu caderno espiritual, responda: quando você se benze (traça a cruz sobre si mesmo), o que isso significa?

Pe. João Carlos Ribeiro – 12.02.2019

33 comentários:

  1. Meses atrás, eu fazia automaticamente. Mas depois que nosso pároco,(padre Fábio Paz)daqui do Janga nos ensinou o que significava esse gesto, faço com muito carinho agradecendo pelo amor que Deus nos tem. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Purificar meus lábios,minha mente, coração e meu ser inteiro e faço sempre com os cinco dedos pois assim significa as 5 chagas de Jesus.


      Excluir
  3. Eu faz o sinal da cruz em respeito e agradecendo e ao mesmo tempo peco proteção

    ResponderExcluir
  4. Faço o sinal da cruz em honra da Santíssima Trindade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mês sinto como se estivesse na presença da Santíssima Trindade

      Excluir
  5. Ao fazer o sinal da cruz,estou pedindo proteção ao Senhor ou agradecendo.

    ResponderExcluir
  6. pura verdade que Jesus está explicando.temos que ser conrento na palavra viver densamente junto de Jesus Eli que nosso pastor .

    ResponderExcluir
  7. Faço o sinal da pedindo proteção e en sinal de respeito.

    ResponderExcluir
  8. Ritual de proteção ou respeito ao Senhor

    ResponderExcluir
  9. Aprendi na catequese que o sinal da cruz não é simplesmente um gesto, mas sim, a invocação da Trindade Santa. Em nome do Pai que nos criou. Em nome do Filho que nos Salvou. Em nome do Espírito Santo que nos santificou. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Faço o sinal da cruz em respeito a santíssima Trindade foi assim que meus pais me ensinaram

    ResponderExcluir
  11. Peço proteção para meu corpo e minha alma.

    ResponderExcluir
  12. Para que eu possa ter total proteção e em honra da Santíssima Trindade.

    ResponderExcluir
  13. Faço sempre o sinal da cruz pedindo:a proteção de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Faço o sinal da cruz para pedir proteção à Deus

    ResponderExcluir
  15. Faço o sinal da Cruz envocando o pai, filho e e espirito Santo.Peço proteção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sejamos protegidos em nome do pai ,do filho e do espírito santo sempre me benzo quando saiu de casa para algum lugar já é um hábito meu .

      Excluir
  16. Faço o sinal da cruz para que Deus permaneça sempre do meu lado

    ResponderExcluir
  17. Faço o sinal da cruz pedindo e ao mesmo tempo agradecendo a Trindade Santa pelo dom da vida

    ResponderExcluir
  18. Para mim o sinal da cruz representa a união com Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  19. Em honra a Trindade Santa! Me sinto segura! Fortalecida, protegida,agradecida por tudo! Confiante e sentindo a presença de Deus em mim!! 🙏

    ResponderExcluir
  20. A primeira Cruz significa o quanto Deus nos ama entrganent seu próprio filho para nós salvarA

    A segunda.pedimmos que nos livra de todas as más palavras que falamos .

    A terceira pedimos que Deus nos ajude a nos limpar o nosso interior para que possamos fazer a tua vontade

    A quarta pedimos a em nome da Santíssima Trindade para nós guiar no caminho da verdade que e crCris
    L

    ResponderExcluir
  21. Padre eu sempre faço o sinal da cruz Graças a Deus!!

    ResponderExcluir
  22. Padre sempre faço o sinal da cruz Graças a Deus amém!!

    ResponderExcluir
  23. Faço o sinal da cruz pedindo proteção a Deus Pai que nos criou, a Deus Filho que nos resgatou e ao Espírito Santo que nos protege cobrindo-nos com suas asas, mas faço isso com fé...

    ResponderExcluir
  24. Senhor Deus Todo Poderoso, eu lhe agradeço pela obra da criação, que ficou tão boa. Entretanto, me ajude com a VOSSA bênção. Nos ajude, se for VOSSA vontade, com uma boa produção agrícola. Nos ajude com um bom descanso, nos domingos e dias santos. Nos ajude procurar o caminho da santificação. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ter um coração fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude ensinar os VOSSOS mandamentos e a VOSSA doutrina da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS