PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MONTANHA DA ORAÇÃO

A MONTANHA DA ORAÇÃO

E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.(Mc 9,8)
23 de fevereiro de 2019
Pedro, diante da maravilha da transfiguração de Jesus na montanha, teve uma ideia. Acampar ali mesmo. Fazer três tendas. Uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. Será que a ideia de Pedro foi boa?
Jesus foi para a montanha, com três dos seus discípulos. Lá, transfigurou-se diante deles. Apareceu com roupas brancas brilhantes, luminoso. Moisés e Elias, personagens do Antigo Testamento conversavam com ele. Que coisa linda! Que visão deslumbrante! Foi aí que Pedro teve a ideia de acamparem por ali. E logo uma nuvem desceu e os encobriu. E da nuvem, veio uma voz: “Este é o meu filho amado. Escutem o que ele diz”. Tudo desapareceu. E eles só viram Jesus com eles.
Montanha tem um significado muito especial. Para o povo semita, montanha é o lugar do encontro com Deus. Basta lembrar o Monte Sinai, onde Moisés recebeu a Lei, das mãos do próprio Deus. Ou o Monte Carmelo, onde Deus acolheu o sacrifício oferecido por Elias, desmascarando a idolatria no meio do seu povo. Jesus muitas vezes passa a noite em oração... na montanha. O monte é o lugar do encontro com Deus. Então, a experiência dos três discípulos na montanha, com Jesus, é uma experiência de oração.
Precisamos sempre subir a montanha. Lá, em oração, fazemos experiência do encontro com Deus. Na oração, Deus nos revela o seu filho único. “Este é o meu filho amado”. O Pai, que nos revela o filho, nos convida a escutá-lo. A principal oração dos membros do povo de Deus era o Shemá. Shemá Israel. “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Recitava-se essa passagem do livro do Deuteronômio muitas vezes ao dia. O discípulo precisa ouvir, escutar, acolher o filho único. Na experiência da montanha, ou seja da oração, encontramos Jesus vivo, ressuscitado, glorioso, triunfante sobre o pecado, o mal e a morte. Essa profunda experiência espiritual está descrita nas roupas brancas brilhantes de Jesus. É uma antevisão de sua ressurreição. Mas, também na oração entramos em contato com o Pai. Somos envolvidos por sua presença divina. É o que está representado na nuvem. Ao revelar o filho, reconheçamos quem é o Pai: ‘aquele que não poupou o seu filho único, mas o entregou por todos nós’, no dizer da Carta aos Romanos.
Uma tentação é, diante da maravilhosa experiência do encontro com Deus na montanha, querer ficar por ali mesmo, acampar. Mas, Jesus desce com eles a montanha. A experiência da oração é um momento de reabastecimento das baterias, de animação, de respiro da alma. É luz para iluminar a escuridão da vida. É esperança e força para se enfrentar os dramas de cada dia. É preciso descer a montanha. Voltar à normalidade da vida, reforçados em esperança e confiança em Deus.
Guardando a mensagem
A montanha é uma representação da experiência da oração. Na oração, o Pai nos revela o seu filho único. E nos indica que o escutemos. Escutar Jesus é acolher sua pessoa e seus ensinamentos. Na experiência de encontro com o Senhor, conhecemos também o Pai que não poupou o seu filho único, mas o entregou em nosso favor. Num segundo momento, se desce da montanha para a planície da vida ordinária, para os empenhos de todo dia e para os compromissos que nos cabem no mundo. A tentação é fixar-se nos louvores, nos aleluias e esquivar-se de enfrentar os dramas de cada dia, com as luzes e as forças que o Senhor nos oferece na oração.
E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.(Mc 9,8)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Precisamos muito da oração, do encontro profundo com Deus. No meio das dificuldades e dos problemas dessa vida, a oração nos põe em contato profundo contigo, com o Pai. Nisso, somos conduzidos pelo Santo Espírito.Continua descendo a montanha conosco. Precisamos muito que a nossa ação, os compromissos do dia-a-dia sejam iluminados pela luz de tua presença de ressuscitado. Ajuda-nos, Senhor a vencer a tentação de uma religião desligada da vida, de pretender vitória sem luta, glória sem cruz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre.
Amém.
Vivendo a palavra
Afinal, a ideia de Pedro de fazer três tendas no alto da montanha, foi uma boa ideia ou não foi? Hoje, fale com alguém sobre isso.  

Pe. João Carlos Ribeiro  - 23.02.2019

33 comentários:

  1. Bom dia,Pe Deus esteja sempre convosco,essas reflexões Bíblicas tem mim ajudado muito a entender melhor a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre eu levou td dia acho muito bonita só assim aprendo mas sobre nosso senhor Jesus e estar me ajudando assim desta tristeza q eu tv apesar de todas as decepções q venho passando permaneço com o sorriso no rosto pq em vez de chorar eu riu pq sempre deus estar do meu lado quando penso em fraquejar ele q me sustenta padre dia após dia .

    ResponderExcluir
  3. Sua bênção Pe.;Procuro no meu dia dia sempre buscar em Deus força para agir corretamente,sou pecadora,mas busco a cada dia renovar a minha através das orientações recebidas pelo Senhor, seguindo as leituras orantes, como também, participando da Santa missa na minha paróquia.

    ResponderExcluir
  4. Amém, uma das passagens mais linda do evangelho

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ouvir suas mensagens de fé de otimismo amo escutar

    ResponderExcluir
  6. Que a paz do Sr.Jesus Esteja sempre conosco, e Que Deus nós abençoe cada um de nós.
    Amém.

    ResponderExcluir
  7. Pela primeira vez To orando junto nesse site.Gostei e MUUTA fe irei acompanhar.Amém

    ResponderExcluir
  8. Não podemos estagnar. Temos que continuar a missão evangelizadora. O quecrecebemos de Deus devemos passar adiante.

    ResponderExcluir
  9. Amém! ! Que todos os dias haverei de bebdizer-vos,hei de louvar o vosso nome para sempre.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado está palavra falou no meu coração Deus e fiel Deus abençoe sempre sua vida padre

    ResponderExcluir
  11. Maria Araújo23/2/19 09:31

    O que vivenciamos,no encontro com o mestre, no monte,ou seja, na oração, não é para guardarmos conosco, e sim, descermos descemos o monte é colocarmos em prática, no nosso dia à dia,nas diversas realidades q temos enfrentar.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ! Sou Roseli Gostaria de receber diário o evangelho em áudio, fazemos parte do ECC e repassamos para muitas famílias muito obrigada F-11-976398931

    ResponderExcluir
  13. Bom dia pe João Carlos a meu ver a ideia de Pedro tem um significado interessante 3 tendas ,p para mim e oacolhimento as 3 pessoas divinas que e Pai Filho e espirito santo, para que possamos entender ouvir e seguir os seus ensinamentos a cada dia .

    ResponderExcluir
  14. É muito importante a leitura sobre o assunto bíblico que nos envia todos os dias. Leio com amor a palavra de Deus e agradeço por ter encontrado o Sr Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Que bênçãos é à palavra de Deus falando com cada um de nós. Palavra que nos dá a graça de nós podermos abrir o coração para receber de Deus que necessitamos na nossa vida no dia à dia.

    ResponderExcluir
  16. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma semana de vida. Todavia, me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude dar um bom testemunho de vida. Me ajude ser justo, rezar melhor e a fazer uma boa oferta. Me ajude ser agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude crer na VOSSA existência e na VOSSA recompensa. Me ajude procurá-LO diuturnamente. Nos ajude colaborarmos com a salvação das nossas famílias. Nos ajude sermos herdeiros da justiça. Nos ajude na nossa transfiguração. Nos ajude escutá-Lo com atenção e amor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer o sofrimento e a rejeição. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite pe:sua bênção obrigado pelas belíssimas reflexão que nos passa todos os dias. Está mi ajudando muito nos encontros de grupos nas novos onde sou coordenadora é e acredito que também a muitos que precisa como eu obrigado amigo. Que Jesus Cristo e Maria sempre esteja no controle de nossas vidas Deus abençoe hoje e sempre amém um abraço e minhas orações. E

    ResponderExcluir
  18. Boa noite pastor que está luz brilha na sua vida fique mais intensa a cada dia.obrigado por tudo Jesus Cristo e Maria abençoe sempre, estou triste esta neste momento bem perto de minha casa e não pude ir por motivos de saúde mas estamos juntos em oração amém. Edilusa.

    ResponderExcluir
  19. Padre só acho que não somos filhos bastardos, somos também filhos do Altíssimo, porém, precisamos evoluir muito para chegar perto do nosso Irmão Maior.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Paz e bem. As leituras diárias fazem com que meditemos sobre a vida. Avaliarmos,Se estamos bem com Deus, integrados com os irmãos mais necessitados. Devemos descer da montanha e nos transfigurar no amor e presença Dele em nossas vida.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre
    Esse deus é misericordioso
    E esta sempre com nosco amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS