PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONCORRENTE OU PARCEIRO?

CONCORRENTE OU PARCEIRO?

Quem não é contra nós é a nossa favor (Mc 9, 40)
27 de fevereiro de 2019.
Jesus libertava as pessoas da dominação, expulsava demônios. Expulsar demônios era uma forma de tornar visível a presença do Reino de Deus como libertação de todas as forças de opressão. Os discípulos também deviam fazer isso, em nome de Jesus. E com certeza, o faziam. Recentemente, por exemplo, vimos que eles não conseguiram expulsar o espírito mudo de um menino.
No texto de hoje, os discípulos encontraram alguém expulsando demônios em nome de Jesus. ‘O quê? Em nome de Jesus? Não pode!  Nós que andamos com Jesus, nós é que estamos autorizados a invocar a força do seu nome para expulsar demônios. Ninguém mais’. Foram lá e interferiram. Proibiram o sujeito de expulsar demônios no nome de Jesus.
Pensando no sentido desse texto, a gente identifica logo com assunto de religião, e com razão. Mas, podemos pensar com maior abrangência. Pensemos, por exemplo, na educação, no comércio, na prestação de serviços. Sempre encontramos alguém que está fazendo mais ou menos o que estamos nos propondo a fazer, está atuando na nossa mesma área. E o tomamos logo por inimigo, não é verdade? A sociedade do mercado em que vivemos nos diz logo que se trata de um concorrente que vai nos arruinar. E ‘concorrente’ é um inimigo do qual temos que tomar distância e vigiar atentamente seus movimentos.
A resposta de Jesus foi admirável. Ele censurou os discípulos por terem proibido a pessoa de expulsar demônios em seu nome. E disse a razão: “se essa pessoa faz milagres em meu nome, não vai depois falar mal de mim”. E concluiu: “Quem não é contra nós é a nosso favor”.
Jesus nos encarregou de fazer um bocado de coisa, não foi? Mandou a gente anunciar o evangelho a toda criatura. Mandou batizar e ensinar. Mandou perdoar os pecados dos irmãos também. De repente, a gente se dá conta que há outros fazendo isso e não são da nossa Igreja, não estão sob o comando de nossas lideranças. A nossa reação pode ser igualzinha a de João e seus colegas: desautorizar, impedir, bloquear sua atuação, no quanto possível.
O ensinamento do Mestre é claro. Jesus não é propriedade nossa. Outros podem ter acesso a ele. O evangelho não é exclusividade de meu grupo religioso, de minha igreja. Se quem está agindo em seu nome, fora de nossos quadros, estiver agindo com desonestidade ou má intenção, Deus lá o julgue.  Se forem verdadeiros os seus propósitos, se estiver procurando a comunhão com Cristo, poderá também ser dócil e obediente aos seus desígnios. E mais cedo ou mais tarde pode até se entender conosco. Jesus mesmo disse que tinha outras ovelhas que não eram daquele aprisco. E já avisou que haverá um só rebanho e um só pastor.
Guardando a mensagem
Sabe de uma coisa? Vá treinando para ser tolerante como Jesus. Não tome por adversário, por inimigo, quem está empreendendo no comércio ao seu lado, ou na sua área de atuação na saúde ou na educação, ou mesmo na evangelização. Comece dentro de casa a ser paciente e tolerante com quem não reza na sua mesma cartilha. Veja lá se você não tem o que aprender com ele ou com ela. Aproveite para viver com mais autenticidade e fidelidade as suas opções. E prepare o seu coração, pois quem sabe você possa, em breve, contar com um novo parceiro no caminho do Reino.  Aprenda a viver sua fé com tolerância, com respeito às opções dos outros, com abertura para o ecumenismo e o diálogo religioso.
Quem não é contra nós é a nossa favor (Mc 9, 40)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A tolerância sempre foi uma virtude necessária para uma convivência pacífica e respeitosa. Hoje, com a globalização e pluralismo, tornou-se ainda mais importante. Tolerância é o contrário do exclusivismo, do bairrismo, do fanatismo. Admiramos a tua tolerância, Senhor. Ensinaste que “quem é não é contra nós, é a nosso favor”. Ensina-nos a viver com seriedade nossa vida cristã e a não nos sentirmos ameaçados por outras opções religiosas. Que tenhamos um coração respeitoso e tolerante, como o teu, que nos permita uma aproximação maior de outros grupos religiosos, com quem possamos até participar juntos na construção de um mundo melhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Na sua família ou no seu trabalho, pode haver alguém que você já identificou como concorrente. Essa palavra de Jesus lhe diz alguma coisa sobre isso?

Pe. João Carlos Ribeiro – 27.02.2019

23 comentários:

  1. Maria Emília Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Gistei, muito bom ouvir esse audio todo dia.

    ResponderExcluir
  3. Eu frequento a igreja carismática padre Ricardo padavini só católico estou no caminho certo ?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Realmente Padre João é diguino dos nossos aplausos, é um Grande Homem da nossa Igreja um evangelizador de autos conhecimentos. Deus lhe abençoe.um grande abraço felicidades.

      Excluir
  5. Pai, que eu reconheça que não sou dona da verdade.

    ResponderExcluir
  6. Senhor dai-me paciência e sabedoria!!! 🙏 Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito dessas mensagens do pe.João pois ele fala de um jeito simples, eu as vezes mim sinto como se estivesse lá vendo e vivendo aquela história. Muito bom é uma sensação maravilhosa

    ResponderExcluir
  8. Oi Pe João Carlos eu tenho na minha família esse exemplo, minha esposa e meu filho mais velho é da critac minha cunhada e meu primo de outras outras ,m mais nos se damos muito bem graças a Deus não temos atrtoos entre nós temos respeito

    ResponderExcluir
  9. Realmente essa mensagem de hoje, como todas as outras refletida assim além de nao ficar dúvidas toca profundamente a realidade de nosso cotidiano, mas com a certeza que temos que lutar contra esse tipo de egoísmo e saber respeitar também o irmão como gostaríamos de ser compreendido. Parabéns padre JoãoCarlos por detalhar tão bem todas as leituras da palavra de Deus . Não poderíamos ter um alimento espiritual maior do que este em poder estar em sintonia com a palavra de Deus diariamente . Sábias reflexões Jesus abençoes empre.!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Padre, precisamos aprender ainda muito sobre: tolerância e respeito.Porque não somos donos da verdade não e mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado padre Carlos que Deus lhe abençoe e dê muita sabedoria por essa palavra que você faz todo dia reflete para nós Fico muito grata porque eu não sei ler muito bem a Bíblia Eu leio Mas às vezes não entendo que ela tá dizendo mas com a sua reflexão tudo isso melhora para mim muito obrigado que Deus lhe dê muita sabedoria para você passar para nós

    ResponderExcluir
  12. Amém!
    Bom dia, leio e escuto a meditação diariamente, mas tem dia que não consigo acessar o audio, hoje não consegui.

    ResponderExcluir
  13. Que Deus me de sempre humildade para poder entender o meu proximo.Obrigado meu Pai amado.Assim seja Amem.

    ResponderExcluir
  14. Pe.Joao Carlos suas homilias são ótimas....agradecemos a Deus pela sua existência e o ilumine sempre..

    ResponderExcluir
  15. Sempre estarei,e seguirei à Deus emn nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Amém 🙏

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito do momento palavra de Deus Compadre João Carlos me acalma Muito obrigado Jesus continue abençoando esse Padre maravilhoso para que ele continue essa missão amém

    ResponderExcluir
  17. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os cristãos que existem. Entretanto, me ajude alcançar a VOSSA sabedoria. Me ajude amar santamente. Me ajude ser repleto de alegria. Me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude prestar culto da melhor forma possível. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude ter o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude segui-Lo com fidelidade. Me ajude viver o ecumenismo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos! Leio todos os dias sua reflexão da palavra de Deus e me sinto fortalecida.Muito obrigada por estar sempre em contato com reflexões belíssimas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS