13 janeiro 2019

A GRANDE REVELAÇÃO DO BATISMO


E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3, 22).

13 de janeiro de 2018.

E este é o domingo do Batismo do Senhor. Uma bela oportunidade para nos darmos conta da beleza e da grandeza do nosso batismo. Somos batizados, temos parte com Jesus, somos filhos de Deus, membros da Igreja, habitados pelo Santo Espírito. Que grande graça sermos batizados!

Falando em batismo, grosso modo, podemos identificar quatro grupos entre nós. Os que são de família católica e não foram batizados. Os que foram batizados e não vivem na comunhão da Igreja. Os que foram batizados e migraram para outras igrejas. E os que foram batizados e vivem na fé católica. Será que você consegue se localizar em algum desses grupos?

No batismo de Jesus, ficamos sabendo quem ele é. Ele é o SERVO DE DEUS. Sobre ele, repousa o Santo Espírito. Sua missão é refazer a aliança com o povo, guiar as nações no caminho da justiça, libertar os oprimidos, ser uma luz para as nações. É o que está escrito no Profeta Isaías, no primeiro cântico do Servo de Javé (Isaías 42). Jesus é o SERVO DE DEUS.

Ele é o SENHOR DE TODOS. Ele foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e libertando os possuídos pelo mal. Ele é o Cristo, o Senhor de todos, não só de Israel. É o que Pedro disse na casa de Cornélio, em Cesareia, como está no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10). Jesus é o SENHOR DE TODOS.

Ele é o FILHO AMADO. Ele foi consagrado pelo Santo Espírito. Depois do batismo no Rio Jordão, ele estava em oração, quando o céu se abriu, veio o Espírito como pomba sobre ele e ouviu-se a voz do Pai, dizendo que ele é o seu filho amado. Ele é o enviado do Pai que nos batiza com o Espírito Santo e com o fogo. É o que está em Lucas, o evangelho de hoje (Lucas 3). Jesus é o FILHO AMADO.

No batismo, você fica sabendo quem você é, quem somos nós. Nós somos SERVOS DE DEUS. Maria, a primeira discípula de Jesus, nos dá o exemplo. Ela se colocou inteiramente a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor”. Nós somos os empregados  a quem o Senhor confiou o cuidado de sua casa e de sua família, em sua ausência.  SERVO DE DEUS, SERVA DE DEUS é o que você é.

Nós somos CIDADÃOS DO REINO. Participamos do senhorio de Jesus, fazendo a nossa parte na manifestação do Reino neste mundo.  Como Jesus, nós temos a missão de iluminar o mundo com a luz de Deus e fermentá-lo com o evangelho. Pelo batismo, temos parte com Jesus sacerdote, profeta e rei. CIDADÃO DO REINO, CIDADÃ DO REINO é o que você é.

Nós somos FILHO AMADOS. Também no nosso batismo, o Pai nos disse que somos seus filhos amados. Pela ação do Santo Espírito, recebemos a adoção filial. Somos filhos adotivos, filhos no Filho, filhos amados. É assim que somos irmãos no Senhor e nos comprometemos com a fraternidade neste mundo. Pelo batismo, somos membros do único Corpo de Cristo, a sua Igreja. FILHO AMADO, FILHA AMADA é o que você é.

Guardando a mensagem

Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela a sua identidade e a sua missão. Ele é o servo de Deus, o Senhor de todos, o Filho amado do Pai. O sacramento do batismo também revela a nossa identidade e nossa missão de cristãos. Nós somos servos de Deus, cidadãos do Reino, filhos amados do Pai.

E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje queremos te pedir, de maneira especial, pelos que não conhecem a beleza e a graça do santo batismo. Uns porque, mesmo sendo de famílias católicas, não se batizaram e outros porque, mesmo batizados, não vivem na fé, não participam da vida da Igreja. Senhor, não nos permitas que desistamos deles. Antes, dá-nos espírito missionário, paciência e perseverança para testemunharmos a todos como é maravilhoso te conhecer, te amar e te seguir como servos de Deus, cidadãos do Reino e filhos amados do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em sinal de adesão à fé da Igreja reze, hoje, de maneira especial, o Credo (Creio em Deus Pai, todo poderoso,...). Faça isso na celebração com a sua comunidade ou em particular.

Pe. João Carlos Ribeiro SDB -  13.01.21018



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.