15 dezembro 2018

1º dia da Novena de Natal - O TESTEMUNHO DE ELIAS



Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).


Apresentação do Tema 

Os Mestres ensinavam que antes que o Messias viesse, viria Elias. Elias foi um dos maiores profetas do povo de Deus e era sempre lembrado como alguém que restabeleceu a religião de Israel, ameaçada pelos cultos estrangeiros. Elias tinha vivido vários séculos antes. Eles, lendo o livro do profeta Malaquias, entendiam que Elias voltaria antes que o Messias chegasse. Está assim no livro do profeta Malaquias: “Eis que eu envio o profeta Elias, antes que chegue o grandioso e terrível dia do Senhor” (Ml 3, 23).

E Jesus explica aos seus discípulos que, de fato, Elias já tinha vindo. Foi João Batista, pelo que ele deu a entender. Não que ele tenha voltado em João Batista, isso não. É que João Batista fez o papel de Elias, aproximando o povo do seu Deus, preparando a chegada de Jesus. Disse Jesus: “Elias já veio, mas eles não o reconheceram”. E falou do modo como maltrataram João. O profeta, coitado, foi degolado na prisão de Herodes. E Jesus avisou que eles tratariam mal a ele também.

Este evangelho é um bom aviso para nós. Ficamos sempre esperando alguma coisa muito grande acontecer, para finalmente viver como convertidos. Não reconhecemos o Elias, que é quem prepara o caminho para o nosso encontro com Jesus. E nem reconhecemos o próprio Senhor que está no meio de nós. Ele se apresenta manso e humilde, renunciando às armas do poder. Elias já veio. O Messias também. O que é que estamos esperando para acolher o Reino de Deus que ele está anunciando?

Oração 


Senhor Jesus,


O papel de Elias de preparar os caminhos para a tua chegada foi realizado por João Batista. João foi o Elias que preparou os teus caminhos. Muitos fazem hoje esse papel, preparando o povo para o encontro contigo. Nós te bendizemos pelos Elias de hoje. Que eles não desanimem pela baixa adesão das pessoas à sua mensagem. Estamos seguros que também nós podemos e devemos fazer esse papel de Elias, ajudar as pessoas a abrirem o seu coração para te acolher como Messias e Salvador. Dá-nos, Senhor, paciência, sabedoria e perseverança para sermos Elias hoje, evangelizadores dos nossos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Bênção 

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vivência 

Será que você pode identificar quem foi Elias na sua vida, quem preparou você para o encontro com Cristo? 

Lembrete

O texto desta NOVENA DE NATAL está à sua disposição aqui em www.padrejoaocarlos.com. A novena pode também ser acompanhada em vídeo em minha página do facebook (https://www.facebook.com/PadreJoaoCarlos/)  e no meu canal de youtube (http://bit.ly/MeditacaoPeJoaoCarlos). Se ainda não estiver recebendo a novena pelo whatsapp é só solicitar, enviando mensagem para 81 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro - 15.12.2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que pensa sobre isso?