PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS REZANDO POR NÓS, QUE COISA ABENÇOADA!

JESUS REZANDO POR NÓS, QUE COISA ABENÇOADA!

Eu te rogo por eles (Jo 15, 9)
15 de maio de 2018.
Você já viu um pai rezando por seus filhos? Uma mãe rezando por seus filhos? O que eles pedem a Deus? Eles começam agradecendo pelos filhos que têm, não é verdade? Reconhecem que eles lhes foram confiados por Deus para que cuidassem deles. E rogam todo bem em seu favor: a saúde, a solução dos seus problemas, a fortaleza para vencerem as adversidades. Os mais idosos também dizem a Deus que já cumpriram sua tarefa, a missão que receberam. E, assim, pedem a Deus que, no dia em que partirem, seus filhos se conservem firmes na fé que receberam. Assim é a oração dos pais cristãos.
No evangelho de hoje, podemos ver Jesus rezando pelos seus discípulos, rezando por nós. Durante a ceia, num certo momento, Jesus se dirige ao Pai, com toda intimidade, e reza por nós, seus discípulos. “Eu te rogo por eles, porque são teus”. Estamos começando a leitura do capítulo 17 de São João, que é chamado de “a oração sacerdotal de Jesus”.  E como foi a oração de Jesus naquele momento?
Primeiro, ele reconheceu que foi o Pai que lhe confiou aquele grupo, de quem ele se tornou tão próximo e tão amigo. Ele disse: “Eles eram teus e tu os confiaste a mim”. Os discípulos ali estavam no lugar de todos os seguidores de Jesus, eles nos representavam ali. Depois, Jesus disse ao Pai que tinha feito tudo quanto ele tinha mandado. “Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer”.  Disse que tinha manifestado o nome do Pai aos discípulos, isto é, lhes revelara o Pai. E como ele tinha feito bem a obra de Deus, ele disse que também os discípulos fizeram bem a sua parte: guardaram a sua palavra, as palavras do Pai que ele lhes comunicou, acreditaram que ele era o enviado do Pai. Aí Jesus pediu para nós uma coisa muito especial. Queria nos dar a vida eterna. Foi isso que ele pediu ao Pai. ‘Quero comunicar a vida eterna a eles, com o poder que me deste’.  E a vida eterna, disse o próprio Jesus, é que te conheçam, Pai, a ti e a mim, que tu enviaste. E ele insistiu: “Não rogo pelo mundo, rogo por eles. Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo”. Aí pediu que nos livrasse do maligno, do mal que está no mundo; que o Pai nos consagrasse na verdade; e nos conservasse unidos a ele. Quanta coisa bonita Jesus pediu pra gente ao Pai, nessa bela oração de despedida.
Vamos guardar a mensagem
Jesus rezou por nós, que coisa maravilhosa. Aprendemos muitas coisas com sua prece. O Pai nos confiou a Jesus, para que ele cuidasse de nós, nos conduzisse de volta para sua casa. Em obediência ao Pai, Jesus nos revelou o amor deste Deus maravilhoso. E valorizou a nossa resposta: a nossa fé, o nosso amor por ele, o zelo que temos por sua palavra. O presente mais precioso que podemos receber, conforme Jesus rogou ao Pai, é a vida eterna. A vida eterna é a nossa vida humana cheia da glória de Deus, plenificada pelo seu amor, vida que a morte não mata mais; vida que desemboca na eternidade como felicidade e realização em Deus. E essa foi a obra de Jesus, por excelência. Pela doação de sua vida, ele nos comunica a vida eterna. Continuamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos de Cristo, somos de Deus. Mas, continuamos no mundo, onde temos a grande responsabilidade de transformá-lo, promovendo a verdade, construindo a unidade e vencendo o mal.
Vamos rezar a palavra
Senhor Jesus,
Tu realizaste bem a obra que o Pai te deu para fazer. Tu nos revelaste o imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. E não somente nos atraíste para a comunhão com Deus que é amor, mas também nos fizeste participantes de tua missão. É assim que hoje queremos pedir a tua bênção sobre todos os missionários  e missionárias da Igreja, que somos todos nós, com destaque para os irmãos que têm se dedicado à evangelização em terras de missão, em lugares de grande pobreza ou nos meios de comunicação social. Sendo hoje o dia missionário da AMA, da Associação Missionária Amanhecer, pedimos a tua bênção sobre esta obra de evangelização e sobre todos os que dela participam por amor do teu nome e pelo bem dos irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Se você for pai ou mãe, vou lhe pedir para você imitar Jesus e rezar hoje pelos seus filhos. E para todos, um pedido: dediquem, hoje, uma prece especial por mim e pela AMA, pelo trabalho que estamos modestamente fazendo nos meios de comunicação a serviço do evangelho.

Pe. João Carlos Ribeiro – 15.05.2018

4 comentários:

  1. Senhor Jesus eu hoje faço lhe uma prece abençoe o trabalho maravilhoso que o padre João Carlos faz com a Ama derramab bênção e Graças sobre ele! Amém

    ResponderExcluir
  2. Que Deus o ilumine padre João Carlos e abençoe esse belo trabalho que o senhor faz junto com a AMA. Sempre nuns evangelizando através dos meios de comunicação. Muito obrigada 👏🤗🙏😇❤

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus, ajude-nos a preservar na messi, ajudando a ser verdadeiros discípulos Teu.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe cada vez mais esse lindo trabalho que o senhor faz Padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS