PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PELO ‘SIM’ DE MARIA CHEGOU O NATAL

PELO ‘SIM’ DE MARIA CHEGOU O NATAL



Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! (Lc 1, 38)

Chegamos ao quarto domingo do advento. Todo o advento foi um caminho de crescimento para cada um de nós e nossas comunidades. No primeiro domingo, tivemos o tema da vigilância: aguardar Jesus acordados, ativos. No segundo domingo, foi o tema da conversão: preparar a casa para a sua chegada. No terceiro domingo, veio o tema do testemunho: reconhecer Jesus que já está entre nós. E hoje temos o tema do ‘sim’ de Maria: engajar-se na obra de Deus. Um caminho de preparação para o nosso encontro com o Senhor no natal e sempre.

A iniciativa foi de Deus. Ele enviou o Salvador, o seu filho. Escolheu uma santa mãe para ele. Mandou o anjo comunicar sua vontade à sua serva. O anjo comunicou, explicou, contou sobre Isabel. E esperou a resposta de Maria. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. A resposta foi positiva. Uma vez conhecida a vontade de Deus, depois de ter humanamente pesado seus limites, Maria, com confiança nele, responde positivamente, engaja-se na Obra de Deus.

A resposta é o coroamento da evangelização. Não basta o anúncio da Palavra. A Palavra é uma comunicação, uma boa notícia, uma interpelação, uma luz a nos indicar o caminho. É como a chuva que Deus manda. Tem que produzir alguma coisa. Não pode cair em vão. A notícia que o anjo trouxe suscitou a resposta de Maria. A Palavra que você escuta hoje, ou tem escutado, precisa ser respondida. A proposta merece ser aceita. É o engajamento da pessoa na Obra de Deus, a realização de sua santa vontade. Não basta escutar, é preciso responder. Não basta ouvir, é preciso fazer.

Olhemos como Maria deu a sua resposta. Comecemos percebendo como ela recebeu a comunicação do anjo. Muita gente pensa, com razão, que o anjo chegou num momento em que Maria estava em oração. Claro, pela oração abrimos nosso coração a Deus. E assim ele nos fala, nos instrui, nos conforta. Oração. A palavra do anjo foi um recado de Deus, uma palavra do Altíssimo. E Maria ouviu com toda atenção e procurou entender o que lhe estava sendo dito. Maria acolheu a Palavra de Deus proclamada pelo anjo. A sua resposta foi humilde e generosa. Aceitou ser incluída nos planos de Deus, engajou-se na sua Obra.

O “sim” de Maria é a colaboração humana na obra de Deus. Essa resposta positiva é possível se cultivarmos um espírito de oração e de acolhida da Palavra de Deus, como ela o fez. A oração nos abre ao diálogo com Deus. Na Palavra, reconhecemos a vontade dele. Assim, podemos responder positivamente, engajando-nos na sua Obra.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Antes de celebrar a noite santa do Natal do Senhor, estamos fechamos o tempo do advento com a celebração deste quarto domingo. O Advento é um tempo de crescimento, de preparação para o encontro com o Senhor que vem. Subindo os quatro degraus (os domingos do advento),  chegamos à manjedoura de Belém. Foram esses os degraus ou temas de nossa subida: vigilância, conversão, reconhecimento, resposta. Neste quarto domingo, a figura de Maria ilustra e inspira a nossa “resposta”. Ela, em espírito de oração e de acolhida da Palavra de Deus, respondeu “sim” à vontade Deus, engajou-se na sua obra. A evangelização é o anúncio do amor de Deus em nossa vida e em nossa história. É uma proposta. Requer uma resposta. Que a sua resposta seja humilde e generosa como a de Maria. Sem indiferença. Sem adiamentos. Sem desculpas.

Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! (Lc 1, 38)

Vamos acolher a mensagem com uma prece

Vamos, hoje, já no clima da noite do natal, rezar o ANGELUS (a oração do anjo). Assim, o povo cristão celebra o mistério da encarnação do Verbo, em horas muito especiais: às seis da manhã, ao meio dia e às seis da noite.

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Guia: Eis aqui a serva do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.
Ave Maria…
Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Vamos viver na palavra que meditamos

Vou só lembrar o presente para o menino Jesus. Amanhã, dia de natal, ofereça um presente ao menino Jesus. Alguma coisa você pode fazer por alguém. Jesus agradece. Ele está em cada pobre e em cada sofredor.


Pe. João Carlos Ribeiro – 24/12/2017.

Um comentário:

  1. O Natal.

    O Natal é a data que se comemorar o Nascimento de Jesus.

    Na verdade Jesus já existia no Céu como Deus Filho.porem Deus Filho veio a esse mundo nascendo como Humano para Salvar os Humanos.por isso os Cristãos comemoram o Natal.
    O Nascimento de Jesus foi comemorado pelo anjo de Deus que aos pastores e disse-lhes: “Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11). Os Anjos no Céu comemoraram:Glórias a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas2:14).

    Natal na Igreja Antiga Cristã.

    Clemente de Alexandria (150dC) chegou a declarar que os teólogos Cristãos do Egito “Não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. o Stromata (I.21)]1. Esses cristãos na Antiguidade já celebravam.
    Alguns Cristãos Antigos Comemoravam o Natal 6 de Janeiro.foi no Seculo IV que o Natal passou a ser comemorado 25 de Dezembro.
    Alguns dizem a Mentira que o Natal surgiu no Século IV de uma Festa romana de Adoração ao sol porém isso é Mentira.porque existe documentos Cristã antigos do Ano 200,Começo do Século III que provam que Cristãos já observavam o Natal como citação de Clemente de Alexandria.

    A importância de se comemorar o Natal é recordar que Jesus se fez Humano para vir ser nosso Salvador é por isso é motivo de felicidade e motivo para comemorar.

    Práticas e símbolos do Natal.

    Ceia de Natal

    Era costume na Europa, onde as gente costumavam manter a porta das suas casas abertas para receber viajantes a Noite.
    A Ceia de Natal. simboliza a união e a confraternização das famílias.na véspera de Natal, os familiares se reúnem à mesa para a ceia de Natal.

    Árvore de Natal

    Relatos históricos dizem que primeira árvore de Natal surgiu no norte da Europa no século XVI.
    origem da árvore de Natal veio do conceito das Árvores do Paraíso. Que eram utilizadas em representações medievais que eram feitas na frente de Igrejas Cristãs na véspera de Natal.
    No calendário da igreja primitiva de santos, 24 de dezembro era o dia de Adão e Eva.,a Árvore do Paraíso representava o Jardim do Éden. Essas representações eram como um uma jeito de contar as histórias da Bíblia para as gente que não sabiam ler.

    Bolas.

    As bolas coloridas que decoram a árvore de Natal representam os frutos das árvores.

    Anjos.

    São usados para lembrar de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus e os
    os anjos Foram os mensageiros de Javé Deus que anunciam ao povo o nascimento de Jesus.

    As estrelas.

    estrelas de Natal representam a estrela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo e dar presentes.

    Sino

    O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus.
    Usados na decoração das árvores de Natal e das portas.

    Velas.

    Dizem que na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes a Noite
    Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida dos humanos, porque Jesus veio para vencer as trevas.
    velas acesas na noite de Natal representam Jesus que é a luz do mundo.

    presépio.

    Francisco de Assis foi primeiro montar um presépio no século XIII, na Itália, Francisco quis recriar a cena do nascimento de Jesus para explicar para o povo como teria acontecido.

    Papai Noel.

    Papai Noel é baseada Bispo Nicolau que viveu na Turkia no Século IV que dava moedas próximas às chaminés de gente mais necessitadas e o Bispo Cristão Nicolau era muito querido por crianças.Bispo Nicolau era um Cristão seguido de Jesus Cristo:O Filho de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS