PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OLHA COMO DEUS VALORIZA OS IDOSOS!

OLHA COMO DEUS VALORIZA OS IDOSOS!


MEDITAÇÃO
PARA A TERÇA-FEIRA,
DIA 19 DE DEZEMBRO
Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).
Nestes dias que precedem o natal, trazemos à memória uma figura muito especial:  Zacarias.  Os acontecimentos  na vida do sacerdote  Zacarias nos dizem que Deus conta com todos nós, independentemente da idade. Aliás, os idosos, precisamente estes, têm uma contribuição muito especial a dar no plano de salvação  do nosso Deus. Vamos ao texto de hoje.
O sacerdote Zacarias está no Templo oferecendo o incenso. De repente, aparece-lhe o anjo do Senhor. Ele lhe traz uma boa notícia: o filho que ele tanto quis, e não pode, agora vai chegar. Zacarias já tinha perdido a esperança. Já estava velho. E sua mulher Izabel, além de idosa, era estéril. Zacarias duvidou. Será?! Como é que eu vou ter certeza disso?  Tá certo, Zacarias. Aqui está o sinal. Você, por não acreditar, vai ficar mudo, até o menino nascer.  O anjo Gabriel aproveitou pra dizer a Zacarias qual seria a missão do seu filho:  preparar os caminhos do Messias.
Na vida de Zacarias e Izabel, está esse grande testemunho:  mesmo com nossos limites e deficiências, Deus conta conosco no seu projeto. Aliás, fica claro nessa história de Zacarias que não é por obra de mãos humanas, mas por obra do próprio Deus que nos chega a salvação. A salvação é obra de Deus em nossas vidas, com nossa humilde e frágil participação.
Zacarias é uma testemunha de Cristo. Conhece os segredos da concepção do seu filho, que vem por uma intervenção divina operando na fraqueza humana: a esterilidade de Izabel e a idade avançada dos dois.  Seu filho João vai preparar os seus caminhos, vai reconciliar os pais com os filhos, vai preparar um povo bem disposto para o Senhor que está chegando. Durante toda a gravidez de Izabel, Zacarias ficou mudo. Mas, depois, depois abriu a boca para louvar o Senhor Deus que fez de seu filho o profeta do Altíssimo.
E você fica pensando... será que Deus conta comigo também no seu plano de salvação? Pode ter certeza. Ele conta com você, como contou com Zacarias e Izabel. Agora, por favor, não diga, ah estou de idade...  ou, não tenho muito estudo... ou, meu tempo é muito pouco... nem diga: eu não ninguém... quanto mais fracos somos, mais se manifesta que é Deus que realiza a obra. Mas,  a obra de Deus , que é a nossa salvação em Cristo,  a nossa e a de outros, passa pelas nossas mãos, pela nossa voz, pela nossa humilde colaboração. Sem os poucos pães que o menino partilhou não haveria multiplicação dos pães. Você entendeu? Deus conta com você.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Em Zacarias e Izabel, contemplamos como Deus valoriza e integra também os idosos no seu projeto de salvação.  Eles foram os pais de João, o profeta que preparou os caminhos de Jesus. Eles o geraram e o educaram para responder generosamente a essa sublime vocação de anunciador do Messias que estava chegando. O nosso Papa Francisco convocou toda a Igreja para, particularmente, neste mês de dezembro, mês do natal, rezarmos e promovermos  ações de valorização e inclusão dos idosos. Eles testemunham, com sua experiência, que Deus vem conduzindo a história. Com sua vida, eles dão testemunho de muitas intervenções de Deus, valorizando e sustentando os pequenos na construção do Reino.
Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).
Vamos acolher a mensagem com uma prece
Senhor Jesus,
O anjo trouxe para Zacarias uma notícia boa. Disse que ele se preparasse porque iria viver dias de muita alegria e felicidade.  Suas preces tinham sido ouvidas. Deus lhes mandaria um filho, com uma linda missão. O seu nascimento iria ser motivo de alegria pra muita gente. Manda, Senhor, teu anjo trazer notícias boas para os nossos idosos também . Eles precisam saber como são amados, como Deus conta com eles e como nós os estimamos e precisamos deles. Abençoa os nossos avós. Eles são nossos primeiros evangelizadores. Abençoa nossas famílias. Elas são a primeira comunidade cristã que nos acolhe e evangeliza. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.    
Vamos vivenciar a palavra que meditamos
Uma sugestão para você assimilar ainda mais a mensagem de hoje: Dê um alô, hoje, para um idoso de sua família: ligue pra ele (pra ela) ou mande um cartão.  Mostre seu amor, seu respeito, sua consideração por essa pessoa.

Pe. João Carlos Ribeiro - 19.12.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS